Escova do motor de arranque ou partida: o que é?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Os motores de arranque podem ter um dos dois tipos de comutador. Pode ser um comutador cilíndrico, como o de um dínamo, com as escovas apoiadas na face lateral, ou pode ser um comutador de face, que possui um disco plano em sua extremidade externa, com as escovas apoiadas no disco. Entender a função e a manutenção dessas escovas ajudará bastante a manter estes componentes por mais tempo.

O que é a escova do motor de arranque?

Se você viu faíscas através das aberturas de ventilação do motor em uma furadeira, deve ter visto escovas de motor elétrico em funcionamento. Este é o mesmo funcionamento de um motor de arranque de veículo. O arco ocorre porque a eletricidade está sendo conduzida da parte não giratória do motor, ou estator, para a armadura, que é a parte que gira. As escovas são a parte do estator de um motor elétrico que conduz a corrente elétrica para o rotor.

Leia também

A escova é um componente geralmente feito de carbono/carvão, e estão conectadas a um circuito elétrico.

Como funciona a escova de partida?

As escovas são mantidas no lugar por um porta-escovas, que contêm a escova e uma mola. A mola pressiona a escova contra o comutador com força suficiente para fornecer um bom contato elétrico enquanto evita muita força que causaria desgaste excessivo. Muitas faíscas ou superaquecimento de um motor de partida podem indicar escovas gastas.

Funcionamento das escovas de motores de partida

As escovas de motor de partida funcionam em motores elétricos, e por conta do desgaste podem precisar de substituição. (Foto: www.aliexpress.com)

Qual a função da escova no motor de partida?

A corrente alternada inverte sua direção de fluxo 60 vezes por segundo. Uma armadura conectada diretamente a esta corrente tentaria fazer a mesma coisa. O comutador é um anel com segmentos condutores e isolantes alternados. Cada segmento condutor é conectado a um enrolamento da armadura. A função das escovas é conduzir eletricidade aos segmentos individuais conforme eles giram de escova a escova. Isso permite que o motor gire em uma direção a uma velocidade determinada pelo número de enrolamentos na armadura.

Quais as partes da escova de partida?

Escovas para motores com potência fracionada são feitas de uma mistura de carbono e a forma de grafite do carbono conhecida como carbono-grafite. Para ferramentas de alta velocidade como roteadores, as escovas são inteiramente de grafite por causa de seu menor atrito. Grandes motores usam escovas que são uma mistura de grafite e até 50% de cobre. A composição de uma escova específica para um motor em uma determinada aplicação é determinada por fatores como frequência de partidas, probabilidade de sobrecargas, vida útil esperada do motor e pressão contra o comutador.

A porcentagem de corrente perdida entre a escova e o comutador é afetada pela qualidade do contato entre os dois. Um bom ajuste entre a escova e o comutador melhora a eficiência. Além disso, o comutador com menos limpeza ou arranhões, menos poços e menos película é mais eficiente.

Desgaste da escova do motor de arranque

Dois tipos de desgaste afetam as escovas: mecânica e elétrica. Em operação normal, forma-se um filme de grafite entre a escova e o comutador, o que reduz o desgaste mecânico. Irregularidades na superfície do comutador e baixa umidade podem danificar este filme. O desgaste elétrico é causado por pontos pontuais de alta tensão que produzem as faíscas que você vê. Cada faísca representa um minúsculo buraco em uma escova ou comutador.

O desgaste rápido da escova é um problema que pode ser causado por uma série de fatores. Não há uma resposta fácil para essa pergunta, pois cada situação pode ser diferente. Uma resposta natural a essa pergunta, para a qual muitos saltarão rapidamente, é o tipo de pincel de carbono. No entanto, vimos que, na maioria das vezes, o grau do pincel não é o culpado. Aqui estão três dos motivos mais comuns para o rápido desgaste da escova de carbono:

Baixa pressão da mola

A pressão inadequada da mola pode causar desgaste rápido da escova elétrica. As molas do tipo relógio e dedo tendem a perder força à medida que a escova se desgasta e todas as molas se cansam com o passar do tempo. Isso reduzirá a força efetiva na face da escova e aumentará a taxa de desgaste da escova.

Comutador ou condição de anel ruins

Uma superfície de contato áspera, desajustada ou de outro modo ruim pode causar desgaste acelerado da escova. Uma condição ruim do comutador pode levar ao desgaste elétrico e mecânico da escova de carvão. As recomendações da indústria são para que a superfície do comutador seja redonda dentro de 0,002 pol. Para contato adequado da escova. Um anel fora de círculo também fará com que as molas se flexionem com mais frequência, levando a uma vida útil mais curta e ao risco de pressão inadequada da mola.

