Customização de motos, o que a lei permite?
Como um amante da motocicleta, você provavelmente gosta de viajar por horas a fio, sentindo o vento enquanto passa por ele e deixando quilômetros para trás. Quando você está sentado em sua motocicleta, é provável que seja um de seus lugares favoritos. Quer você deixe sua motocicleta apenas para o fim de semana ou, em vez disso, use-a para se locomover todos os dias, provavelmente deseja que sua moto se destaque além de um bom desempenho.
Personalização de motos: o que posso fazer dentro da lei?
Existem alguns tipos de motocicletas que são completamente modificadas, como triciclos com pneus enormes, motocicletas esportivas que têm para-brisas que são muito baixos e motocicletas de direção baixa que têm guidões que parecem impossivelmente altos. As bicicletas de estilo personalizado são feitas para se adequar aos ciclistas que as escolhem, permitindo que eles se destaquem da multidão. Se você deseja personalizar sua própria motocicleta, aqui estão algumas maneiras de dar à sua motocicleta um visual único que se encaixa em você.
Leia também
E o melhor de tudo, vamos explicar qual o limite da
Customização de motos na pintura
Você pode optar por usar uma única cor em toda a sua moto, usar um design de sua escolha ou usar tinta cromada para dar um brilho que fará com que todos vejam você chegando. Existem diversos sprays cromados altamente versáteis que você pode usar em qualquer peça que desejar. Pode ser utilizado em peças de plástico, no guiador, nos aros ou em qualquer outro local da bicicleta que pretenda destacar.
Dentro da lei? Sim. Você pode adicionar detalhes de cor à moto, mas não pode mudar a maior parte da moto para uma cor só sem pedir autorização ao DETRAN.
Customizar moto com mais conforto
Embora adicionar manoplas aquecidas não mude a aparência da sua bicicleta, isso o ajudará a continuar aproveitando o passeio quando estiver frio e permitirá que você faça isso usando luvas mais leves.
Dentro da lei? Sim. Você pode fazer essa melhoria, assim como adicionar um banco aquecido, sem precisar de qualquer autorização do DETRAN.
Iluminação personalizada na motocicleta
Existem várias opções para adicionar luzes personalizadas, incluindo luzes de tira que melhoram sua visibilidade para os outros, luzes de direção focada para que você possa ver a distâncias maiores, lentes transparentes que têm refletores facetados em vez de suas lentes de farol e outros.
Dentro da lei? Em parte. Você não pode colocar faróis de LED em uma moto que não tenha essa opção de fábrica, nem faróis de xenon, etc. Porém, você pode adicionar faróis de milha e de neblina, desde que só os utilize nas situações permitidas pela lei.
Personalize seus tubos de escape
Você pode tornar o som de sua bicicleta verdadeiramente único para que as pessoas sempre ouçam você indo e vindo. Adicionar tubos de escape personalizados também pode dar mais potência à sua bicicleta. Enquanto você está nisso, considere usar um spray para dar aos seus canos aquele brilho cada vez mais popular.
Dentro da lei? Em parte. Você não pode colocar escapamentos que façam muito barulho. Você pode ser multado por isso, inclusive. Nossa recomendação é buscar escapamentos de alta qualidade, esportivos, que buscam aumentar a potência sem exagerar no barulho. Além disso, o escapamento precisa ter um catalisador.
Mude seu banco da moto
Pense em trocar o selim da sua motocicleta por um assento novo, mais confortável e elegante.
Dentro da lei? Sim. Não há qualquer legislação que proíba ou limite a troca do banco de uma moto para um modelo mais confortável.
Troque seus pneus
Embora muitos estilos de pneus de motocicleta estejam disponíveis, a maioria dos entusiastas prefere a aparência de pneus mais largos.
Dentro da lei? Sim. Porém, não se esqueça da segurança. Ao mudar os pneus para modelos mais grossos ou finos, podem ser necessários mais ajustes na motocicleta para os freios funcionarem melhor.
Não se esqueça do pára-brisa
Quando você está pensando em seu pára-brisa, você vai querer escolher um que possa ajudá-lo a se manter livre de insetos e, ao mesmo tempo, mantê-lo aquecido à noite.
Dentro da lei? Sim. E ainda pode melhorar o consumo da sua moto.
Reforce o sistema de som
Suas opções podem incluir um rádio simples, um rádio via satélite ou um rádio. Embora existam alto-falantes para capacete que você pode comprar, certifique-se de que sejam legais para usar nos lugares que planeja viajar.
Dentro da lei? Em partes. Em primeiro lugar, é preciso limitar o volume do som para não incomodar os outros. Em segundo, os comunicadores podem ser interpretados como um tipo de celular. E aí, você pode ser multado. Faça por sua conta e risco.
Adicione stickers e gravuras na moto
Se você tem um ditado favorito ou um design que define você, considere adicionar uma gravura em sua moto.
Dentro da lei? Sim. Só tome cuidado para não deixar que os stickers ou adesivos modifiquem a cor mais destacada da moto.
https://youtu.be/zLCUpZvRYDA
Mude os apoios de pé
Mudar os apoios dos pés permite que você ande com conforto e estilo. As pessoas que amam dirigir por longas distâncias podem preferir pinos de rodagem que sejam colocados à frente. Eles permitem que você estique as pernas quando estiver viajando por muitos quilômetros de uma vez.
Dentro da lei? Sim.
Personalizar sua motocicleta pode ajudá-lo a dirigir com conforto, ao mesmo tempo em que expressa seu estilo e gostos.
Como vocês customizam suas motos? Quais partes gostam mais de modificar?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Carro com motor de moto, conheça!
Moto estradeira barata: como escolher?
Motos altas: como escolher? Qual a altura certa para você?
Vale a pena comprar moto usada?