Lâmpada super branca, como usar no carro?
Filamentos de tungstênio são semelhantes à das lâmpadas incandescentes usadas em domicílios. Esses faróis foram usados nos velhos tempos, mas são considerados inimagináveis nesta idade. Com o tipo de estradas e vias hoje, você teria dificuldade em manobrar seu carro ou provavelmente encontraria um acidente, especialmente durante a condução noturna.
A tecnologia em evolução e as condições da estrada exigem que os faróis brancos mais eficientes sejam usados para facilitar a condução e mais seguros para o motorista e para pedestres. E as lâmpadas chamadas de super brancas tem se tornado parte dessa evolução da tecnologia.
Leia também
- Como saber a cor do veículo pela placa ou chassi?
- Melhor farol para carros e motos: xenon x halógena x led x laser!
Lâmpada super branca para carro é permitido?
Sim, é permitida. A lâmpada precisa ter selo do INMETRO para serem colocadas no veículo, sendo obrigatoriamente de LED, halógenas ou de tungstênio. Modelos de Xenon só podem ser colocados em veículos que já saem de fábrica com esta opção, ou que foram regularizados antes de 2011. Um cuidado importante é não importar lâmpadas, e comprar apenas as nacionalizadas. Isso porque elas terão o selo do INMETRO que será verificado no momento da inspeção do DETRAN.
Como regularizar o farol super branco?
Os passos abaixo devem ser seguidos por quem quer regularizar o farol super branco. Valem apenas para carros que não saíram de fábrica com os faróis super brancos (já estão regularizados) e que precisam de regularização.
Passo 1: lâmpada com selo do INMETRO
Escolha uma lâmpada compatível com seu veículo e que tenha o selo do INMETRO. Algumas lâmpadas vem em kits com outras adaptações necessárias aos faróis para aceitar as lâmpadas novas.
Passo 2: formulário do DETRAN
Pesquise no Google por “Formulário do DETRAN para regularizar farol XY”, trocando XY pelo seu estado. Preencha todas as informações do documento, o que geralmente pode ser feito online. Caso não, imprima e assine o documento para levar ao DETRAN.
Passo 3: pagar o DAE
O Documento de Arrecadação Estadual ou DAE será gerado para ser feito o pagamento. Este documento deve ser pago para regularizar o farol e outras mudanças que você tenha feito em seu veículo. Ou seja, se resolveu pintar o carro ou fazer outras modificações, aproveite para regularizar de uma só vez.
Passo 4: vistoria do DETRAN
Leve o veículo para a vistoria do DETRAN. Verifique o endereço correto na sua cidade ou região.
Passo 5: emissão do CSV
O CSV ou Certificado de Segurança Veicular deve ser emitido para regularizar os faróis do seu veículo. Assim, você poderá rodar com seus faróis super brancos sem problemas.
Como escolher lâmpada super branca? Qual o preço?
A temperatura de cor do super branco está entre 5.000k e 6.000k. Obrigatoriamente, a lâmpada deverá ter o selo do INMETRO e, preferencialmente, ser instalada por um profissional, garantindo que ela está devidamente regulada nos faróis. Mas o que mais considerar na escolha da lâmpada super branca?
1. Custo
Faróis brancos brilhantes tendem a custar mais, especialmente aqueles com luzes mais brilhantes que são mais brancas. Se esses faróis são o que você deseja, espere que custem mais do que os faróis comuns. O preço inicial está a partir de 3% do salário mínimo, mas pode chegar a mais de 10% do salário mínimo para um kit completo de uma boa marca.
2. Duração x Desempenho
Sua principal consideração é uma lâmpada de farol que dure mais ou tenha melhor desempenho? Lâmpadas com alta emissão de luz têm uma vida útil mais curta. E os faróis com maior potência ficam mais quentes e intensos, o que torna sua vida mais curta, o que significa outra substituição em alguns meses ou mais; as lâmpadas normais provavelmente durariam pelo menos um ano em condições normais. No entanto, uma saída de luz superior oferece melhor desempenho e mantém você seguro ao dirigir à noite em qualquer condição climática.
3. Tecnologia do farol
Você prefere um branco brilhante a azulado para um farol? Os faróis HID fornecem um farol branco brilhante com uma cor azulada na periferia. No entanto, você precisa verificar se sua compra possui um kit de conversão, caso vá para os faróis HID. Você pode não encontrar lâmpadas com faróis de halogênio brancos com o mesmo brilho que HIDs, mas pode encontrar uma lâmpada de halogênio com a mesma temperatura de cor. Essa temperatura de cor é possível por meio de um filme azul semitransparente que reveste a parte externa do vidro do bulbo. Quando a luz passa pelo filme, ela muda de cor. Porém, essa manipulação do efeito de cor diminui a saída de luz, reduzindo a visibilidade da estrada.
4. Temperatura de cor
O termo “temperatura de cor” é comum em lâmpadas de faróis e é vantajoso saber mais sobre a temperatura de cor das lâmpadas de faróis brancos. Você encontrará a temperatura da cor impressa na embalagem do bulbo. As lâmpadas halógenas se enquadram nas cores quentes (entre 2.000 K a 4.000 K). Para atingir a temperatura de cor mais alta, é necessário que a luz de halogênio passe através de um filamento azul ou de um vidro colorido. Uma tonalidade mais densa no vidro produz uma saída de luz mais azul, alcançando uma temperatura de cores mais alta.
5. Potência da lâmpada
Seria prudente verificar a potência também. Mais saída de luz significa mais watts. A embalagem das lâmpadas dos faróis tem pequenos watts impressos que devem ser verificados. Um 65 / 55W significa que o farol alto está em 65 watts e o farol baixo está em 55W. Uma lâmpada de farol branca com uma alta potência e uma temperatura de cor de 5000 K seria excelente para seu propósito.
Considerações finais
Várias considerações precisam ser tomadas ao comprar as lâmpadas de farol branco mais brilhantes, que duram mais e têm um bom desempenho. Não há faróis brancos que cabem em todos os veículos. Você precisa saber mais sobre seus faróis brancos preferidos no momento da compra, o que você pode obter lendo as avaliações.
É natural que o motorista considere a segurança no trânsito e, ao mesmo tempo, considere o custo da substituição de lâmpadas. Mas as lâmpadas de farol branco de alto desempenho têm um preço. Considere o que é bom manter o custo baixo se sua segurança na estrada está em jogo e a visibilidade se torna um incômodo.
Dirigir não é apenas uma questão de conveniência pessoal. Existem outras considerações que você precisa levar em consideração e são ainda de maior importância, como a segurança de seus passageiros, especialmente se forem familiares, pedestres, ciclistas ou obstáculos que possam colocar em risco sua própria segurança. Esses são assuntos importantes que devem ser levados em consideração. Os acidentes rodoviários são evitáveis se você tiver faróis de desempenho superior para ajudá-lo ao dirigir.
A tecnologia conseguiu produzir produtos seguros dos quais você pode tirar proveito e há produtos que você pode escolher e que ainda estão dentro do seu orçamento. Esperamos que os produtos e os prós e contras de cada tipo de lâmpada de farol aqui apresentados o ajudem a fazer a escolha e a desfrutar da condução com confiança.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Luz amarela no painel: o que é?
Diferença entre farol de milha de neblina, farol, farolete e lanterna!
Como regularizar uma troca de motor no DETRAN?
Farol baixo não acende: o que pode ser?