IPVA atrasado dá pra parcelar?
Carros no Brasil têm um dos mais altos encargos fiscais do mundo e o custo de ter um carro é igualmente alto. Todo início de ano, inclusive, você precisa pagar o IPVA, que pode ter um grande impacto financeiro no seu bolso.
Por conta dos valores altos do IPVA, muitos buscam a opção de parcelamento do IPVA para ter um menor impacto nas finanças de início de ano. Outros, acabam deixando o IPVA vencer e precisam arrumar maneiras de pagar o imposto.
Seja em qualquer situação que você se encaixe, vamos te dar as opções de pagamento e negociação do IPVA para não ter problemas com seu veículo.
Leia também
- Qual o financiamento ideal para veículos com mais de 10 anos?
- Desconto em carros para deficientes físicos: como funciona?
Como pagar IPVA atrasado?
Os passos são semelhantes para qualquer estado brasileiro:
1. Vá até o site do DETRAN ou da Secretaria da Fazenda do estado onde o veículo está registrado. Você pode digitar no Google “DETRAN ZZ” trocando ZZ pela sigla do seu estado, e adicionar ao final “IPVA atrasado”, para te levar direto à página específica.
2. Insira a placa e o RENAVAM do veículo para o qual deseja pagar o IPVA atrasado
3. Emita a Guia de Regularização de Débitos, a GRD. Nela estarão os valores atualizados, incluindo multas, juros, e outros encargos do atraso.
4. Escolha a forma de pagamento, integral ou parcelada. Mesmo com o atraso, o estado geralmente ainda permite um parcelamento do IPVA. Se este valor ainda for alto, mais abaixo vamos falar de outras formas de parcelar seu IPVA atrasado. Lembre-se que também terá de pagar a taxa de licenciamento.
5. Pague a GRD pelo código de barras usando um app de carteira digital, um app bancário, em um caixa eletrônico, banco, casa lotérica, ou atendimento da Secretaria da Fazenda.
É relativamente simples o processo.

O IPVA atrasado poderá ser parcelado, mas haverá cobrança de valores extras por conta disso. (Imagem: divulgação)
IPVA atrasado dá multa e causa ainda outros problemas
Algumas das consequências do atraso do IPVA incluem:
Multa.
Impossibilidade de licenciamento do veículo.
Apreensão do veículo, caso você continue rodando com ele e seja pego sem a documentação adequada.
Inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, seu nome será negativado. Ao pagar o IPVA atrasado, seu nome será removido da lista de maus pagadores.
Como fazer o parcelamento do IPVA atrasado?
Como dissemos acima, alguns estados, pela Secretaria da Fazenda ou pelo próprio DETRAN, possibilitam que você escolha parcelar o IPVA do seu veículo. Mas, digamos que a opção não esteja disponível ou que as parcelas estejam acima do que seu orçamento permite pagar. O que fazer?
Bem, há algumas opções bem práticas.
1. Parcelamento de boleto
Boletos e guias de pagamento podem ser parcelados usando carteiras digitais, como o PicPay, ou através de aplicativos de bancos e instituições financeiras. Após escanear o código de barras, escolha o pagamento em parcelas. Lembre-se, no entanto, que haverá cobrança de juros.
2. Empréstimo pessoal
Você pode pegar um empréstimo pessoal para pagar o seu IPVA, parcelando em várias vezes. Verifique, no entanto, os juros que pagará pelas parcelas, para não fugir do seu orçamento.
3. Cartão de crédito
Boletos e guias de pagamento também podem ser pagos no cartão de crédito usando carteiras digitais, ou através de aplicativos de bancos e instituições financeiras. Escolha a opção de pagar no cartão de crédito. Depois, você pode parcelar o cartão. Mas cuidado com os juros!
Ficou alguma dúvida sobre o parcelamento do IPVA atrasado? Caso tenha alguma pergunta, deixem nos comentários e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também

Como tirar as taxas ilegais no financiamento do seu carro?

Devolver carro financiado: como fazer?

Documento do carro não chegou! Posso dirigir?

Cartão de estacionamento do idoso! Onde fazer?