Elétrica de autos: vale a pena fazer o curso?
Você adora trabalhar com carros e outros veículos? Você pode rastrear o funcionamento elétrico de um carro em sua cabeça? Você adora ver como eles funcionam e consertá-los para seu próprio prazer? Nesse caso, você pode transformar seu hobby em uma carreira gratificante como um profissional na elétrica de autos, inclusive fazendo um curso com certificação na área.
O que é a elétrica de autos?
Um campo de rápido crescimento e alta demanda, o trabalho com a eletricidade automotiva mantém carros, caminhões, tratores e outros veículos automotivos funcionando sem problemas. Sem esses trabalhadores altamente qualificados, nossos carros estariam quebrando e aqueles cujos trabalhos exigem equipamentos pesados teriam dificuldade em concluir seu trabalho.
Leia também
Com o advento de carros híbridos e elétricos, este profissional está ganhando ainda mais destaque no mercado. Os carros tem cada vez mais componentes elétricos, e os técnicos em elétrica automotiva estão cada vez mais requisitados.
Onde encontrar trabalho de elétrica de automóveis?
A maioria dos eletricistas automotivos vai trabalhar em uma oficina mecânica ou concessionária. As oficinas mecânicas empregam eletricistas automotivos para trabalhar nos vários carros que entram na oficina. Isso requer um forte conhecimento de muitas marcas e modelos diferentes.
Os revendedores precisam de eletricistas automotivos altamente treinados que conheçam seus produtos extremamente bem. Os clientes costumam trazer seus carros para manutenção e esperam um trabalho de alta qualidade. Esses eletricistas precisam ter sólidos conhecimentos sobre as marcas e modelos da concessionária. Se o eletricista trabalha para uma concessionária de carros usados, ele precisa ser capaz de consertar carros antigos e torná-los vendíveis novamente.
Se você tiver treinamento adicional com equipamentos pesados, também poderá encontrar trabalho em uma empresa de construção ou mineração. As grandes construtoras precisam manter seus equipamentos funcionando sem problemas e empregarão técnicos automotivos para fazer a manutenção de seus veículos pesados. Em trabalhos de mineração, geralmente são usados equipamentos pesados para perfurar, e ter uma perfuração interrompida pode interromper a produção por dias. Eles precisam de eletricistas automotivos em tempo integral à disposição para manter essas máquinas em funcionamento.
Quais são as funções de um eletricista automotivos: um resumo
Os eletricistas automotivos, simplesmente, são eletricistas especializados em sistemas elétricos e componentes de todos os tipos de veículos. Você pode esperar que um eletricista automotivo trabalhe apenas em carros de passeio, mas ele também pode trabalhar em caminhões, veículos agrícolas e veículos de construção, entre muitos outros; eles só precisam do treinamento apropriado. Eletricistas automotivos podem trabalhar em concessionárias de veículos, centros de serviços terceirizados ou como prestadores de serviços independentes.
O escopo do trabalho de um eletricista automotivo é extenso, abrangendo sistemas de ignição e injeção de combustível, aquecimento e ar-condicionado, navegação, iluminação, indicadores de painel, sistemas de freio e gerenciamento do motor, entre muitos outros. Para veículos de construção e mineração, eletricistas automotivos também cuidam dos componentes eletrônicos por trás dos braços móveis, lâminas e similares. Em suma, um eletricista automotivo trabalha com tudo no veículo que funciona usando sistemas controlados por computador e eletricidade.
Com a ajuda de vários equipamentos, eletricistas de automóveis testam e identificam falhas de serviço e mau funcionamento dos veículos. A partir daí, eles realizarão as etapas necessárias para resolver essas falhas e malfuncionamentos. Isso pode incluir desmontar e remover os componentes afetados e instalar os novos. Eles também tratam do pedido de tais componentes, após informar o proprietário ou operador do veículo sobre as ações necessárias para consertar o veículo. Se a substituição de peças não for necessária, os eletricistas automotivos são capazes de realizar reparos. Em indústrias pesadas, eletricistas automotivos também costumam presidir as paralisações de equipamentos, que são necessárias para realizar atualizações e manutenção em equipamentos críticos
Outro papel fundamental dos eletricistas automotivos é fazer ajustes nos sistemas do motor do veículo para que o veículo ofereça um desempenho de primeira linha. Se o veículo não estiver funcionando tão bem como antes, mas não houver problemas mecânicos, um eletricista automotivo pode intervir. Pode haver algo que precise de ajustes em seus sistemas eletrônicos.
