5 equipamentos de segurança para motociclistas
Conduzir uma motocicleta é intrinsecamente perigoso. Há um ditado que diz que há dois tipos de motociclista: aqueles que já caíram, e aqueles que ainda vão cair. Porém, você não pode deixar que isso te assuste. Os equipamentos de proteção individual para motociclistas, que incluem no kit de proteção capacete, jaqueta, luvas, botas e calças apropriadas podem te proteger em situações de quedas e evitar até sua morte em acidentes mais graves.
Equipamentos de segurança para motos: capacete
A primeira coisa que você vai precisar é de um capacete. Você não pode andar com o vento em seu cabelo e os insetos em seu rosto no Brasil, e isso é uma boa coisa.
Leia também
Em primeiro lugar, você protege não apenas sua cabeça, mas também seu rosto. Eu já vi acidentes de moto na minha frente e em alguns, o motociclista teve a cabeça arrastada no pavimento por vários metros. Usar um capacete completo impediu que ele tivesse ferimentos graves no rosto, mas saiba que essa proteção só é obtida em um capacete completo. Portanto, nada de capacete aberto.
Um capacete também protege você de insetos, se você respeitar a legislação e manter o capacete fechado. Ao parar em um sinal, eu levantei minha viseira para respirar uma vez. Assim que dei a partida na moto quando o sinal abriu, um inseto veio direto no meu olho quando eu estava baixando a viseira. Foram duas semanas de colírio pra reduzir a dor. Isso sem contar na estrada, quando besouros e outros insetos batem no seu capacete e parecem mais pedras do que insetos. Evite problemas protegendo corretamente.
O capacete ainda dá um charme especial de mistério ao motociclista, principalmente com motos grandes. Quem nunca viu nos filmes a cena clássica do personagem chegando numa moto com um capacete misterioso e tirando o capacete para causar um impacto?
Uma outra vantagem é que muitos capacetes vem com capacidade de Bluetooth e alto falantes já instalados, ou você pode comprar um kit e instalar no seu capacete para ouvir uma música durante viagens muito longas.
Outro elemento importante é que seu cérebro fica protegido dentro do capacete. Você é um ser humano e um cérebro é realmente importante para você viver. Você não quer dano cerebral. Você quer manter sua sanidade e funções cerebrais intactas, e o capacete é o equipamento para te ajudar nisso.
O mais importante de tudo é que usar um capacete é a lei. Você tem que usar um capacete para andar de moto. Então, já que você tem que usar um capacete de qualquer maneira, pode muito bem torná-lo algo útil. usando um capacete de rosto completo.
Equipamentos de proteção individual para motociclistas: luvas de couro
A segunda peça mais importante de equipamento são as luvas. Alguns dizem que uma jaqueta seria mais importante nesta lista, mas para mim, as luvas são ainda mais vitais. Isso é porque se você estiver em um acidente de motocicleta e cair, você provavelmente vai tentar e estender as mãos para se proteger. Se você não tem nada protegendo suas mãos, então você pode quebrar ossos, perder a pele, e até mesmo perder os dedos.
As vezes que caí com luvas, quase não me machuquei, além de alguns poucos ralados em outras partes do corpo. Quando caí sem luvas, até minha perna acabou queimada no motor da moto porque não consegui usar as mãos para aparar minha queda.
Além de protegê-lo em um acidente, luvas de motocicleta também complementam um visual de um motocicletas. A maioria delas vem com protetores para as juntas, são fabricadas com couro, e tem um design incrível. Eles também protegem as mãos contra o vento e chuva, se você comprar luvas aquecidas ou impermeáveis, ou você pode encontrar luvas que são melhores para mantê-lo fresco nos meses mais quentes do ano.
Kit proteção para motoqueiro: jaqueta
Uma jaqueta para motociclistas é uma das peças mais populares de equipamento de segurança, principalmente porque mantém você quente no clima frio, e mantém você com um visual maneiro o tempo todo.
Há vários materiais diferentes para a fabricação de jaquetas de motocicletas. Por isso, não fique muito preso em escolher a jaqueta perfeita porque as chances são que você vai acabar possuindo mais de uma. Minha primeira jaqueta é feita de materiais sintéticos e tem várias camadas, mas é muito pouco ventilada para os meses mais quentes. Eu estou já me planejando para comprar uma jaqueta mais fresca para tornar a condução da moto mais confortável em dias de sol rachando.
