Honda Accord: híbrido e flex, com versões e a história!
O Honda Accord é um veículo que já se tornou icônico para a marca japonesa. Ele é uma melhoria para as pessoas que esperam um pouco mais do Civic, buscando um veículo maior e mais luxuoso. E evoluiu muito ao longo dos anos, o que vamos mostrar abaixo.
Honda Accord 1981 a 1985
Introduzido em 1981 para o mercado japonês, europeu e norte-americano, e foi o primeiro carro do mundo a oferecer uma opção para um sistema de navegação, muito antes da era do GPS.
Éra uma época em que a montadora japonesa tentou alcançar o resto das montadoras e apressou novos modelos para a produção. Soichiro Honda considerou que os facelifts eram pequenos demais para as profundas mudanças e atualizações que ele queria em seus carros. Era o mesmo com o Accord.
Leia também
Projetado a partir do zero, esta geração do Accord ainda mantinha a forma e as linhas básicas de seu antecessor. Ainda estava disponível como hatchback de três portas e sedan de quatro portas. Foi o primeiro Accord construído na fábrica da Honda de Marysville, Ohio.
No interior, a montadora considerou que o painel tinha que ocupar um espaço mínimo da vista do motorista e colocou-o baixo, plano de porta em porta. Ele forneceu algum espaço de armazenamento em frente ao passageiro, enquanto o motorista obteve um conjunto de instrumentos com um velocímetro grande e tacômetro e dois pequenos mostradores para o nível de combustível e a temperatura da água.
No painel central, a montadora forneceu como opção o eletro-gyrolocator. Era mais um roteiro impresso em um filme fino projetado em uma tela monocromática de 6 “. Embora não fosse tão preciso, ainda poderia fornecer informações sobre o caminho a seguir.
Para a versão de quatro portas, a montadora estendeu a distância entre eixos e forneceu mais espaço para as pernas quando comparado à primeira geração do Accord. Embora houvesse apenas sete centímetros (2,8”), isso fez a diferença para o conforto do passageiro traseiro.
Motores do Honda Accord 1981 a 1985:
1.6L 3 marchas automático (80 hp)
1.6L 3 marchas automático (90 HP)
1.6L 5 marchas manual (80 hp)
1.6L 5 marchas manual (90 HP)
1.7L 3 marchas automático (97 HP)
1.7L 5 marchas manual (97 hp)
Honda Accord 1989 a 1993
A Honda projetou esta geração do Accord como um carro mundial e vendeu com pequenas mudanças globalmente, e seu sucesso se baseava em motores com eficiência de combustível, carroceria leve e manuseio ágil.
O Accord (CB) compartilhou sua plataforma com o Prelude esportivo e transportou toda a suspensão, incluindo o sistema de direção de quatro rodas opcional disponível como opção ou ajustado como padrão em versões específicas. Embora a Honda tenha feito isso como um sedan familiar, logo provou ser um veículo esportivo, graças ao seu centro de baixa gravidade, distância entre eixos longa e suspensão independente em todos os cantos.
O lado frontal esbelto, com faróis estreitos e horizontais e uma pequena grade, garantiu ao carro um visual esportivo. Seu capuz plano e para-brisa com raiva faziam com que pareça um sedan esportivo em vez de um carro de família. A Honda chegou a oferecer como um cupê de duas portas em mercados específicos chamados CC em vez de CB.
No interior, a cabine oferecia quatro assentos confortáveis com espaço para as pernas suficientes para todos os passageiros. Além do nível de acabamento base, os outros dois apresentavam ar-condicionado padrão, quatro janelas elétricas. Seus finos pilares garantiram excelente visibilidade geral para o motorista.
A plataforma técnica era incomum para um carro daqueles tempos, com suspensão frontal de osso duplo e multi-link na traseira. A Honda instalou a direção hidráulica dependente de velocidade como padrão em todos os modelos. A montadora desenvolveu uma nova linha de motores para ele; A série F variou entre 1,8 litros e 2,2 litros e os combinou como padrão a um manual de cinco velocidades.
As versões de 2,2 litros estavam disponíveis com uma opção para uma automática de quatro velocidades. Foi o último Accord disponível com os motores do carburador em mercados específicos. Embora a Honda já tenha instalado os motores VTEC nos intervalos cívicos e prelúdicos, ela não ofereceu um para o Accord. Seus quatro motores de válvulas/cilindros apresentavam uma árvore de cames aérea, não duas.