Trabalho na parte elétrica do carro: o dia a dia profissional
Como eletricista automotivo, você trabalhará com várias partes do carro – todas relacionadas ao sistema de fiação elétrica. Isso requer boa coordenação mão-olho, visão forte, uma metodologia completa para concluir o trabalho e um desejo de continuar aprendendo conforme os sistemas elétricos mudam e se atualizam.
Para a maioria dos eletricistas, o dia vai das 8h às 18h. Isso varia dependendo do empregador, mas a maioria dos eletricistas pode esperar uma semana de trabalho de 40 horas com a possibilidade de horas extras.
Embora o trabalho varie dependendo de onde o eletricista automotivo é empregado, muitas das mesmas habilidades de trabalho são necessárias. Eletricistas automotivos trabalharão com sistemas de gerenciamento de motor de computador, o que ajudará a diagnosticar quaisquer problemas no sistema elétrico do carro. Assim que o problema for diagnosticado, o eletricista fará os reparos nas peças do sistema elétrico, incluindo:
- Ignição eletrônica
- Controle de cruzeiro
- Injeção de combustível
- Airbags
- Transmissão automática
- Ar condicionado
- Motores elétricos
- Componentes eletrônicos do veículo
Além disso, os eletricistas automotivos precisam ser capazes de instalar:
- Iniciantes
- Alternadores
- Aquecedores e condicionadores de ar
- Rádios e CD players
- Sistemas anti-roubo
- Luzes de direção
Agora que os carros com eficiência energética estão se tornando mais populares, os eletricistas automotivos precisam ser capazes de fazer melhorias nos sistemas elétricos para melhorar sua eficiência geral. Este é um grande benefício para muitos proprietários de automóveis, e ter essa habilidade será útil à medida que os fabricantes de automóveis se concentrarem mais na eficiência de combustível.
Depois de concluída a obra, o eletricista automotivo ficará encarregado de testar o veículo para verificar se todas as peças estão corretamente instaladas. Se surgir algum problema durante o processo de teste, o eletricista irá voltar e consertar essas peças e testá-las novamente até que tudo esteja satisfatório.
Fazer todo esse trabalho também exigirá conhecimento especializado de certas ferramentas e equipamentos. Os eletricistas automotivos devem se sentir confortáveis com o uso de ferramentas elétricas e manuais em seu trabalho diário e devem ter um amplo conhecimento de equipamentos e máquinas da indústria. Alguns projetos também exigirão soldagem e soldagem, portanto, ter esse conhecimento ajudará os eletricistas automotivos a se destacarem em seu local de trabalho.
Eletricistas automotivos trabalham com carros diferentes todos os dias, então é raro que eles tenham o mesmo dia duas vezes. Se você gosta de um pouco de variedade em seu trabalho, isso pode ser exatamente o que você precisa.
Como começar como eletricista automotivo? Vale a pena fazer um curso?
Para aproveitar as oportunidades interessantes na indústria do eletricista automotivo, você precisará ser totalmente qualificado e treinado na área.
Suas qualificações podem começar quando você tiver pelo menos 16 anos de idade e trabalhar na indústria automotiva ou receber uma oferta para um estágio. Atender a esses requisitos permitirá que você se inscreva em um programa de aprendiz. Aqui você poderá começar a trabalhar e até se certificar.
Um curso credenciado nacionalmente abrange todo o material necessário para concluir o aprendizado e se tornar um eletricista automotivo completo. Você aprenderá as questões de saúde e segurança que acompanham o cargo, bem como o treinamento sobre os vários tipos de máquinas e equipamentos que usará diariamente. O curso também explica como falar com os clientes e garantir que suas necessidades sejam atendidas. Finalmente, você aprenderá como testar os diferentes tipos de sistemas elétricos usando máquinas computadorizadas atualizadas.
Depois de concluídos em consonância com o estágio, os alunos serão elegíveis para cargos em tempo integral em oficinas mecânicas, concessionárias e outras empresas que necessitem de eletricistas automotivos.
Um curso de elétrica automotiva pode dar início a um caminho acadêmico que vai para um curso técnico ou como tecnólogo, e depois, o profissional pode buscar um curso de engenharia elétrica ou mecânica para complementar seus conhecimentos.
Portanto, se você quer se esforçar, aprender, e gosta da carreira, fazer o curso de elétrica automotiva é apenas o caminho natural para sua vida.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Curso de mecânica de motos, vale a pena fazer?
Tamanho do carro: como pode influenciar o conforto?
Como escolher aparelho de diagnóstico automotivo?
O que fazer quando nem a concessionária resolve o defeito do carro?