Kit de ferramentas para motos! Como escolher!
Um kit de ferramentas básicas na motocicleta pode ajudar a evitar que pequenos problemas mecânicos, elétricos, ou até estéticos se transformem em grandes desastres. O maior problema que você vai enfrentar é encontrar o espaço em uma moto para carregar algumas ferramentas que você possa precisar. A maioria das motos modernas têm um kit de ferramentas muito limitado, normalmente encontrado sob o assento. As possibilidades são que kit não vai ser completo ou que ele não será útil quando você encontrar-se encalhado na beira da estrada. É nesse ponto que fazer seu próprio kit de ferramentas para moto faz a diferença. Só não de esqueça de comprar um kit que possa ser amarrado ou guardado em algum compartimento da sua moto.
Leia também
- Qual a melhor moto 250cc? Como escolher?
- Kit de produtos para lavagem a seco de veículo! O que vem nele?
Kit ferramentas para moto: trilha, estrada, ou cidade, um conjunto de chaves Allen é essencial
Um kit de chaves Allen é barato, fácil de encontrar e pode ser usado para a remoção e aperto de parafusos em sua moto. Obtenha um kit que tenha as medidas dos parafusos Allen da sua motocicleta. Dá pra obter essas medidas pelo manual de serviços da motocicleta, ou pelo manual da motocicleta, pegando as medidas das chaves Allen do kit de ferramentas que vem com a moto.
Kit de chave de fenda para moto e Kit chave Philips
Idealmente, a chave de fenda e a chave Philips deve ser tão pequena e fina quanto possível para dar-lhe um bom acesso em áreas apertadas. Se ela tem um ímã em uma extremidade, é ainda melhor, uma vez que irá ajudá-lo a localizar parafusos e fixadores que caem em espaços apertados. Eu recomendo comprar um kit de chave de fenda com bits, ou seja, pontas que podem ser substituídas, pois torna o transporte mais fácil. Quanto mais “bits” você tiver, melhor para facilitar seu trabalho.
Kit ferramentas para moto: canivete multiuso
Algo como um pequeno canivete multiferramentas é ideal, porque eles carregam um monte de lâminas e pequenas ferramentas, além de serem fáceis de guardar em sua moto. É bom ter algo cortante para mangueiras ou fios que estão velhos e precisam ser cortados para serem adaptados. Ou até ter que cortar um galho que possa ficar preso na carenagem da moto após uma queda ou batida.
Alicate para kit de ferramentas de moto
Como você tem um espaço restrito, tente encontrar um um pequeno alicate de boa qualidade. Eles podem ajudar a endireitar, apertar e segurar peças e fixadores. Há multiferramentas e canivetes suíços com bons alicates, que podem ser usados para os mais diversos fins.
Chave sextavada ajustável para motos
Ao invés de carregar várias chaves sextavadas, tente encontrar uma chave sextavada ajustável. Elas são mais caras, mas substituem todo o kit de chaves ou soquetes que você precisaria carregar em uma moto, normalmente. Se não for possível comprar uma chave sextavada ajustável, prefira carregar uma catraca que pode aceitar diferentes soquetes, e os soquetes com as medidas dos parafusos da sua moto.
Lanterna para motos
Principalmente para quem vai viajar de moto, uma lanterna é muito útil, se você tiver problemas durante a noite. Recomendamos um kit de lanterna com bateria, cabos para ajudar na partida do motor, e entradas diversas para carregar seus eletrônicos. Essas lanternas com esse kit são muito baratas, e valem o investimento.
Cabos da bateria
cabos leves que podem ser enrolados firmemente são uma boa solução e podem ser escondidos em vários lugares na sua motocicleta. Esses cabos serve para fazer a “chupeta”, caso sua bateria não funcione. Ou você pode, também, levar uma bateria extra, mas o peso pode não valer a pena.
Lâmpadas e fusíveis para motos sobressalentes
Tenha, pelo menos, um fusível reserva para cada sistema da sua moto, e uma lâmpada para cada par de lâmpadas iguais da moto. Por exemplo, se sua moto tem 4 sistemas elétricos, com um fusível cada, tenha um fusível reserva para cada sistema. Ao mesmo tempo, se sua moto tem 4 lâmpadas iguais para as setas, tenha 2 lâmpadas reservas.
Kit de reparação de pneus para motos
Vacina contra pneus, kit de reparo para pneus sem câmara, câmara sobressalente, bomba de ar, e medidor de pressão dos pneus. Esse é o maior kit a carregar, mas quem já teve um pneu de moto furado na estrada, sabe muito bem a logística que é esperar por um reboque ou ajuda.
Ferramentas extras no kit de ferramentas para moto
Sabe aqueles organizadores de cabo, chamados “zip tie”? Tenha alguns deles na moto, bem como um rolo de silver tape (duct tape). Se você puder, guarde alguns pedaços de fios nas medidas dos fios que você tem na moto. Você vai me agradecer depois.
Certifique-se de que você tem o número de telefone de uma empresa de reboque da sua cidade ou que atua na estrada onde você vai dirigir.
Quais são as suas sugestões que tem funcionado para você? Quais ferramentas não podem faltar no kit da sua moto?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
As melhores motos para iniciantes
Ferramentas que você deve manter em seu carro!
O que olhar ao comprar uma moto zero Km!
Caí de moto. O que fazer?