A maioria das jaquetes protege contra todos elementos. Se você dirigir motos com frequência, você provavelmente vai encontrar-se sentindo mais frio do que calor, por isso uma jaqueta é uma peça bem-vinda do kit de proteção. Há momentos em que vai ser extremamente quente, mas ainda é importante usar uma jaqueta.
Muitas vezes no pico do verão você pode encontrar temperaturas acima de 30 graus, o que pode ser muito quente para usar uma jaqueta normalmente. Mas antes de sair sem um casaco, sempre se pergunte: será que você prefere suar um pouco, ou sangrar muito depois de uma queda?
Embora vestir uma jaqueta possa aumentar a sua temperatura e fazer com que você sue um pouco, se você acabar em um acidente você estará agradecendo a si mesmo pois a sua pele vai ficar protegida em seu corpo. Quando você desliza ao longo do pavimento em um acidente, é como se você estivesse passando uma lixadeira no seu corpo. O pavimento literalmente raspa a pele de seu corpo, expondo músculos, ossos e nervos. Uma jaqueta vai protegê-lo, inclusive com proteções especiais para coluna, braços, e cotovelos.
Equipamento de motociclista: botas
Outra parte do engrenagem de motocicleta são as botas de condução. Elas tem um ótimo visual, mas também fornecem tração e protegem os ossos pequenos em seus pés, no caso de um acidente.
Eu vi pessoalmente motociclistas que estavam usando tênis enquanto andavam de moto e quando eles caíram, os tênis foram literalmente desintegrados, junto com um ou dois dedos. Não sei de vocês, mas expor seus pés dessa forma não é uma decisão muito inteligente.
As principais regras quando se trata de calçados para motociclistas é certificar-se de que eles são resistentes, e que eles tenha proteção sobre os tornozelos. Isso significa que botas de EPI, por exemplo, são boas opções para dirigir motocicletas. Aquele tênis de couro, com um visual legal não oferece qualquer proteção.
Se você quiser algo mais parecido com um sapato ou calçado normal, várias são as fabricantes que vendem modelos com excelentes designs para os mais diversos usos. Claro que a melhor proteção é sempre uma bota de moto completa, daquelas que cobrem as canelas. Mas sabemos que nem sempre elas são práticas de usar. Portanto, invista em uma boa bota de condução e você está bem protegido.
Equipamentos para motociclistas: calças
Espero que você não seja o tipo de pessoa que quer andar de bermuda na motocicleta. Sempre me dá nervoso ver isso, principalmente porque eu já cometi o erro de andar de bermuda e terminei com uma bela cicatriz de queimado na panturrilha.
As calças para motociclistas são geralmente a parte de equipamento de proteção que a maioria vasta dos motociclistas escolhe não vestir. Isso é porque por muito tempo os motociclistas eram forçados a escolherem calças de couro ou nylon, que tem um visual que não deixa essa calças nem um pouco normais.
A maioria das pessoas pensa que calças jeans são proteção suficiente, mas isso simplesmente não é verdade. Calças de brim e jeans começarão a se despedaçar após deslizar apenas alguns metros no pavimento e não oferecem qualquer proteção. Pense nisso: jeans são feitos de algodão, e o algodão é muito fraco. Eu já tive calças jeans rasgando quando eu caí na grama, imagine então quando você cair sobre o asfalto, que é muito mais duro?
Felizmente, muitos fabricantes estão começando a projetar jeans com painéis de Kevlar adicionados em lugares-chave. Alguns estão tecendo o Kevlar diretamente no material do algodão, e adicionando proteção nas zonas de impacto prováveis. Os jeans de Kevlar não vão te proteger tanto quanto calças de couro, mas eles são muito melhores do que jeans regulares. Isto significa que você poderá combinar um bom visual com a segurança de uma boa calça.
Existem algumas calças de couro e outros materiais sintéticos que tem um visual impressionante. Elas definitivamente fazem você parecer mais um profissional, não apenas um motoqueiro de fim de semana.
Quais equipamentos de segurança você usa quando dirige uma moto? Como esses equipamentos já te salvaram antes?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Multa por falta de capacete perde a habilitação?
As melhores motos para iniciantes
Como andar de moto: 10 dicas para iniciantes
Capacetes mais confortáveis e seguros! Como escolher?