Fim dos avisos de radar – Já era hora!
A segurança no trânsito é um assunto debatido diariamente no Brasil, sejam em programas de televisão que usam as tragédias para aumentara a audiência ou pelas famílias e amigos que choram seu mortos e feridos nos milhares de acidentes diários. Grande partes deles sem dúvida alguma causados por excesso de velocidade!
Temos que levar em consideração que o excesso de velocidade tem várias causas e que em algumas delas o radar não surtirá nenhum efeito, como motoristas embriagados ou que dirigem após usarem drogas. Mas para condutores que simplesmente aceleram com irresponsabilidade e consciente do que fazem, a possibilidade de serem multados a qualquer momento poderá ter algum efeito.
Leia também
Sempre considerei absurda a idéia de avisar ao possível infrator que naquele momento ele está sendo fiscalizado. As normas de trânsito já existem e deveriam ser suficientes para que o motorista respeite os limites de velocidade. Avisar quando há um radar só vai contribuir para que em todos os outros trechos da via a velocidade seja excedida a bel prazer.
Em outros países já é comum a cultura de que você poderá ser multado a qualquer momento e há inclusive radares que multam pela média de velocidade. Faz muito mais sentido não avisar dos radares e ajudar na construção da cultura de que as regras de trânsito precisam ser seguidas o tempo todo. Li um outro artigo que compartilha desta opinião, e inclusive mostra como vários brasileiros agem, pisando no freio e mantendo a velocidade correta só quando há um radar. Coisa de brasileiro que quer ser esperto em tudo.
Agora estão fadados ao fracasso os vários sistemas usados para avisar sobre a existência dos radares. Certamente aumentará muito a procura por estes equipamentos de GPS do tipo que avisa quando tem radar, mas a precisão dos mesmos estará muito comprometida pois agora é possível colocar radares móveis em qualquer parte da cidade, muito mais rapidamente. Jogue no lixo aquele seu GPS com aviso de radar!
Qual a sua opinião sobre a não obrigatoriedade de aviso de radares de trânsito? Acha certa ou errada? Comente abaixo a sua resposta.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
13 leis de trânsito que podem te pegar de surpresa
Trânsito agora em São Paulo
Como funciona o sensor de velocidade?
Velocímetro digital é confiável?