Motores do Honda Accord de 1989 a 1993:
1.8L 4 marchas automático (105 hp)
1.8L 5 marchas manual (100 hp)
1.8L 5 marchas manual (105 hp)
2.0i 4 marchas automático (133 hp)
2.0i 5 marchas manual (133 hp)
2.0L 4 marchas automático (110 hp)
2.0L 5 marchas manual (110 hp)
2.2L 4 marchas automático (150 HP)
2.2L 5 marchas manual (150 hp)
Honda Accord 1993 a 1996
A Honda introduziu a quinta geração de sua gama bem -sucedida Accord em 1993 com diferentes versões.
Esta geração começou a diferenciar os modelos de Accord. Foi baseado na mesma plataforma que seu antecessor, mas com um estilo completamente novo. Além disso, a Honda manteve alguns motores da geração anterior.
Do lado de fora, os faróis longos e horizontais foram curvados e pareciam a fáscia frontal do prelúdio da Honda, com uma pequena grade onde a montadora não conseguia caber no símbolo H, por isso a moveu para o capô. De suas laterais, parecia um hatchback devido à sua janela traseira inclinada. Além disso, a partir do perfil, era fácil identificar a pequena janela atrás das portas traseiras. Foi a primeira vez que a Honda fez o Accord assim.
No interior, a montadora mantinha os mesmos materiais usados na quarta geração e nos mesmos assentos, mas com mais espaço para os passageiros traseiros, graças à estufa um pouco mais alta. O painel apresentava um design com um console central inclinado e um cluster de instrumentos arredondados na frente. Outra melhoria foi a substituição do volante que apresentava um airbag padrão para toda a faixa.
Sob o capô, a Honda instalou a mesma família de motores F20 que seu antecessor, emparelhado com um câmbio manual de 5 velocidades ou um automático de 4 velocidades. A versão mais potente foi um motor de 2,3 litros transportado a partir do prelúdio da terceira geração.
Motores do Honda Accord 1993 a 1996:
2.0 I 5 marchas manual (131 hp)
2.0i 4 marchas automático (131 hp)
2.0i 5 marchas manual (116 hp)
2.2i VTEC 4 marchas automático (150 HP)
2.2i VTEC 5 marchas manual (150 HP)
2.3i 5 marchas manual (158 hp)
Honda Accord e o facelift de 1996 a 1998
A Honda introduziu uma atualização do ciclo de meia-idade para esta geração do Accord e trouxe pequenas mudanças externas e melhorou seus recursos.
A versão com facelift apresentava uma nova fáscia frontal. Como elemento de distinção, o capô foi curvado em direção ao para -choque e incorporou a grade. Seus faróis eram um pouco mais proeminentes do que na versão sem facelift e apresentavam uma forma curva em vez de angulares do ano modelo de 1993.
No interior, a Honda instalou um novo CD-player, ajustado como padrão em vez de jogadores de cassete, escondido atrás de uma tampa de balanço na pilha central. A montadora instalou um sistema de duplo para proteger seus ocupantes e melhorou os sistemas anti-roubo. Fora isso, mantinha os mesmos materiais para os assentos e não havia modificações para o espaço interior.
Sob o capô, a montadora japonesa introduziu uma nova linha de motores que começou com 1,8 litro e subiu para um 2,2 litros, que se tornou a versão superior. O último substituiu os 2,3 litros mais antigos que o Accord o compartilhou com o Prelude. Compreendendo a importância de um motor a diesel, a Honda instalou um turbo-diesel de 2,0 litros emparelhado com um manual de cinco velocidades.
Motores do Honda Accord 1996 a 1998:
1.8i 4 marchas automático (116 hp)
1.8i 5 marchas manual (116 hp)
2.0i 4AT (131 hp)
2.0i 5 marchas manual (131 hp)
2.2i VTEC 4 marchas automático (150 HP)
2.2i VTEC 5 marchas manual (150 HP)
Diesel 2.0i TD 5 marchas manual (105 hp)
Honda Accord 1997 a 2002
Apresentava um chassi e carroceria completamente reestilizados e reprojetados. Disponível nas versões de sedã e cupê, o Accord ostentava uma nova aparência atualizada e nova, com linhas limpas e fluidas. O sedã Accord em 1998 tinha airbags duplos como parte do equipamento padrão, enquanto os airbags laterais estavam disponíveis como opcionais.
