7 dicas de segurança nas estradas
O período de férias é tradicionalmente um daqueles momentos em que as famílias de todo o país enchem seus carros e percorrem o longo caminho nas estradas brasileiras. Também é um momento particularmente traiçoeiro para quem está nas ruas, pois as férias são notórias pela alta taxa de mortalidade em nossas estradas.
Para reduzir o cansaço ao embarcar em longas viagens entre os países, os motoristas são advertidos a fazer pausas a cada 200 km e a trocar de motorista com frequência. Além disso, reunimos uma lista das principais dicas de segurança que você deve considerar antes de sair.
Leia também
Estas são as principais dicas de segurança rodoviária para suas viagens e a segurança nas estradas.
Confira o veículo para a segurança nas estradas
Dê uma volta completa ao seu veículo antes de pegar a estrada. Verifique se os limpadores e as luzes estão em boas condições e verifique cuidadosamente os pneus (incluindo a roda sobressalente frequentemente negligenciada). A profundidade mínima da banda de rodagem não é inferior a 1 mm, o que, juntamente com protuberâncias e cortes nas paredes laterais, torna os pneus mais suscetíveis a rebentamentos.
Verifique se você possui o equipamento necessário para trocar os pneus e sempre verifique a pressão dos pneus quando os pneus estiverem frios. Lembre-se de que veículos sob carga pesada geralmente exigem pressões mais altas. Para obter as diretrizes relacionadas ao pneu específico do seu carro, consulte o manual do proprietário ou o adesivo informativo normalmente encontrado no pilar na porta do motorista.
Não sobrecarregue o veículo dirigindo na estrada
Não sobrecarregue seu veículo. Isso não apenas obscurece sua visibilidade traseira, mas também afeta a estabilidade do veículo e sua capacidade de dirigir e parar; causar desgaste prematuro dos freios e pneus; e aumente seu consumo de combustível.
Sempre que possível, coloque itens pesados no porta-malas e certifique-se de embalar os pertences com segurança. Deslizar objetos soltos pode distrair e, se for necessária uma frenagem severa, os itens não protegidos poderão voar para a frente e atingir os ocupantes sentados no carro.
Você deve usar o cinto de segurança
Sim, é um dos detalhes mais básicos de segurança, mas muitos motoristas não usam o cinto de segurança, enquanto passageiros no banco de trás usam ainda menos. As crianças devem ser colocadas em um assento de carro adequado desde o nascimento até os 12 anos, usando a cadeirinha de bebê ou o assento de elevação.
Quando usados corretamente, os cintos de segurança reduzem o risco de morte e ferimentos em um acidente. Além disso, se o seu veículo estiver equipado com airbags, que oferecem proteção adicional contra impactos em acidentes, suas malas provavelmente não serão usadas se o cinto de segurança não estiver seguro.
Os passageiros do banco traseiro, sem restrições, costumam ferir ou matar outros ocupantes quando são arremessados para a frente ou para o lado no momento do impacto. Dois segundos são realmente o suficiente para proteger o “acessório” do veículo que contribui de maneira significativa para salvar vidas.
Seja defensivo na direção do carro em estrada
A direção defensiva é um dos princípios do currículo de treinamento de motoristas , mas não é prontamente praticado. Planeje uma estratégia de defesa ou saída para estar preparado quando os perigos se apresentarem. É também por isso que uma distância segura é importante. Uma distância de seguimento mais longa (3 segundos em estradas secas) é considerada segura aumenta sua linha de visão, o que lhe dará mais oportunidades de detectar e evitar possíveis problemas. E se você não pode ver os espelhos do veículo à sua frente, esse motorista não pode vê-lo.
Prepares-se para dirigir em qualquer clima
Sempre ajuste sua direção de acordo com as condições da estrada e do tempo. Ao dirigir em estradas molhadas, verifique o seguinte:
Distância prolongada, pois as estradas podem ficar escorregadias
Acenda os faróis (se ainda não estiverem acesos)
Evitar poças que ocultem buracos
Durante a aquaplanagem do seu carro (quando a água estiver presa entre a superfície da estrada e os pneus, causando perda de tração), não freie nem dirija. Retire o pé do acelerador até sentir que os pneus entram em contato com a estrada novamente e continue a uma velocidade segura.
Minimize as distrações na estrada
Uma recente pesquisa de distração de motoristas revelou que um em cada quatro jovens motoristas na Europa com idades entre 18 e 24 anos tirou uma selfie, postou uma atualização nas mídias sociais ou verificou sites de mídia social enquanto dirigia. Mas dirigir distraído não é apenas a incapacidade coletiva dos motoristas de ignorar seus smartphones quando estão ao volante.
Outras distrações comuns incluem a visualização ao passar por cenas de acidentes ou bloqueios de estradas; barbear ou aplicar maquiagem; cuidar de crianças; procurar itens descartados; e comer ou beber durante a direção.
Mas qualquer direção exige que você permaneça focado o tempo todo. Você deve garantir que crianças e animais de estimação estão adequadamente contidos e entretidos antes de começar a dirigir; planejando sua jornada para permitir tempo suficiente para parar e esticar as pernas enquanto desfruta de uma bebida (suave) e uma refeição; nunca permitir que passageiros quebrem sua concentração; e evitar usar seu telefone celular ao dirigir.
Cuidados extras necessários em viagens de carro
Todos sabemos que, no minuto em que você se aventura na estrada, está levando sua vida – e a vida de seus passageiros – nas suas mãos. Mas há períodos de alto risco quando os acidentes são estatisticamente mais prováveis de ocorrer. Esses são:
- Entre o crepúsculo e o amanhecer
- Durante os períodos de pico da manhã e da noite
- No happy hour ou horário de entrada de bares e clubes
- No final da semana e no fim de semana, quando o uso de álcool aumenta
Tendo tudo isso em mente, você deve evitar esses horários para se manter mais seguro na estrada.
Como vocês mantém a segurança nas estradas? Quais dicas dariam para quem precisa dirigir de forma mais segura?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Andar sem cinto: perigos, multa e mais!
10 dicas para dirigir na estrada
Como instalar cadeirinha de bebê no carro?
Manutenção periódica de veículos! 10 coisas pra fazer em seu carro!