Dicas de pintura automotiva caseira para seu carro!
Pintura de carros geralmente é feita por uma oficina profissional. A tarefa requer todos os tipos de equipamentos especiais e precauções de segurança. Não importa se você está em treinamento para se tornar um técnico de reparos de colisão automotiva ou se você é proprietário de um carro e deseja simplesmente torná-lo um projeto do tipo “faça você mesmo”, fornecemos os recursos para te ajudar.
Dicas para pintura automotiva
Os proprietários de carros que tomam as medidas de segurança adequadas e estão dispostos a ficar muito confusos e passar alguns dias no projeto podem economizar milhares de reais ao fazer o trabalho em casa. Planeje pintar seu carro em um galpão de trabalho (se seu carro couber) ou fora, de preferência longe de árvores e durante alguns dias ensolarados com muito pouco vento. Se você quiser adicionar designs ou gráficos extras além do trabalho de pintura, certifique-se de criar dias extras no plano.
Leia também
Além disso, verifique com um especialista antes de misturar qualquer produto químico e para ajudá-lo a descobrir a cor final. Você quer obter as proporções certas para as misturas, dependendo do tamanho do seu carro e do que você está tentando realizar.
Pintura automotiva em casa: o que você vai precisar?P
Você precisará:
Abundância de lixas molhadas e secas de grãos 1200 a 2000
Uma lixadeira elétrica ou movida a ar comprimido
Fita adesiva
Jornais (para mascarar)
Um compressor de ar
Uma pistola de pintura
Encaixe de polimento e politriz
Diluentes de pintura
Máscaras
Óculos de segurança
Tinta primária (4 mais litros, dependendo do tamanho do carro)
Topcoat acrílico ou tinta esmalte (12 ou mais litros, dependendo do tamanho do carro)
Verniz de camada transparente (8 a 12 litros ou mais, dependendo do tamanho do carro)
Um aspirador de pó (não totalmente necessário, mas ajudará a manter a área limpa)
Se você nunca usou uma pistola de pulverização elétrica antes, você pode praticar o movimento de pulverização em um pedaço de metal antes de experimentá-lo em seu veículo. Para aplicar a tinta, segure a pistola de pulverização a aproximadamente seis polegadas da superfície e borrife em um movimento de varredura de lado a lado. Pressione o gatilho somente quando estiver movendo a pistola. Se você pressionar o gatilho enquanto o pulverizador estiver parado, a tinta ficará mais espessa e causará gotejamentos.
Aqui estão algumas instruções básicas. Novamente, você pode querer consultar um pintor de carro profissional:
Como fazer uma pintura automotiva: o passo a passo
Primeiro passo
Lave o carro e mangueira para baixo da área circundante. Se você pretende pintar algo com detalhes em áreas específicas do carro, bloqueie essas áreas com a fita adesiva e o papel agora.
Segundo passo
Use a lixadeira para remover a tinta antiga, usando movimentos circulares. Você pode ter que lixar manualmente os cantos e outras áreas complicadas. Vá da frente para trás e deixe a superfície o mais lisa possível; Quanto mais suave, melhor será o acabamento da pintura. Após o lixamento, limpe completamente o veículo. Poeira, restos de lixa e outros detritos causam imperfeições na pintura.
Terceiro passo
Misture os primers com os diluentes. Aplique o primer, trabalhando do telhado para baixo. Pode levar de 2 a 3 camadas para cobrir completamente a superfície do carro. Assuma 10 minutos por aplicação e 20 minutos de tempo de secagem. Quando seco, o primer ficará com um pouco de pó na superfície, então use a lixa 2000 para alisá-lo e prepará-lo.
Quarto passo
Limpe a pistola de pulverização e limpe a superfície preparada com um pano ligeiramente umedecido com diluentes. Se você aplicar muito mais fino ao pano, o solvente removerá o primer que você acabou de aplicar.
Quinto passo
Aplique 3 a 4 camadas da tinta com os mesmos movimentos de varredura. Mais uma vez, cada demão demora cerca de 10 minutos a aplicar e 20 minutos a secar. Antes de aplicar a última camada, passe por cima do carro uma última vez com a lixa, seguida de um pano limpo para se livrar de qualquer resíduo final.
Sexto passo
Aplique o verniz de revestimento transparente e retire a fita adesiva enquanto a laca ainda estiver molhada.
Sétimo passo
Se você encontrar qualquer área com problemas, lixe-as com a lixa úmida e seca 2000 e aplique novamente o spray.
Oitavo passo
Depois que tudo estiver seco, polimento a coisa toda com um polimento suave, usando um movimento circular. Tenha cuidado para não ficar em um ponto por muito tempo, isso pode arruinar o acabamento.
Finalizando a pintura do veículo
Soa até fácil fazer essa pintura, certo? Especialistas de pintura automotiva em treinamento podem obter mais dicas de pintura automotiva profissional fazendo a leitura de livros e publicações gratuitas na internet sobre o assunto. Pesquisar muito antes de fazer, assistir vídeos, tutoriais, e mais, vai te ajudar a não cometer erros no seu projeto.
Já fez ou pretende fazer uma pintura de veículo? Como? Quais passos planeja seguir?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Por que é importante passar cera no carro?
Pintar o motor da moto de preto? Tem problema? Onde fazer?
Como tirar risco de carro preto?
Como tirar arranhões e riscos das partes plásticas da moto?