O carro veio com um motor de 2,3 litros em linha ou uma unidade SOHC de 3,0 V6. Desde 2000, o Accord cumpriu os regulamentos de emissões. Níveis de acabamento mais altos tinham até o sistema de entrada sem chave, ABS e teto solar elétrico.
Motores do Honda Accord 1997 a 2002:
2.3L 5 marchas manual (135 hp)
2.3L 5 marchas manual (150 hp)
3.0L V6 4 marchas automático (200 hp)
Honda Accord 2002 a 2005
A confiabilidade e a qualidade do Accord diferenciam no mercado muito contestado dos sedãs de tamanho médio. Em 2003, o Accord ficou bastante sem graça no design, mas seu valor residia em diferentes atributos.
O exterior apresentava faróis triangulares, curvos. As largas lanternas traseiras foram estendidas sobre a tampa do porta -malas. Um novo conjunto de rodas de liga leve foi incluído na lista, enquanto as de 17” foram montadas como padrão na versão V6. A aparência geral permaneceu a mesma com a extremidade frontal arredondada e uma tampa reta nas costas.
No interior, o Accord de 2003 apresentava um sistema de navegação, que não era muito comum no mercado. Também foi adicionado um sistema de manutenção revisado, o que deu lembretes aos proprietários para manutenção programada, como alterações de petróleo com base nas condições operacionais. Um de seus atributos-chave foi o interior confortável, adequado para cinco adultos.
O modelo básico veio com um CD-player e poucos recursos de conforto. Não foi até 2004, quando o modo base recebeu airbags duplos. Dependendo do nível de acabamento, o Accord etra equipado com controles de volume no volante.
O Accord de 2003 foi o primeiro a atender padrões de emissão mais exigentes para o motor de 2,4 litros. Outro motor na programação foi o V6 de 3,0 litros, que foi acoplado a um automóvel padrão de 5 velocidades. Em 2004, o Accord foi equipado com uma nova versão híbrida, mas apenas alguns veículos não faceliftados foram equipados com isso.
Motores do Honda Accord 2002 a 2005:
2.4 I-VTEC 5 marchas manual (160 hp)
3.0 V6 5 marchas automático (240 HP)
Honda Accord 2005 a 2007
Sua performance de vendas no segmento de tamanho médio foram grandes e ofereciam qualidades que outras criadoras de carros não puderam corresponder em termos de desempenho, confiabilidade e conforto. Esta geração do Accord não foi exceção e foi presenteado com mais recursos e comodidades.
O exterior foi ligeiramente alterado, com novos faróis e luzes traseiras. Um novo conjunto de rodas de liga leve foi incluído na lista, enquanto as de 17 ”foram montadas como padrão na versão V6. A aparência geral permaneceu a mesma com a extremidade frontal arredondada e uma tampa reta nas costas.
No interior, o Accord de 2005 apresentava um novo sistema de navegação que apresentava um novo processador, mais memória e vários novos recursos, incluindo informações de restaurantes. Também foi adicionado um sistema de manutenção revisado, o que deu lembretes aos proprietários para manutenção programada, como alterações de petróleo com base nas condições operacionais.
Para o trem de força, o motor V6 foi oferecido com um manual de 6 velocidades pela primeira vez. A unidade de 2,4 litros em linha de quatro cilindros ganhou mais poucos cavalos de potência e um acelerador drive-by-wire. A versão híbrida superior da faixa foi o primeiro veículo híbrido V6 no mercado e apresentava um sistema de desativação do cilindro. Foi acoplado a um automático padrão de 5 velocidades em vez de um CVT.
Motores do Honda Accord 2005 a 2007:
2.4L I-VTEC 5 marchas manual (166 hp)
3.0L V6 I-VTEC 5 marchas automático (244 hp)
Motor Híbrido 3.0L 5 marchas automático (253 hp)
Honda Accord 2008 a 2012
O Honda Accord ganhou clientes ao longo do tempo, graças a um equilíbrio muito bom entre desempenho, conforto e confiabilidade. O modelo de 2008 conseguiu adicionar mais recursos e foi melhorado em todos os cantos.
Para alcançar um melhor conforto, o Accord de 2008 pegou alguns elementos da marca Acura Premium e a mistura bem dentro da cabine. Os motores suaves e naturalmente aspirados, ofereciam energia suficiente e consumo decente de combustível.
