Honda Biz: cores e versões
A Honda Biz é uma scooter de motor desenvolvida e produzida pela Honda do Brasil desde 1998. Possui três tipos de motor: 100, 110 e 125 centímetros cúbicos de deslocamento.
Não é difícil explicar o sucesso dessa moto no país. Mas é necessário contar um pouco da história dela para entender de onde ela saiu e para qual caminho está indo.
A história da Honda Biz
É um modelo acessível e básico no país; Uma variação do popular Honda Super Cub, com duas diferenças principais: uma roda traseira de 14 polegadas (em vez de uma traseira de 17 polegadas) e um compartimento de armazenamento sob o assento.
Leia também
Sua antecessora foi a Honda Dream C100, muito mais parecida com a Super Cub. Esta, por sinal, hoje tem muito mais a ver com a Honda Pop, sucesso de vendas principalmente no nordeste do país.
Motores da Honda Biz
Até hoje foram lançados 3 motores de 4 tempos para a Honda Biz, todos no modelo OHC:
100 cc, com 97,1cm³ de volume
110 cc, com 109,1 cm³ de deslocamento
125 cc, com 124,9 cm³
Eles entregam entre 6 hp e 9 hp, variando pouco entre cada ano.
Há indícios de que a Honda pode adaptar a Biz para o mercado elétrico, seguindo a tendência da Super Cub no exterior.
Transmissão, suspensão, freios e pneus da Honda Biz
A transmissão semi-automática da Honda Biz de 4 marchas é extremamente amigável para os pilotos que estão aprendendo a pilotar. É possível passar da 4ª marcha para neutro com o veículo parado.
A suspensão frontal é telescópica com percurso de 90 mm, e a traseira bishock com percurso de 86mm.
Os freios frontais podem ser de 130 mm de tambor ou 220 mm à disco (versão +/EX) , com os traseiros de 110 mm a tambor.
Os pneus dianteiros são de 60/100-17 e traseiros de 80/60-14.
Projeto da Honda Biz
A carenagem de plástico corria abaixo do guidão e sob os pés, protegendo as pernas do piloto dos detritos do vento e da estrada, além de esconder o motor de vista. Esse design era como o gabinete completo de uma scooter, mas, diferentemente de uma scooter, o motor e a unidade da caixa de engrenagens não foram fixados no eixo traseiro. Isso teve vários benefícios.
Ele moveu o motor para baixo e para fora do assento, destacando o movimento do braço oscilante traseiro do trem de força para obter menor peso não suspenso. Também tornou o fluxo de ar de resfriamento do motor mais direto e tornou possível encaixar rodas maiores.
Colocando o motor no centro da estrutura, em vez de perto da roda traseira, melhorou o equilíbrio frontal para a traseira. O tanque de combustível estava localizado sob o assento articulado, que se abriu para revelar a entrada de enchimento de combustível.
As rodas de 17 polegadas, em comparação com as rodas típicas de 10 polegadas de uma scooter, eram mais estáveis, principalmente em estradas ásperas, e psicologicamente tornaram a motocicleta, tendo uma aparência mais próxima de uma bicicleta do que uma scooter de roda pequena.
Caixa de marchas da Honda Biz
A caixa de marchas de quatro velocidades que muda sequencialmente é deslocada manualmente, mas sem embreagem, sem a necessidade de um controle da alavanca da embreagem com o deslocamento dos pés para envolver e desengatar a caixa de marchas do motor.
Embora não seja intuitivo para aprender, uma vez que o motociclista se acostumou, a transmissão semi-automática, facilita muito para quem está começando no motociclismo.
Ignição da Honda Biz
As primeiras Biz usaram um magneto de ignição de 6 volts montado no volante, com uma bateria para ajudar a manter a energia das luzes, enquanto as posteriores foram atualizados para os sistemas de ignição por descarga de capacitores (CDI).
O sistema de lubrificação não usava uma bomba de óleo ou filtro de óleo, mas era um sistema primitivo alimentado por respingos
Cores da Honda Biz
A Honda Biz já esteve disponível em diversas cores, mas hoje em diz está mais limitada, apesar de ainda ter um design e personalidade icônicos.
Algumas das cores incluem:
Marrom Perolizado
Prata Metálico
Vermelho Perolizado
Branco Perolizado
Amarelo
Preto
Cinza
As cores também variam de acordo com a motorização da moto.
O que acham da Honda Biz? Qual das versões vocês teriam em casa?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Honda Fit: motor, versões, e história!
Honda PCX: ficha técnica e história
Honda CRV: versões e modelos!
Honda HRV: ficha técnica, interior, e versões do veículo