J2 – O popular da JAC Motors
Atualmente, as montadoras têm investido bastante no desenvolvimento de carros compactos com preços acessíveis. Carros compactos já são tendência em alguns países da Europa e, parece que, está começando também no Brasil.
Um dos principais fatores que levam às pessoas a adquirirem carros compactos é a falta de espaço nos grandes centros urbanos. Sem contar que são mais econômicos e, muitas vezes, o veículo serve para a locomoção somente de uma pessoa.
A Hyundai já mostrou o seu HB, a Toyota criou o Etios, a Volkswagem desenvolveu o UP, a Nissan tem o March, a Chevrolet produziu o Spark e agora foi a vez da JAC Motors.
Leia também
A montadora chinesa desenvolveu o J2 que desembarcará no país para concorrer com alguns dos modelos acima e com outros como o VW Gol, Novo Uno, Ford Ka, etc.
Para conseguir mercado nesse segmento tão concorrido, a JAC aposta no diferencial: motor mais potente e mais itens de série. Enquanto a maioria dos veículos do segmento oferecem motor 1.0, o J2 será equipado com motor 1.4 16V com potência de 108 cv e torque de 12,8 kgfm (mesmo motor usado no J3).
O motor que já era bom no J3, ficou ainda melhor no J2 já que este possui dimensões bem menores e cerca de 100 kg a menos. O modelo só pode ser abastecido com gasolina já que não possui o sistema flex e o câmbio é manual de 5 marchas.
O JAC J2 não apresentará itens opcionais, somente itens de série. Porém, estes serão bem completos para o segmento. Entre eles estão: airbag frontal, freios abs, vidros elétricos, direção hidráulica, ar condicionado, faróis de neblina, rodas de liga leve, sensor de estacionamento, som com mp3 e volante com regulagem de altura.
Há diversos porta-objetos espalhados pelo interior, porta-copos para até 3 pessoas, o estofado é todo em tecido (de boa qualidade por sinal) e o acabamento é praticamente todo de plástico (pintado em alguns locais).
Não há porta-luvas, apenas uma espécie de porta-objetos, e o porta-malas é inteiramente forrado com plástico e carpete. Ele pode ser acionado tanto por fora ou por dentro através de uma alavanca localizada entre o banco do motorista e o assoalho. E por falar em porta-malas, este tem capacidade para apenas 100 litros, com o banco traseiro rebaixado a capacidade aumenta um pouco.
O J2 tem capacidade para até 5 pessoas mas, como na maioria dos carros pequenos, a pessoa que vai no meio do banco traseiro não tem muito conforto além de não possuir encosto de cabeça e o cinto de segurança não ser de 3 pontos.
O popular da JAC Motors tem as seguintes dimensões: 3,54 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,48 m de altura e 2,39 m de entre-eixos.
O carro está previsto para ser lançado em novembro e com preço em torno de R$ 34 mil. Uma ótima opção para quem procura um carro compacto, não muito caro e com diversos itens de série. Tudo isso aliado a uma ótima potência e dirigibilidade.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
JAC J2 – Novidades e fotos
HB20 x Etios – quem ganha esta parada?
Peugeot 308 cc – Conversível
Nissan March : o carro popular japonês no Brasil