A aparência externa foi mais refinada quando comparada ao seu antecessor. A grade grande com três ripas horizontais foi continuada nas laterais com os faróis. As linhas ascendentes nas laterais fizeram o carro parecer mais dinâmico. Mas a aparência geral não era agressiva.
Lá dentro, houve muita inspiração nas acura. O sistema de navegação, os assentos de couro ou os bons acabamentos faziam parte de um pacote completo. Os bancos dianteiros eletricamente ajustáveis tinham uma opção para aquecimento. A unidade de controle climática da zona dupla era fácil de alcançar e com mostradores claros. Para o sistema de infotainment, o grande botão redondo foi colocado no console central, não entre os assentos como outros fabricantes de carros.
Para o trem de força, a Honda instalou a suspensão que poderia dar um bom manuseio, mas também um bom conforto para seus ocupantes. Não possuía configurações de amortecimento ajustável. A transmissão padrão para os motores de quatro cilindros era um câmbio manual de 5 velocidades com um automático de 5 velocidades como opção, enquanto os motores V6 foram acoplados a apenas um automático de 5 velocidades.
Motores do Honda Accord 2008 a 2012:
2.4L I-VTEC 5 marchas automático (177 hp)
2.4L I-VTEC 5 marchas automático (190 HP)
2.4L I-VTEC 5 marchas manual (177 HP)
2.4L I-VTEC 5 marchas manual (190 HP)
3.5 I-VTEC 5 marchas automático (271 HP)
Honda Accord 2012 a 2015
A nona geração do Accord foi uma peça de evolução. Era menor que a geração anterior, que já era grande demais para um sedã de tamanho médio. O visual externo foi alterado um pouco, não muito, mas o suficiente para diferenciá-lo por seu irmão mais velho. A nova fáscia frontal apresentava uma grade rajada e faróis mais estreitos quando comparados à geração anterior.
No interior, havia um novo painel, com o mesmo local para a unidade de infotainment e seus controles. A navegação e os comandos de voz faziam parte da equação. Devido à diminuição do tamanho, o espaçointerior não era tão grande quanto na geração anterior, mas foi suficiente para cinco adultos.
O trem de força foi atualizado. Para o motor de quatro cilindros, o Accord estava disponível com uma caixa de câmbio CVT inteligente que tinha poucas engrenagens predefinidas e imita uma caixa de câmbio automática. Mas foi mais eficiente. Era mais eficiente do que a transmissão manual de 6 velocidades oferecida para o Accord. A versão V6 estava disponível apenas com uma automática de 6 velocidades. Para aqueles preocupados com o meio ambiente, um motor híbrido e um híbrido plug-in estavam disponíveis.
Motores do Honda Accord 2012 a 2015:
2.4L I-VTEC 6 marchas manual (185 hp)
2.4L I-VTEC 6 marchas manual (189 HP)
2.4L I-VTEC CVT (185 hp)
2.4L I-VTEC CVT (189 HP)
3.5L I-VTEC 6 marchas automático (278 HP)
Honda Accord híbrido aparecendo, de 2015 a 2017
Impressionante economia de combustível, um excelente design exterior e um desempenho gratificante, tudo em um pacote chamado Honda Accord.
Para 2015, o Accord veio em dois estilos corporais, um sedan de médio porte e um cupê.
Os sedãs estavam disponíveis em 4 níveis de acabamento: LX, Sport, Ex, Ex-L e Ex-L com navegação. Se equipado com o V6 de 3,5 litros, o Accord veio em três acabamentos: EX-L, EX-L com Navi e Touring.
Os níveis de acabamento base estavam bem equipados, com recursos incluindo ligas de 16 polegadas, controle climático automático de zona dupla, acessórios elétricos, controle de cruzeiro, conectividade Bluetooth, uma câmera traseira, uma tela de entretenimento de entretenimento de 8 polegadas e muitos outros.
Entrando no acabamento esportivo, o Accord foi equipado com um motor mais forte, ligas de 18 polegadas, um spoiler traseiro, um volante embrulhado em couro e uma transmissão continuamente variável (CVT).
O nível de acabamento EX incluía os recursos LX e as ligas de 17 polegadas adicionadas, espelhos aquecidos, entrada sem chave, partida sem chave, teto solar e um sistema de monitoramento de ponto cego.
Um acabamento mais luxuoso, o EX-L adicionado estofamento de couro, bancos dianteiros aquecidos, segurança aprimorada com colisão para a frente e sistema de aviso de departamento de faixa, além de um sistema de áudio de 7 alto-falantes atualizado e uma tela sensível ao toque de 6 polegadas. A integração do smartphone também era padrão usando o Hondalink com a AHA.
