GPS com mapa de radar
A eletrônica e a informática existem e apareceram no mundo, sem dúvida alguma, com o intuito de facilitar a vida das pessoas. O mau uso da tecnologia pode trazer consequências graves ao longo prazo, isto quando os danos não são imediatos. Mapas com radares e GPS com radar discriminado no mapa pode ser um auxílio prático, um exemplo do desenvolvimento da tecnologia. Mas é um bom exemplo de mau uso da tecnologia, pois o mapa de radar acaba mais prejudicando o trânsito brasileiro do que ajudando. Como?
GPS com mapa de radar: qual o problema?
Leia também
Não há nada demais em querer saber em que lugar da cidade existem radares instalados. Para isto existem muitos sites com uma lista de radares online que pode ser consultado a qualquer momento, de graça. O problema é quando um GPS com detecção de radar é usado com o intuito de permitir ao motorista abusar da velocidade nos trechos onde não existem radares. A afirmação pode parecer um pouco óbvia, mas isto vai muito além de uma questão de princípios, pois influencia diretamente a segurança de todos os brasileiros nas estradas e ruas. É egoísmo demais acelerar “onde pode” e tirar o pé do acelerador “onde não pode”. Há um limite de velocidade em todas as ruas e estradas no Brasil, e estes limites devem ser respeitados para garantir a segurança de todos.
Dirigir com emoção ou com segurança?
Dirigir em alta velocidade tem, sem dúvida, uma grande dose de emoção. Em geral, tal emoção sempre tem uma relação direta com o risco no qual o motorista se coloca, além do risco em que ele coloca outras pessoas. Ao utilizar um mapa de radares em seu GPS, você deve garantir a si mesmo que o objetivo seja apenas informativo, caso contrário você poderá estar dando um mau exemplo para a sociedade e para todos que estão ao seu redor.
As consequências desta ação aparentemente inocente, podem vir a longo prazo. Pode vir, por exemplo, em uma tragédia no trânsito que envolva a sua família ou alguém próximo de você. E em geral, casos assim estão relacionados a abusos de velocidade. Conheço casos reais de situações assim que levaram as pessoas envolvidas a dirigir com muito mais responsabilidade, seguindo as leis de trânsito minuciosamente. Algumas, inclusive, fizeram até cursos de direção defensiva para poder praticar melhor a segurança na direção.
Considerações Finais
Esta argumentação introdutória, obviamente não esgota a discussão a respeito deste assunto. As possibilidade de uso de um GPS com radar são muitas e, certamente, eu não imaginei todas elas. Todavia, nosso aviso sobre segurança esta dado. E você, racionalmente, tem que avaliar como você está dirigindo e se a segurança de sua direção serve pra você e toda sua família. Compartilhe nos comentários também sua opinião: é a favor da instalação de mapas de radares em GPS? Tem um GPS que avisa quando tem radar? Qual a utilidade dele para você? Conte sua experiência!
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
Como economizar nos pedágios brasileiros?
13 leis de trânsito que podem te pegar de surpresa
Velocímetro digital é confiável?
10 dicas para dirigir na estrada