Documentação de veículos: quais existem e quais você precisa usar?
A propriedade do veículo vem com sua parcela justa de papelada. Quando você tem uma enorme quantidade de documentos relacionados ao seu passeio, controlar tudo pode ser difícil. Mas, substituir um documento perdido pode ser ainda mais difícil. Poupe algum incômodo com essas dicas para acompanhar sua papelada.
Documento de carro: quais existem?
Existem dois tipos principais de papelada automotiva: documentos para ter em mãos em seu veículo e documentos para manter fora da estrada.
Documentos que você precisa ter sempre em mãos
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)
Leia também
Você deve sempre ter esse documento quando está dirigindo um carro ou moto. Este documento tem renovação anual, onde consta o pagamento das taxas e do seguro obrigatório DPVAT. Os prazos para renovação através do pagamento do IPVA, DPVAT e taxa de licenciamento variam de estado para estado e de acordo com a placa do veículo sempre no primeiro semestre do ano.
Carteira de motorista
Documento que deve estar com você a todo momento, mesmo que seja a versão digital no app do smartphone. Sua carteira deve estar de acordo com o tipo de veículo que você está dirigindo, sendo as seguintes categorias possíveis:
A – Motocicletas ou veículos de duas a três rodas
B – Automóveis ou veículos com 4 rodas ou mais, desde que pese até 3,5 toneladas e comporte até 9 pessoas
AB – Automóveis e Motocicletas
C – Caminhões e veículos motorizados para transporte de carga, com peso maior que três mil e quinhentos quilos.
D – ônibus e vans
E – Combinação de veículos com engate ou unidade acoplada como reboque, semirreboque, trailer e exceda 8 lugares
Documentos do seguro do veículo
Se o seu veículo tem seguro, é recomendável que você mantenha pelo menos um telefone de contato com o seguro para emergências no seu veículo. Não há um documento obrigatório do seguro, mas informações sobre seu contrato, número de apólice, e telefone de contato da seguradora são importantes de manter no veículo.
Documentos que você deve deixar em lugar seguro
Certificado de Registro do Veículo (CRV)
Este documento funciona como a identidade de um veículo, sendo nele onde ficam todas as características de um carro como número da placa, chassi, ano, modelo, e tipo de combustível. Alterações realizadas no veículo são também registradas nesse documento. Ele também é conhecimento como recibo do carro, transferência de propriedade ou Documento Único de Transferência (DUT). Você deve manter esse documento guardado em local seguro, pois é este documento o mais importante no momento da venda de um veículo, sendo necessário preencher a parte traseira do documento com os dados do comprador para a venda. Esse documento não tem validade e nem precisa ser renovado. Só é preciso modificar o documento caso haja alterações no veículo, como troca de motor, pintura de cor diferente, etc.
Onde e como guardar sua documentação de veículos?
Não basta jogá-los no porta luvas e esquecer lá. Sua carteira de motorista deve ficar com você em todos os momentos. Sua documentação do veículo e informações do seguro devem permanecer no veículo. Escolha um local seguro dentro de seu veículo para manter esses papéis e mantê-los separados de quaisquer outros itens. Talvez considere colocar seus documentos de registro e seguro em um envelope ou pequena pasta para que eles sempre sejam fáceis de acessar.
O CRV e a apólice do seu seguro devem ficar em casa em uma gaveta de documentos, preferencialmente em uma pasta, de forma bem organizada.
Outros documentos importantes para veículos
à medida que você passa mais tempo em seu automóvel, pode acumular registros de manutenção. Embora esses documentos não sejam necessários quando você dirige, convém arquivá-los para seus registros. Se você precisar consultar um mecânico ou fornecer prova de manutenção a um potencial comprador de carro usado, os registros completos de manutenção podem ser úteis. Guarde-os em casa.
Como você acompanha os documentos do seu veículo? Onde deixa eles guardados?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como vender um carro?
Carta Verde – Seguro para viajar de carro pelo Mercosul!
Número de segurança da CRV: o que é e como encontrar?
O que é recibo em branco?