Dicas para estacionar de ré, aprendendo a estacionar passo a passo!
Ninguém gosta da sensação de tentar entrar em uma vaga entre dois carros, enquanto os motoristas estão irritados entram atrás de você. Uma vaga em ré, seja ela em baliza ou do tipo de vaga em 90º que vemos em supermercados e estacionamentos de shoppings, estacionar de ré é uma arte que demanda um pouco de prática.
Como estacionar de ré?
Fazer uma vaga é a parte do teste de direção que deixa você mais nervoso. Mesmo quando você tem já sua carteira, o estacionamento de ré pode ser um teste suado. Ninguém gosta da sensação de pressão que surge ao ter que estacionar um carro de ré. Aqui estão algumas dicas simples para evitar uma dose de pânico ao fazer o estacionamento de ré.
Leia também
Aprendendo a estacionar passo a passo: a ré em perspectiva
O estacionamento de ré não é o maior teste de sua capacidade de dirigir. Não importa se você é o melhor motorista do mundo do mundo, se você acelera, esquece de indicar e não pode escolher uma brecha segura no tráfego, você nunca conseguirá estacionar em ré. A baliza, como o estacionamento de ré é chamado, é a última parte que você deve fazer em seu teste de direção.
Provavelmente, é por isso que a baliza tem essa reputação, porque você precisa executá-la sob pressão. Mas fazer a vaga é apenas uma parte do teste de direção, e mesmo que você não a faça perfeitamente, você ainda pode passar no teste (a menos que você faça algo como passar o carro sobre a calçada ou bater em outro veículo).
O melhor conselho dos profissionais é praticar muito, manter a calma e não entrar em pânico se não der certo.
O mesmo conselho funciona na estrada: mantenha a calma e, se não funcionar, há sempre outro espaço de estacionamento em outro lugar.
O guia passo a passo com o macete de estacionar de ré em vaga paralela
Encontre um espaço adequado para o seu carro poder entrar com segurança.
Diminua a velocidade, ligue a seta para o lado que você quer ir e verifique seu ponto cego para o lado que vai estacionar e puxe para o lado do carro que você está estacionando atrás (você pode manter sua seta ligada durante a manobra).
Quando você estacionar ao lado do carro que está estacionando atrás, certifique-se de que há cerca de um metro entre o carro e o carro ao lado.
Posicione o carro de forma que o espelho do lado do carro fique alinhado com o espelho do lado que está estacionado na frente da vaga que você quer estacionar.
Mude seu carro para marcha a ré, verifique todos os espelhos e pontos cegos.
Gire o volante no sentido anti-horário para vagas à esquerda e horário para vagas à direita e, lentamente, comece a inverter o seu carro. Continue a verificar o espelho retrovisor e o canto frontal do seu carro mais próximo do veículo da frente enquanto você está invertendo para garantir que você mantenha uma distância segura entre o seu carro e o carro na frente.
Continue revertendo em ângulo até que o pneu traseiro (de frente para o meio-fio) esteja quase tão próximo quanto o necessário para o meio-fio (isso é aproximadamente 30 cm). Se o seu pneu atingir o meio-fio, isso significa que você foi longe demais. Coloque o carro de volta na unidade e avance alguns metros e tente novamente. Além disso, a extremidade traseira do seu carro deve estar a cerca de 30 cm da frente do carro atrás de você.
Ao terminar de voltar, gire o volante no sentido oposto que estava girando para endireitar as rodas dianteiras.
Finalmente, incline para a frente (certificando-se de que as rodas dianteiras estão retas) para completar o estacionamento.
O ponto de virada final pode precisar de um pouco de tentativa e erro cuidadosos, mas, uma vez estabelecido esse ponto, ele nunca precisará ser mudado e ficará mais fácil a cada vez.
Você também deve fazer tudo devagar para dar tempo suficiente para usar exatamente cada um dos pontos de virada.
Apenas uma sugestão útil, em vez de tentar inverter o estacionamento entre dois carros, aprenda a inverter o estacionamento atrás de um carro primeiro. Então, quando se torna mais fácil, você pode passar para praticar a baliza reverso entre dois carros.
Para fazer uma vaga em vagas de 90º, o procedimento é um pouco parecido.
Ao avistar a vaga em 90º, dê a seta para a direção da vaga e se direcione até um pouco além da vaga. Esteja com a sua traseira paralela com a parte lateral do veículo estacionado ao lado da vaga que você quer fazer. Engate a ré e vire o volante no sentido anti-horário para vagas à esquerda e horário para vagas à direita completamente. Verifique os retrovisores. Comece a dirigir para a vaga lentamente, acompanhando os retrovisores e deixando seu veículo paralelo aos veículos já estacionados ao lado da vaga. Endireite o volante para deixar o veículo reto e vá acertando o veículo na vaga.
Outra forma de fazer isso é fazer uma vaga de frente em frente à vaga que você quer estacionar de ré. Depois, só engatar a ré e ir reto para a vaga.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários as perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Quais as medidas de um carro?
Como estacionar um carro?
Freio de mão não segura, o que fazer?
Câmera de ré parou, o que pode ser?