O que fazer se o veículo for guinchado?
As possibilidades são de que se você possui um carro ou moto, você depende deles. Na verdade, você provavelmente depende muito deles. Para chegar ao trabalho, para viagens, para o lazer. Enfim, tudo o que exige transporte de um lugar para outro.
Devido a isso, pode acabar com seu humor ver que seu carro ou moto não está onde você estacionou. No início, você pode pensar que você perdeu o seu veículo ou foi roubado, mas logo você percebe que ele foi rebocado por você estar cometendo alguma irregularidade. Como recuperar então seu veículo?
Talvez você esteja em uma cidade nova ou em um lugar desconhecido, ou talvez a sinalização de estacionamento seja verdadeiramente confusa. Independentemente disso, os fatos permanecem os mesmos. Seu carro ou moto foi embora. Antes de entrar em pânico, pare e considere estas etapas que vão te ensinar exatamente o que você deve fazer.
Leia também
O que fazer se o veículo for guinchado: reunindo as provas
É sempre uma boa ideia verificar as provas. Antes de começar a pensar em ter seu veículo de volta, dê uma olhada em seus arredores. Procure pela sinalização de estacionamento proibido e indicadores ao redor da área. Tire fotos da sinalização, especialmente se você acredita que foi rebocado sem um motivo válido. Também pode ajudar a conversar com possíveis testemunhas ou outros motoristas que possam ter estacionado seus veículos na mesma área.
Veículo guinchado: como retirar?
O próximo passo é obter o seu veículo de volta. Em algumas cidades, um adesivo é colocado no chão onde o veículo foi estacionado irregularmente, com informações de contato para reaver o veículo. Se não há essa sinalização, chame o departamento de polícia local. Eles vão te dar mais informações sobre a localização do seu veículo para você poder ir buscá-lo. Ligue para um amigo ou membro da família para conduzi-lo até o DETRAN local ou pegue um táxi ou Uber para chegar até lá. Apenas esteja pronto para pagar a multa e outros custos. Normalmente as taxas só podem ser pagas em dinheiro, por isso certifique-se de que você está preparado para arcar com os custos. Guarde comprovantes para o caso de achar que o guincho foi irregular.
Veiculo guinchado indevidamente? Leia todos os documentos
Certifique-se de compreender por que exatamente o seu veículo foi rebocado antes de sair do DETRAN. Faça perguntas e não assine nada sem primeiro ler e entender. Ninguém pode legalmente segurar o seu veículo por motivos que não estejam previstos nas leis de trânsito brasileiras. Se você discordar com o reboque, ou acreditar que o reboque foi errado, você poderá recorrer, assim como recorre de uma multa. O DETRAN também te encaminhará para o pátio onde o veículo está guardado.
Por que seu veículo pode ser rebocado?
Existem muitas violações possíveis que podem resultar em seu veículo ser rebocado. Aqui estão alguns fatores comuns que você deve estar ciente:
- Bloqueando um hidrante de incêndio
- Obstrução do tráfego
- Estacionamento em área irregular
- Cobrindo o acesso a uma rampa ou calçada
- Veículo com modificações irregulares, não autorizadas pelo DETRAN
- Estacionamento em frente à garagem ou bloqueando a entrada e saída de veículos
- Veículo não licenciado ou registrado
Reboque e o seguro do seu veículo
Descobrir o seu veículo foi rebocado nunca é uma coisa boa. Múltiplas violações de trânsito podem resultar em aumentos de prêmios do seguro e, em certos casos, seu carro pode ser rebocado devido a essas mesmas violações. Se você tem multas por estacionamento irregular não pagas ou uma licença suspensa, espere que o seu seguro suba de preço. Além disso, ter multas demais também pode resultar em maior seguro, pois isso é um sinal de que você é um mau motorista.
O que fazer quando o veículo for rebocado?
Para evitar problemas, sempre estacione em áreas legalmente marcadas e preste atenção a quaisquer dívidas que você tenha. Mantenha-se responsável para que você sempre possa encontrar o seu veículo onde você deixou. Se o veículo for rebocado, procure entrar em contato com o DETRAN da cidade para saber onde ir para a remoção do veículo do pátio do DETRAN. Quanto antes você fizer isso, menores serão seus custos.
Você já teve seu veículo guinchado? O que teve que fazer para retirar o veículo do DETRAN?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Troca de carro: quando fazer?
Como funciona o estacionamento rotativo?
Compensa comprar carros em outras cidades?
Trocar moto por carro ou vice versa vale a pena?