Obviamente, com EX-L com o NAVI adicionado um sistema de navegação com reconhecimento de voz.
Além dos recursos de segurança mencionados e disponíveis com os níveis de acabamento superior, o recurso de ponto cego da Lanewatch foi um sistema mais avançado que exibia instantaneamente uma ampla visão do lado dos passageiros quando o motorista acionava o sinal de curva à direita.
Motores do Honda Accord 2015 a 2017:
2.4L 6 marchas manual (185 hp)
2.4L 6 marchas manual (189 HP)
2.4L CVT (185 hp)
2.4L CVT (189 HP)
3.5L V6 6 marchas automático (278 HP)
Motor Híbrido 2.0L CVT (212 HP)
Honda Accord 2017 a 2020
Enquanto outras montadoras começaram a aumentar o tamanho do motor para fornecer mais energia e refinamento, a montadora japonesa mudou seu registro. O Accord 2017 estava disponível apenas com motores de quatro cilindros e como híbrido.
Seu design exterior combinava com a nova linguagem de design da montadora, com uma grade preta profunda na frente e faróis estreitos, afiados e varridos. Sua aparência estava mais próxima do Civic sedã em termos de proporções, mas diferente em termos de tamanho. Dependendo do nível de acabamento e das opções, a montadora adicionou um spoiler na parte de trás.
O interior do carro revelou uma abordagem de alta tecnologia, com botões para a caixa de velocidades em vez da alavanca regular. No topo da pilha central, a Honda colocou uma tela flutuante para a unidade de infotainment. Seus assentos largos e confortáveis forneceram suporte lateral adequado, enquanto a distância entre eixos longa oferecia bastante espaço para as pernas para os passageiros traseiros.
Sob o capô, a montadora ofereceu três motores: um turbo-compressor de 1,5 litro, um turbo-compressor de 2,0 litros e um híbrido de 2,0 litros. Uma caixa de dez marchas estava disponível para a segunda versão do motor, enquanto a primeira e a última estavam disponíveis com um CVT.
Motores do Honda Accord 2017 a 2020:
1.5L 6 marchas manual (192 HP)
1.5L CVT (192 HP)
2.0L 10 marchas automático (252 HP)
2.0L 6 marchas manual (252 hp)
Híbrido 2.0L CVT (212 HP)
Honda Accord a partir de 2020
O sedã de tamanho médio de 2020 foi completamente redesenhado para ter um estilo agressivo, e o maior papel foi desempenhado pelos faróis de LED completos que foram inclinados em direção à grade central.
Integrado no para-choque dianteiro também havia os faróis de neblina junto com as cortinas do ar funcional.
Parece que a Honda prestou muita atenção aos detalhes, colocando várias inserções de cromo ao longo do corpo do Accord, insere que combinam perfeitamente com as ligas agradáveis.
A parte de trás do Accord era limpa, sem spoiler da tampa da porta-malas.
Dentro do modelo 2020, poderíamos encontrar uma cabine aconchegante e elegante, principalmente devido à boa combinação de materiais, como couro macio com texturas de madeira.
Os bancos dianteiros alimentados foram aquecidos e resfriados e tinham 2 configurações de memória. Uma tela sensível ao toque de 8 polegadas estava disponível e foi projetada para ajudar o motorista a ver melhor devido à sua inclinação.
O Accord ofereceu carregamento sem fio, portas USB na frente, Apple CarPlay e Android Auto e uma tela de cabeça para cima.
A segurança não foi deixada de fora e o Accord foi equipado com a mais recente tecnologia de segurança disponível, como monitoramento de pontos cegos, manutenção da faixa e outros.
Os passageiros traseiros ficariam felizes em sentar -se nos assentos confortáveis, além de descansar os braços no apoio de braço macio equipado com os detentores de copos.
A única desvantagem para eles seria a falta de controle climático, porta USB e provavelmente o soquete de 12V.
Motores do Honda Accord a partir de 2020:
1.5L CVT (192 HP)
2.0L 10 marchas automático (252 HP)
Híbrido 2.0L I-VTEC (212 HP)
O que acham do Accord? Qual versão mais gostam?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Fiat uno: características, dicas, e como comprar!
Honda Biz 2011 – Agora é Flex
Honda CRV: versões e modelos!
Qual o melhor câmbio automático?