Junta da tampa de válvulas: quando trocar?
Um motor tem uma tampa de válvula que cobre componentes de trem de válvulas no topo do motor. Uma junta de tampa da válvula veda a lacuna entre a tampa da válvula e a cabeça do cilindro. Na maioria dos carros modernos, a junta da tampa da válvula é feita de borracha. Ao longo do tempo e sob temperaturas mais altas, a junta encolhe e se torna frágil, o que pode causar vazamentos de óleo.
Quando trocar a junta da tampa de válvula?
Não há requisitos de manutenção para uma junta de tampa de válvula. Só precisa ser substituída se ela vazar. Se a junta da tampa da válvula for antiga, também é frequentemente substituída ao fazer um grande reparo do motor.
Leia também
- Óleo certo para cada motor! Como saber o do seu carro? Tabela!
- Posso andar com a junta do cabeçote queimada? Descubra a verdade!
Em outras palavras: você troca a junta da tampa de válvulas se abrir o motor ou se ela estiver com algum defeito.
Quais são os sintomas de defeito em uma junta de tampa de válvula?
Os sintomas de uma junta de cobertura de válvula de vazamento incluem gotas de óleo sob o motor, cheiro de óleo queimado sob o capô e vestígios visíveis de óleo descendo o motor.
Claro, a junta da tampa da válvula não é a única fonte de possíveis vazamentos de óleo. Há muitos outros componentes do motor que também podem vazar óleo, incluindo vedações cam e manivela, selo de tampa do motor frontal, sistemas do veículo, interruptor de pressão de óleo e outras partes. Para reparar um vazamento de óleo do motor, a fonte do vazamento deve ser identificada primeiro.
Como identificar vazamento na junta da tampa de válvulas?
Se o motor mostrar vazamentos de óleo, mas a fonte do vazamento não está claro, seu mecânico pode recomendar a limpeza da área afetada e verificá-lo em alguns dias para ver onde o fresco vazamento está vindo.
Às vezes, os vazamentos de óleo de uma junta de tampa da válvula são claramente visíveis. Por exemplo, você pode ver que o óleo está se infiltrando sob a tampa da válvula. Em alguns casos, uma junta de tampa de válvula vazando ou o-ring vazando em outro ponto pode resultar em um poço de óleo na vela de ignição. Esse problema é frequentemente descoberto durante a substituição da vela de ignição.
O-rings que vedam velas de ignição são geralmente incluídos no kit de junta de tampa da válvulas.
Quanto custa o custa trocar a junta da tampa de válvulas?
Em um motor de 4 cilindros simples, a substituição da junta da tampa da válvula pode custar de 20% a 40% do salário mínimo, contanto partes e a mão de obra.
Em um motor boxer com duas tampas de válvulas separadas, um revendedor ou oficina de reparo pode cobrar um extra de 20% sobre o valor do serviço básico.
Substituir ambas as juntas de tampa de válvula em um motor V6 ou V8 geralmente envolve mão de obra adicional, geralmente dobrando o valor do serviço e partes.
A junta da tampa da válvula deve ser substituída como parte de um ajuste no motor?
Não é necessário substituir a junta da tampa da válvula se não estiver vazando. Se estiver vazando e suas velas de ignição são devidas para a substituição logo, faz sentido combinar os dois serviços, como uma grande parte do trabalho sobrepõe.
Por exemplo, para a fuga de 2011 V6 Ford, mencionamos acima, substituindo todas as 6 velas de ignição, juntamente com as duas juntas de tampa de válvula, apenas adicionarão o custo de velas de ignição e muito pouco trabalho adicional.
Dá pra trocar a junta da tampa de válvulas em casa?
Se é um mecanismo simples de 4 cilindros, com ferramentas adequadas e habilidades necessárias, é um trabalho nível “3” na escala de dificuldade de 1 (fácil) a 10 (deixe-a para prós). Uma junta de tampa de válvula sé vendida como um kit e pode ser encomendada a partir de um revendedor, on-line ou comprado de uma loja de peças local. Você também pode precisar de um selante especial. A mecânica geralmente usa selante para selar pontos e cantos apertados da junta da tampa da válvula.
O que acontecerá se você continuar dirigindo com uma junta de tampa de válvulas vazando?
Tudo depende de quão ruim é o vazamento. Muitos carros de alta quilometragem têm algum “suor de óleo” em torno da área da tampa da válvula. Se o motor não estiver perdendo óleo, não há gotas de óleo no ponto de estacionamento e não há cheiro de óleo queimado, não é um grande problema. Se houver um vazamento perceptível, seu motor está perdendo óleo que também pode danificar o asfalto na calçada.
Se você puder cheirar óleo queimado debaixo do capô enquanto dirige, significa que os vapores de óleo estão no ar que você respira, o que não é saudável. Também há casos em que o óleo vazamento da junta da tampa da válvula danificou a correia de acionamento.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Vazamento de óleo no carter, o que fazer?
Como regular válvula de moto?
Água no óleo do motor, o que fazer?
Como completar óleo do motor? Pode ser com marca diferente? E com o motor quente?