Itens de segurança que você devia pensar para seu próximo carro!
O Brasil é um dos países onde há maior índice de acidentes com veículos no mundo. Mesmo assim, ainda há pessoas que preferem investir em acessórios e estética do que em itens de segurança automotivos.
De que adianta ter um carro com um super som, rodas maravilhosas e outros, se na hora de um acidente nada disso pode impedir ou amenizar o impacto?
Atualmente, a maioria das montadoras têm oferecido alguns itens de segurança como opcional em carros com preços mais acessíveis. Os mais difundidos são o airbag e os freios ABS.
Leia também
O airbag é encontrado, na maioria dos veículos nacionais, na versão frontal para condutor e passageiro. Porém, em veículos mais luxuosos, ele também pode ser encontrado nas versões laretal, cortina e para joelhos.
Muitas vidas já foram salvas até hoje graças ao airbag. O item é constituído de praticamente três partes: um sensor, as bolsas infláveis e os componentes químicos que inflam as bolsas.
Para o airbag ter total êxito quando acionado, é necessário que a pessoa também esteja usando o cinto de segurança. E não são todos os casos em que o airbag será acionado.
O acionamento acontece em batidas violentas, nas quais somente o cinto de segurança não seja suficiente. Na maioria dos casos quando há perda total do veículo. O ponto onde ocorre a batida também influencia.
Se o veículo possui somente airbag frontal e sofrer uma batida lateral, esse não vai ser acionado. Depois que os airbags são acionados, não há como reaproveitá-los, é necessária a troca do sistema e outras peças.
Outro item de segurança que está bastante comum nos dias de hoje são os freios ABS. Eles evitam que as rodas sejam bloqueadas durante a frenagem e, consequentemente, que o veículo derrape, perdendo a aderência. Com o ABS, o condutor consegue desviar de um obstáculo durante a frenagem e evitar uma colisão.
Muitas pessoas não sabem mas, os veículos que possuem ABS devem ser freados de forma diferente dos veículos convencionais. Nos veículos com ABS, o pedal de freio deve ser acionado até o fim e mantido durante todo o trajeto da frenagem. Esse pedal costuma sofrer trepidações, o que é normal.
Alguns modelos oferecem ABS com EBD. Esse sistema funciona em conjunto com o ABS e ajuda a distribuir a força de frenagem entre todas as rodas, possibilitando que o comportamento das traseiras seja similar ao das dianteiras.
Além desses itens, carros um pouco mais luxuosos também oferecem sistema de controle de tração (ASR) e de estabilidade (ESP). Dá próxima vez que você for adquirir um veículo, dê preferência para os itens de segurança que podem salvar a sua vida.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Só airbag e ABS adiantam? Acorda Brasil!
Em um carro, o que é um “item de série”?
Luz do ABS acesa? Veja como solucionar!
O que é EBD nos freios do seu carro – em detalhes!