Luz da injeção acende depois de viagem longa, o que pode ser?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

A luz da injeção eletrônica acesa pode deixar você um pouco preocupado. Ele acende e você não tem ideia do por quê. Há tantas coisas que podem estar errado com o carro. Principalmente depois de uma viagem longa, a luz da injeção acender pode ser um sintoma de vários problemas, ou sintoma de problema algum, dependendo da situação.

Quando a luz da injeção eletrônica acende: o que pode ser depois de viagem longa?

Se a luz da injeção acender e ficar acesa, isso é um bom sinal. Geralmente é um erro simples, que pode esperar um pouco para ser verificado. Dá para esperar chegar ao destino da sua viagem para passar o carro no scanner e verificar o erro, a não ser que ele comece a falhar após acender essa luz. Se a luz estiver piscando, no entanto, é bom você se preocupar e parar a viagem na oficina mecânica mais próxima o quanto antes, pois a luz da injeção eletrônica piscando é, na maior parte das vezes, sinal de uma falha grave no veículo.

Leia também

Falhas mais comuns em veículos após viagens longas

A maioria dos problemas que acendem a luz da injeção eletrônica em viagens longas são questões que afetam o desempenho e consumo de combustível, mas não significam que o carro está prestes a desabar. Em hipótese alguma isto significa que você deve dirigir um carro nesse estado. Eu só quero dizer que você deve ser capaz de dirigir o veículo por um tempo antes de ser necessário chamar um reboque.

Mas vejamos o que você tem que fazer para verificar o problema e descobrir o que pode estar acontecendo com seu veículo.

Luz da injeção após viagem longa

Depois de uma longa viagem, algumas situações podem resultar na luz de injeção acender. Entenda o que acontece e como essa situação pode acontecer, para saber o possível conserto do problema. (Foto: axleaddict.com)

Verifique a tampa do seu tanque de combustível

Por incrível que pareça, a tampa do tanque de combustível é uma causa comum da luz da injeção eletrônica acender depois de uma viagem longa. Verifique se ela está bem posicionada, e se foi colocada por inteiro. Muitos frentistas por descuido ou por pressa acabam cometendo deslizes no momento de prender a tampa. Mas não é só esse erro que a tampa do tanque pode desencadear.

Quando estiver tudo bem com a tampa de combustível, se a pressão do ar aumenta (por exemplo, você viaja mudando de altitude), pode resultar na luz da injeção acendendo porque faz uma verificação errada. Abra a tampa, deixe o ar escapar um pouco, feche o tanque, e veja como fica. Você vai precisar conduzir por entre 30 a 40 km até que a luz se apague, se o problema for a pressão atmosférica.

Consulte o manual do veículo para saber possíveis problemas

Um manual de proprietário contém uma sessão com possíveis problemas que um veículo pode apresentar, com soluções e verificações simples. Se você não tem o manual no porta luvas do carro, tente encontrar na internet ou em um fórum especializado. Mas geralmente, os manuais de veículos vão sugerir os seguintes problemas para a luz de injeção eletrônica acender: tampa de combustível, sensor de O2, problema de fluxo de ar, bomba de combustível, bobina de ignição, velas de ignição, ou conversor catalítico.

Passar o scanner automotivo no veículo: a melhor solução!

Toda boa oficina mecânica tem um scanner automotivo para verificar códigos de erros e fazer alguns testes padrão em veículos. Essa é a melhor forma para garantir que quando uma luz de injeção acender. Por que?

A luz da injeção eletrônica acender, também conhecida como Check Engine não é só uma luz. Ela é um código. Só que esse código só pode ser traduzido por um computador ligado ao conector OBD do seu carro, geralmente debaixo do painel do seu veículo. O scanner, ligado ao conector, vai te falar exatamente onde está o problema do veículo: sensor, combustível, velas de ignição, etc. Um leitor de código de erro também pode ser usado. Esse diagnóstico é muito barato e em alguns casos, sequer é cobrado, e vale muito a pena para saber se é um problema que você tem que reparar antes de seguir viagem ou se dá para esperar um pouco. Ou se, talvez, seja só um programa de reprogramar a central do carro, porque você reabasteceu o veículo com combustível ruim durante a viagem. Agora, se o código de erro é algo relacionado a um sistema de segurança, com ABS, Airbag, sistema de freios, ou controle de tração, não siga viagem sem antes consertar o problema.

Você já teve problema com a luz da injeção eletrônica acendendo após uma viagem longa? Como solucionaram o problema?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário