Intercooler, para que serve?
Embora não haja nada de errado em não saber qual é a válvula de escape da turbina, um pouco de conhecimento sobre os componentes e o que eles fazem pode ser realmente útil! Se você está procurando melhorar o desempenho ou a potência do seu motor, ou apenas quer garantir que não será enganado por um mecânico inescrupuloso quando as coisas derem errado, receber dicas é o caminho a percorrer.
Nesta postagem, estamos analisando o intercooler, examinando o que ele é, o que faz e como funciona, além de fornecer algumas informações adicionais sobre os diferentes tipos de intercooler disponíveis.
Leia também
O que é um intercooler?
Um intercooler é um dispositivo mecânico usado para resfriar o ar de admissão em motores equipados com um sistema de indução forçada (um turbocompressor ou um supercompressor). Diferentes empresas criaram nomes diferentes para seus sistemas de intercooler, mas o sistema de funcionamento continua o mesmo.
Como funciona intercooler?
A função do intercooler é resfriar o ar depois de ter sido comprimido pelo turbo ou supercompressor, mas antes de entrar no motor.
Os turbocompressores funcionam comprimindo o ar, aumentando sua densidade antes que ele alcance os cilindros do motor. Ao espremer mais ar em cada cilindro, o motor é capaz de queimar proporcionalmente mais combustível, criando mais potência a cada explosão.
Esse processo de compressão gera muito calor e aumenta a temperatura do ar que entra no motor. Infelizmente, conforme o ar fica mais quente, ele também se torna menos denso, reduzindo a quantidade de oxigênio disponível em cada cilindro e afetando o desempenho!
O intercooler funciona para neutralizar esse processo, resfriando o ar comprimido para fornecer mais oxigênio ao motor e melhorando a combustão em cada cilindro. Além disso, ao regular a temperatura do ar, aumenta também a confiabilidade do motor, garantindo que a relação ar / combustível em cada cilindro seja mantida em um nível seguro.
Diferentes tipos de intercooler
Existem dois tipos principais de intercooler, que funcionam de maneiras diferentes:
1. Air para Ar ou Air to Air
A primeira variante é o intercooler ar-ar, que funciona passando o ar comprimido por uma rede de pequenos tubos, passando por uma série de aletas de resfriamento. O calor é transferido do ar quente comprimido para essas aletas de resfriamento, que por sua vez são mantidas resfriadas pelo rápido fluxo de ar de fora do veículo em movimento.
Depois que o ar comprimido resfriado passa pelo intercooler, ele é alimentado ao coletor de admissão do motor e aos cilindros. A simplicidade, leveza e baixo custo dos intercoolers ar-ar os torna a escolha mais popular para a maioria dos veículos turboalimentados.
2. Ar-água ou Air-water
Como o nome sugere, os intercoolers ar-água usam água para diminuir a temperatura do ar comprimido. Água fria é bombeada através da unidade, extraindo calor do ar à medida que passa pela unidade. À medida que essa água esquenta, ela é bombeada através de um radiador ou circuito de resfriamento, antes de entrar novamente no intercooler depois de esfriar.
Intercoolers ar-água tendem a ser menores do que intercoolers ar-ar, tornando-os adequados para motores onde o espaço é escasso e, como a água conduz o calor melhor do que o ar, é adequada para uma faixa mais ampla de temperaturas.
No entanto, o aumento da complexidade, custo e peso associados aos intercoolers ar-água significam que eles não tendem a ser encontrados em motores de veículos.
Qual o preço e como colocar intercooler?
Embora, em teoria, os intercoolers ar-ar possam ser localizados em qualquer lugar entre o turbo e o motor, eles são mais eficazes onde há melhor fluxo de ar e geralmente são colocados na frente do veículo, atrás da grade.
Em alguns veículos, o layout do motor evita isso e o intercooler é colocado no topo do motor – mas o fluxo de ar é normalmente menor aqui, e o intercooler pode ser impactado pelo calor do próprio motor. Nestes casos, dutos ou conchas de ar adicionais no capô são geralmente adicionados para melhorar o fluxo de ar.
O preço de um intercooler para alguém que já tem o sistema turbo começa a partir de 50% do salário mínimo.
Para quem não tem um sistema turbo, junto com o sistema turbo o valor começa entre 1 e 2 salários mínimos, podendo ser muito mais altos dependendo do modelo de veículo, do intercooler e do turbo.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Colocar ou não um TURBO no seu carro?
Como são os carros movidos a ar?
Ar condicionado portátil para carros funciona? Como fazer?
Guia completo para instalação e manutenção do ar condicionado de veículos!