15 dicas para economizar combustível
Embora os preços dos combustíveis continuem a bater recordes, você pode tomar medidas para maximizar a eficiência de combustível, economizar energia e tomar medidas para economizar combustível nos veículos da frota comercial. Conversamos com profissionais mecânicos e donos de frotas de veículos e reunimos 15 sugestões para melhorar a economia de combustível e as melhores práticas que você pode implementar imediatamente para a economia de combustíveis.
Como economizar combustível evitando a marcha lenta longa
A pior quilometragem que um veículo pode obter é zero km por litro, que ocorre quando ele está ocioso. Estando em marcha lenta por longos períodos de tempo, seja em um cruzamento ferroviário ou saindo da estrada para fazer uma ligação de celular, consome gás que pode ser salvo simplesmente desligando o motor. Reiniciar um motor usa aproximadamente a mesma quantidade de gasolina que o motor usa durante 30 segundos. Quando estiver em marcha lenta por períodos mais longos, desligue o motor.
Leia também
No entanto, desligar o motor pode desativar as funções do veículo, incluindo recursos de segurança, como airbags. Os condutores devem certificar-se de utilizar esta estratégia apenas em situações em que não haja possibilidade de colisão.
Economizar gasolina dirigindo com menos peso
Os veículos tem uma quilometragem muito melhor quando não estão carregados com peso desnecessário. Cada 100 kg de peso adicional corta 2 km de eficiência de combustível. A maioria dos motoristas acumula material em seus porta malas, alguns desnecessários. Instrua os motoristas a remover todos os itens não solicitados do veículo, como ferramentas ou materiais desnecessários.
Mantenha os pneus inflados à pressão correta para a economia de combustível
Compre medidores de pneus para seus motoristas para que eles possam garantir que os pneus sejam inflados para o nível recomendado pelo fabricante. Um pneu sub-inflado pode reduzir a economia de combustível em 2% por libra de pressão abaixo do nível de inflação adequado. Um em cada quatro motoristas, em média, dirige veículos com um ou mais pneus insuficientemente inflados. Quando um pneu está abaixo de 4-5 psi abaixo da pressão de pneu recomendada pelo fabricante, por exemplo, o consumo de combustível aumenta em 10% e, no longo prazo, causa uma redução de 15% na vida útil do piso do pneu. Verifique o adesivo da porta do veículo quanto à pressão mínima de enchimento dos pneus.
Não compre combustível premium
Resista ao impulso de comprar gasolina de alta octanagem para um desempenho “premium”, a menos que o veículo assim o exija. A octanagem não tem nada a ver com o desempenho da gasolina; indica apenas o fator de volatilidade na câmara de combustão. A menos que o manual do proprietário do veículo o exija especificamente, não use combustível premium. Os custos de combustível poderiam ser cortados consideravelmente usando combustível regular em vez de premium.
Respeite os limites de velocidade
Esta dica pode salvar uma vida assim como combustível. Há uma melhoria de 10% a 15% na economia de combustível dirigindo a 90 kmh em vez de 100 kmh. Além disso, dirigir fora da velocidade permitida não vai te poupar muito tempo de chegada ao seu destino. Vá pelo lado da segurança respeitando os limites de velocidade.
Compare os melhores preços de combustível
Verifique na Web as melhores ofertas de combustível. Sites, Redes Sociais, e grupos de bate papo são ótimas fontes de bons preços de combustíveis. Muitos mercados e atacarejos que tem postos de combustível também costumam cobrar menos do que a concorrência para levar as pessoas para suas unidades. Aproveite esses descontos.
Torne-se um condutor mais consciente dos gastos
Semelhante a desligar as luzes em quartos desocupados em casa, os condutores devem praticar hábitos de conservação de energia em seus veículos também. Se um veículo tiver um computador de bordo, passe a se motivar a usar a exibição “economia instantânea de combustível” para refinar os hábitos de direção.
