Isenção de IPVA, quais modelos não precisam pagar?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto cobrado dos veículos que circulam em solo brasileiro para que estejam de acordo com a lei. O não pagamento do IPVA pode resultar em multa e até apreensão do veículo.
Alguns modelos de veículos e indivíduos podem ser isentos do pagamento do IPVA, mas como funciona essa isenção?
Motos, caminhões e carros que não pagam IPVA
Um veículo pode não ter de pagar IPVA em três situações diferentes, descritas em detalhes abaixo:
Imunidade
Concedida a veículos pertencentes a entidades que tem garantia constitucional para o não pagamento de impostos. Incluem órgãos públicos federais, estaduais e municipais, suas autarquias e fundações; partidos políticos e suas fundações; sindicatos de trabalhadores; instituições de educação e de assistência social, desde que sem fins lucrativos; templos de qualquer culto.
Leia também
Dispensa
Ocorre no caso de perda da propriedade ou posse, tais como nos casos de furto ou roubo; baixa permanente; leilão do veículo como sucata; desaparecimento ou perecimento do veículo; questionamento da propriedade; perdimento; arresto, sequestro, penhora, apreensão judicial ou apreensão administrativa para fins de averiguação ou instrução de inquérito policial.
Isenção
Concedida a algumas categorias profissionais que usam o veículo para a profissão e certos grupos de indivíduos, tais como taxistas e moto-taxistas; deficientes físicos ou mentais; entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático; ônibus ou micro-ônibus utilizado em fretamento ou no transporte escolar. Máquinas agrícolas; veículos ferroviários (trens); e máquinas usadas na construção civil, na indústria e no comércio para manejo de cargas (empilhadeiras, guindastes, entre outras) também recebem isenção de IPVA devido às suas funções.
A partir de quantos anos não paga IPVA?
Um tipo especial de isenção do IPVA está relacionado a idade do veículo, ou seja, o ano de fabricação. Cada estado tem suas regras específicas para isenção do IPVA:
- Isenção para veículos fabricados até 1985: Santa Catarina
- Isenção a partir de 10 anos de fabricação: Rio Grande do Norte, Roraima e Goiás.
- Isenção a partir de 15 anos de fabricação: Amazonas, Amapá, Rondônia, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão e Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins.
- Isenção a partir de 18 anos de fabricação: Mato Grosso
- Isenção a partir de 20 anos de fabricação: Acre, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
- Minas Gerais e Pernambuco adotam uma redução na cobrança do IPVA gradual ao invés da isenção.
Quem tem isenção de IPVA?
Alguns grupos de indivíduos tem direito a isenção do pagamento de IPVA. De acordo com a lei, certas condições de saúde podem te isentar do pagamento do IPVA. Essas condições incluem:
- Amputação
- Artrodrese
- Artrite
- Artrogripose
- Câncer de Próstata Pós Cirúrgico
- Cardiopatias
- Cirurgia da Coluna
- Cirurgia de Joelho
- Cirurgia de Punho
- Cirurgia e/ou Lesão de Ombro
- Condromalácia Patelar
- Deficiência Mental
- Deficiência Visual
- Doença de Parkinson
- Encurtamento de Membros
- Esclerose Múltipla
- Escoliose Acentuada
- Espondilite Anquilosaste
- Estomias
- Hérnia de Disco
- Insuficiência Renal
- Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
- Má Formação
- Mastectomia
- Nanismo
- Neuropatias Diabéticas
- Ostomia
- Paralisia
- Paralisia Cerebral
- Poliomielite
- Problemas Graves na Coluna
- Prótese de Fêmur
- Prótese Interna ou Externa
- Quadrantectomia
- HIV
- Síndrome do Túnel do Carpo
- Tendinite Crônica
- Tetraparesia
- Tetraplegia
- Etc
Como obter isenção do IPVA?
Primeiro, acesse o site da Secretaria da Fazenda de seu estado. Procure pelos documentos, pré-requisitos e formulários para preencher. Estes podem ser de preenchimento online ou para impressão. Acompanhe o processo no site para saber demais procedimentos que possam ser necessários.
O indivíduo deverá obter CNH especial, procurando uma autoescola especializada. Além disso, precisará do laudo médico, obtido no DETRAN, com o médico atestando o tipo de deficiência e incapacidade física, além de especificar adaptações que podem ser necessárias no veículo.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
IPVA 2013 – Saiba o valor que você vai pagar!
Compra e venda de carro com dívidas: o que fazer?
Isenção de pedágio! Você tem direito?
Documento do carro não chegou! Posso dirigir?