Porta-escovas

Os porta-escovas estão com espaços desiguais ou fora do ponto morto. Os modelos montados incorretamente podem causar vários problemas. Os porta-escovas instalados incorretamente têm o potencial de aumentar o desgaste da escova e causar danos à superfície de contato.

É importante observar que cada situação é única e pode haver muitos outros motivos para o rápido desgaste da escova. Por exemplo, as condições de operação do motor podem desempenhar um papel fundamental na vida útil da escova de carbono.

Como trocar as escovas do motor de partida?

Você não precisa de uma oficina totalmente equipada para trocar as escovas do motor de arranque, mas, no entanto, precisará de pelo menos o seguinte:

Algumas chaves de fenda.

Uma chave de fenda cruzada grande (N ° 2).

Uma lixa.

Um ferro de solda de alta temperatura (se não for um pequeno maçarico a gás).

Fluxo de estanho e primer adequados.

Pasta desoxidante.

Um conjunto de novas escovas para o motor de partida.

1. Desmontagem

A desmontagem do motor de arranque não é muito complicada em si, porque nem tudo precisa ser desmontado. Para este modelo específico, apenas o motor (armadura, bobina) pode ser removido. Comece abrindo o capô (facilita) e desconecte as baterias.

Aviso: um motor de partida requer eletricidade de alta potência. As seções transversais do cabo são grandes e um curto-circuito pode ocorrer facilmente. Sempre desconecte as baterias para evitar danos ao veículo e o risco de queimaduras ou incêndio.

Localize a posição do motor de arranque. Um fio conecta o motor de partida ao motor. O primeiro passo é desconectar isso, desaparafusando o fio do starter. O fio permanece conectado ao motor. Desaparafuse os dois parafusos longos que prendem o motor à carcaça do motor de arranque . O motor deve então deslizar sozinho.

Tendo removido o motor, você pode ir para a sua bancada.

2. Troca das escovas de carvão.

Comece limpando o exterior da carcaça do motor. A bobina pode ser removida neste estágio para não atrapalhar as operações posteriores.

Em seguida, remova a tampa traseira desaparafusando os dois parafusos de cabeça cruzada. Limpe bem as cabeças dos parafusos para evitar surpresas desagradáveis. Recomenda-se uma chave de fenda de impacto para evitar danos às cabeças.

Para separar os porta-escovas da armadura, você precisa remover as duas molas que prendem as escovas fixadas na armadura. Use uma chave de fenda pequena, evitando cuidadosamente danificar as molas.

Agora você pode remover o porta-escova.

Corte os dois fios da escova ao lado da armadura usando um alicate. Via de regra, eles foram montados de fábrica com um soldador elétrico, portanto não é fácil apenas “dessoldá-los”. Alguns modelos de encaixe são mais fáceis de desmontar, bastando apenas puxar.

Use uma pequena lima chata para limpar a base de cobre onde a escova foi soldada.

Em seguida, use o ferro de solda para aquecer a base de cobre e cubra-a com uma gota de fluxo. Você também pode adicionar uma gota de graxa Hampton para melhorar o contato.

Faça o mesmo até a ponta do fio da nova escova e, em seguida, una a escova à base. Solde com cuidado e verifique a resistência da junção. Repita esse processo para o segundo pincel.

Para o porta-escova são as mesmas etapas:

Corte a escova velha

Limpe e lixe o ponto de contato

Solde na nova escova.

Mais uma vez, é a qualidade da sua soldagem que determinará o quão bem o seu starter funcionará.

3. Bobina

Depois de desmontar o motor de arranque, aproveite para dar uma vista de olhos à bobina. Limpe e lubrifique as engrenagens e verifique os enrolamentos.

Usando um voltímetro, verifique a continuidade da resistência entre cada contato. E também verifique se eles não foram excessivamente desgastados pela ação de fricção das escovas.

4. Remontagem.

A remontagem do motor de arranque é bastante simples. Basta trabalhar passo a passo para trás.

Comece colocando o porta-escova de volta no lugar na armadura com as escovas empurradas para trás na posição. Reinstale a bobina enquanto separa as escovas. Agora aparafuse a tampa adicionando um pouco de graxa à engrenagem.

Monte o motor de volta na caixa de partida que permaneceu no veículo. Prenda na posição usando os dois parafusos longos com passagem direta de uma extremidade à outra.

Reconecte o fio ao corpo do starter. Tudo o que resta é reconectar as baterias antes de testar pela inicialização.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário