Dicionário do som automotivo!
Muitas vezes você já deve ter se perguntado como funciona o som automotivo não é mesmo? Aquele tanto de peças diferentes ligadas em função de um som potente e de qualidade.
Trouxemos para você um dicionário. Vamos deixá-lo por dentro de cada item e sua função no conjunto. Confira tudo isso abaixo:
Amplificador
- Este aparelho tem uma função única, ele é responsável por amplificar o sinal de áudio. Indiferente de ser mono, estéreo ou multicanais.
- Ele também é utilizado com pré-amplificador ou processador do tipo Dolby Pro Logic, Dolby Digital ou também DTS.
- Se o pré-amplificador já faz parte deste aparelho, o nome que ele vai receber é amplificador integrado.
Módulo
Leia também
- O famoso módulo de potência é usado simplesmente para ampliar o sinal de áudio que chega aos auto-falantes, estes sinal é gerado pelo CD/DVD player.
Anti-Choque
- Este componente existe para garantir leitura do sinal totalmente perfeita. Responsável por evitar que os impactos e tremores do veículo cheguem ao compartimento óptico de leitura.
- Ele é montado sobre 3 camadas amortecedoras de borracha ou silicone, ficando com uma suspensão flutuante.
ATT
- Esta é a função que te a capacidade de atenuar o volume do som com apenas um toque.
BTB
- Está função é responsável por ajustar o som. Ela traz um reforço maior para graves e agudos.
Bass
- São as frequências graves, baixas do espectro sonoro.
BMX
- O BMX é um equalizador bit métrico, ele deve compensar a atenuação existente entre um arquivo e outro, ele fica responsável por aumentar o volume da reprodução de sons em frequências bem maiores, isso faz com que haja uma melhorar considerável do balanço musical geral.
Crossover
- Este é o circuito que divide o espectro sonoro, isso acontece em pelo menos duas faixas de frequências de áudio.
Auto-falantes
- Eles são os componentes responsáveis por gerar o som. Eles são classificados de acordo com sua faixa de freqüência de resposta. As opções são: Subwoofer, Woofer, Mid-Bass, Mid-Range, Tweeter.
Comando Rotativo
- Quando se tem um grande botão rotativo, você tem a chave para uma operação rápida e versátil da unidade principal. Este tipo de comando é muito útil para o acesso aos títulos de músicas que são gravadas em grandes volumes, principalmente de arquivos MP3 ou WMA altamente comprimidos.
MP-3
- O MP-3 é um formato de áudio digital de excelente qualidade. Existe um grande atrativo para utilizar este tipo de formato, eles podem ser comprimidos em até 1/12 do tamanho de um arquivo de som digital.
Loudness
- É uma função capaz de reforçar automaticamente todos os graves abaixo de 100 Hz, além de todos os agudos acima de 10 Hz.
Tuner
- Sua função é captar os sinais das emissoras de rádio ou TV. Geralmente esse tipo de circuito vem embutido nos aparelhos, mas também podem ser comprados separadamente. Você vai encontrá-lo no formato digital ou analógico.
ID3 Tag
- Ao colocar o disco para tocar, todos os dados de texto vão aparecer no display. Isso vai facilitar demais seu acesso e identificação da pasta e do arquivo.
Estéreo
- É um sistema de som com dois canais, esquerdo e direito. Este é o mais comum utilizado. É graças a este sistema que existe aquela divisão de áudio que você percebe em determinados momentos da música.
Flipdown
- É uma frente removível de segurança contra roubo. Ela permite uma remoção da frente da unidade principal. Desta forma, a parte que permanece à vista no painel do carro, é apenas uma caixa preta que não chama a atenção.
EQ
- É responsável por equalizar e balancear todas as faixas de freqüência. Ele faz isso de acordo com cada característica acústica do interior de seu automóvel.
EEQ
- Este é um equalizador de fácil controle. Neste sistema, a equalização e definição do som vão ficar inteiramente sob seu comando.
SFEQ
- Ele proporciona uma imagem acústica natural. Neste tipo de equalização a reprodução da música vai incorporar uma presença natural, além de dar muito mais destaque aos vocais.
Saída Pré-AMP
- É uma saída pré-amplificada estéreo de canal. Ela pode ser traseira ou dianteira. Em alguns casos pode existir esta saída em ambas às partes.
Estamos chegando ao final deste super artigo. Certamente você vai sair daqui entendendo muito mais sobre cada item do som automotivo, além de saber diferenciar suas funções e a real importância de cada equipamento.
Esperamos que todos tenham gostado desse artigo e em breve postaremos um novo dicionário com outro assunto chave. Fiquem ligados e até a próxima!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
O que é o módulo ou sistema imobilizador?
Central multimídia para carros: como escolher?
O que pode estar causando a bateria descarregada?
O que é “predisposição para rádio”