Lavar o carro – em casa ou no lavajato?
Grande parte dos proprietários de veículos gostam de passar algum dia do fim de semana lavando o carro, ouvindo uma música e até bebendo uma cervejinha. Alguns preferem levar o carro para lavar e outros ficam na dúvida do que compensa mais: lavar o carro em casa ou no lavajato.
Independente da sua escolha, é preciso saber que há alguns cuidados que devem ser tomados na hora de lavar o carro. Se for lavado da maneira errada, pode haver danos na pintura e até no motor.
Ao levar o veículo em algum estabelecimento que realiza a limpeza do mesmo, tente verificar quais os produtos que são utilizados. Há produtos específicos para cada parte do veículo: interior, lataria e rodas.
Leia também
Essa opção é mais recomendada para quem não tem tempo ou paciência. Também se o veículo estiver muito sujo e seja necessário fazer uma limpeza geral, no estofado, teto, etc.
Quem optar por lavar o carro em casa, nunca utilize sabão em pó, o melhor é shampoo automotivo ou sabão neutro e em pouca quantidade. Nos vidros, quem preferir pode usar os famosos limpa vidros.
No interior, nas partes plásticas, muitas pessoas e estabelecimentos utilizam silicone. Esse produto não é recomendado porque a maioria contém álcool o que acaba ocasionando ressecamento, manchando ou clareando o material. O recomendado é aplicar cera de carnaúba que é natural, não agride e ainda revitaliza o plástico.
Nos pneus, muitas pessoas utilizam silicone mas o ideal é o famoso pretinho. O silicone, mesmo depois de muito tempo, absorve poeira e sujeira. Além disso, fica aquela textura grudenta, pegajosa. já o pretinho não tem esse problema, depois de uns 10 minutos o produto já está seco e não acumula sujeira.
Após lavar o carro ou levá-lo no lava rápido, é necessário sempre secá-lo utilizando um pano limpo e macio. Não se deve deixá-lo secando ao sol ou à sombra pois, podem ocorrer manchas na pintura.
Se quiser dar melhor acabamento ainda e deixar o carro num brilho só, aproveite para encerar. Atualmente há diversas opções de cera: em pasta, líquida ou spray. Todas têm a mesma finalidade e produzem o mesmo efeito. O ideal é aplicá-la 1 vez ao mês ou a cada 2 meses para proteger a pintura do desgaste provocado pelo sol e poluição, além de sujeiras de pássaros e árvores.
Para quem decidir lavar o carro em casa, abaixo seguem mais algumas dicas:
- Lave o carro, de preferência, sempre na sombra e com a carroceria fria. Caso contrário, o produto de limpeza pode secar rápido e causar manchas.
- Antes de limpar, dê uma boa enxaguado no veículo retirando toda a poeira e sujeira. Só depois inicie a limpeza com detergente ou shampoo automotivo.
- Comece de cima para baixo e por partes: teto, laterais, capô, traseira, para-choques, rodas e pneus.
Se o motor estiver muito sujo, não limpe você mesmo. Leve ele em algum lugar especializado para não haver riscos de danificá-lo. Essa limpeza pode ser realizada uma vez por ano.
Veja também como conseguir um seguro automotivo mais barato e como é realizada a limpeza dos bicos injetores.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Kit de produtos para lavagem a seco de veículo! O que vem nele?
Limpeza de estofados automotivos
Produtos para manter plásticos e couros do interior do carro
Como limpar vidros de carro por dentro e por fora?