Use ar condicionado com moderação
Use o ar condicionado somente quando necessário. O ar condicionado coloca carga extra no motor, forçando o uso de mais combustível. Um condicionador de ar é um dos maiores problemas na potência do motor e na economia de combustível. Pode reduzir o consumo de gasolina de 5 a 20 por cento, dependendo do tipo de veículo e do modo como é conduzido. Não use isso como um fã para simplesmente fazer circular o ar. Se estiver quente demais para suportar sem A / C, mantenha-o em uma temperatura agradável, mas não muito baixa. Use a configuração de ventilação o máximo possível. Além disso, estacionar na sombra aumenta a economia de combustível, já que nem tanta gasolina irá evaporar quando o carro estiver fora do sol. O ar condicionado não precisa de trabalhar tanto para arrefecer o interior.
Torne seu veículo mais aerodinâmico
A resistência ao vento é uma fonte importante de redução do consumo de combustível, fazendo com que o motor trabalhe mais, reduzindo, assim, a economia de combustível. Minimize o arrasto do vento mantendo as janelas fechadas. Isso permite que o ar flua sobre o corpo, em vez de puxá-lo para dentro da cabine e desacelerar o veículo. Uma janela aberta, especialmente em velocidades de rodovia, aumenta a resistência aerodinâmica, o que poderia resultar em uma redução de 10% na economia de combustível.
Incentive a partilha de carros
Incentive as caronas através de programas de incentivo. Possíveis incentivos incluem estacionamento de custo reduzido ou gratuito, estacionamento preferido ou programas de recompensa; Os empregadores podem ajudar os funcionários a formar caronas por meio de organizações de compartilhamento de caronas, que ajudam potenciais caroneiros a localizarem outras pessoas próximas com horários semelhantes. Se você tiver vários funcionários indo para o mesmo local de trabalho ou local de trabalho, peça que eles levem um veículo em vez de dirigir separadamente.
Antecipe o fluxo de tráfego
Antecipe as condições de tráfego e acelere e desacelere suavemente – é mais seguro, usa menos gasolina e reduz o desgaste dos freios.
No tráfego de passageiros em trânsito, olhe dois ou mais veículos à frente enquanto você fica de olho no motorista à sua frente. Isso permite acelerar e desacelerar mais gradualmente.
Ao antecipar uma mudança de semáforo, um próximo sinal de parada ou a necessidade de desacelerar para uma curva, você pode evitar ou reduzir o uso de freios e economizar gasolina no processo.
Evite aumentos de velocidade em subidas
Ao subir uma colina, o motor já está trabalhando duro para superar a gravidade. Empurrando com mais força ao pisar no acelerador é simplesmente um desperdício de combustível. Vá devagar e constante para obter um melhor resultado no desempenho de combustível e garantir uma melhor economia no seu bolso.
Use o controle de cruzeiro durante a condução na estrada
Mudanças desnecessárias na velocidade são um desperdício. O uso do controle de cruzeiro ajuda a melhorar a economia de combustível. Isso significa se planejar para as mudanças no traçado da pista, dirigindo mais lentamente e tornando desnecessárias as frenagens de emergência antes de curvas mais fechadas.
Evite dirigir agressivamente
Os estudos de tempo mostram que os arranques rápidos, entrando e saindo do trânsito e acelerando de e para uma luz de parada não economizam muito tempo e desgastam componentes como freios e pneus mais rapidamente.
Simplesmente limitar a aceleração rápida e a frenagem rápida pode aumentar a economia de combustível. Ao acelerar, finja que você tem um ovo fresco debaixo do seu pé direito. Uma pressão leve e constante ajuda a minimizar a quantidade de combustível consumida e a manter uma velocidade mais moderada e estável.
Por não dirigir de forma agressiva, os motoristas podem economizar até 20% em economia de combustível.
Monitore as programações de manutenção preventiva
A manutenção adequada aumenta a economia de combustível de um veículo. Por exemplo, rodas desalinhadas que lutam entre si desperdiçam combustível. Mantenha o filtro de ar limpo. Um filtro sujo obstrui o suprimento de ar do motor, causando uma maior relação combustível-ar e aumentando, assim, o consumo de gasolina. Use óleos de boa qualidade e conservação de energia com um grau de viscosidade consistente com o manual do veículo.
Quais outras dicas vocês seguem para a economia de combustível? Como elas te ajudam a economizar?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Motor da partida mas não liga, o que pode ser?
Filtro de combustível sujo, quais os sintomas?
Bomba de combustível não funciona, o que fazer?
Como tirar gasolina do tanque?