Luz da injeção eletrônica piscando no painel! O que fazer?
Quando o sistema eletrônico de um carro encontra um problema que não pode ajustar sozinho, o computador transforma esse problema em um indicador de aviso amarelo e armazena um código de falha na sua memória. Popularmente, essa luz amarela é conhecida como luz da injeção eletrônica ou check engine. Em alguns veículos, a luz até pisca, como em um código morse, para indicar qual o número do código de erro está sendo apresentado.
Não vamos entrar no mérito dos códigos OBD e OBD II, ou dos scanners automotivos por enquanto. Mas vamos ajudar o motorista que num momento qualquer, desprevenido, tem a luz da injeção acesa no painel e não sabe muito bem o que fazer.
Leia também
Luz da injeção eletrônica acesa: o que isso significa?
Quando a luz de injeção acende, ela vai piscar ou se manter acesa, dependendo do problema. Seja como for, a situação exige que você leve o veículo para um mecânico qualificado o mais rápido possível.
A boa notícia é que a luz constante significa que o problema não é uma emergência. Muitos carros incluem a revisão agendada de X em X km em suas centrais eletrônicas, e acendem a luz da injeção para avisar os motoristas do agendamento. Os mais desavisados não lembram-se disso, ou não tem o manual com essa informação. Há casos em que a luz da injeção pode acender também por falhas que não são emergenciais, mas que devem ser verificadas por profissionais, de qualquer modo.
Luz da injeção eletrônica piscando ou acesa direto?
Em um carro, uma luz piscando geralmente vai indicar uma falha mais grave, como indicamos acima. Já em uma moto, a luz piscando indica o normal, pois são as piscadas longas e piscadas curtas que indicam qual o sistema apresenta falha (piscadas longas são dezenas, piscadas curtas são unidades. Há uma pausa se mais de um sensor apresenta defeito. O mecânico deve “ler” essas piscadas para verificar as falhas). Em carros e motos, a luz da injeção acesa constante pode demonstrar um problema não muito grave, mas que pode demandar atenção imediata, antes que piore.
E uma luz da injeção eletrônica que acende e depois apaga?
Uma luz intermitente normalmente indica uma falha grave ou falha no sistema de registro de erros do veículo. Em ambos os casos, a recomendação é que você evite usar o veículo ou dirija o veículo lentamente até chegar a uma oficina mecânica.
O que fazer com a luz da injeção eletrônica acesa: piscando ou acesa direto
Assim que a luz da injeção acender, é recomendável que você pare no acostamento da rodovia ou em um local apropriado (estacionamento, garagem, ou mesmo oficina mecânica), siga às instruções de segurança padrão: ligar o pisca alerta, colocar o triângulo sinalizador a uma distância correta do veículo, etc.
Faça as seguintes verificações no veículo:
- Indicadores de óleo ou superaquecimento: verifique no painel se há algum indicador de troca de óleo ou alta temperatura do motor. Abra o motor e verifique se o líquido de arrefecimento está ok. Lembre-se da sua última troca de óleo e verifique o carro, visualmente apenas, para vazamentos. Não verifique o nível de óleo, pois o carro estará quente e o nível estará errado nessa verificação.
- Feche a tampa do tanque de gasolina: isso muitas vezes resolve o problema. Tenha em mente que pode demorar várias viagens antes da luz acender. Alguns veículos tem um indicador separado que avisa quando há uma tampa do tanque de gasolina aberta.
- Reduza a velocidade e carga do veículo: principalmente quando você perceber uma perda no desempenho do veículo, reduza a velocidade e tente também reduzir a carga sobre o motor. Se você tem uma carretinha, por exemplo, é bom deixá-la na garagem até verificar essa luz da injeção.
- Passe o carro em um scanner automotivo: a melhor solução sempre é usar um scanner automotivo para identificar o erro apresentado, preferencialmente com o serviço sendo realizado por um profissional. Porque não adianta apenas “ler” o problema se este não for solucionado.
Luz da injeção acesa não é o fim do mundo
Cada luz da injeção é um caso diferente. Pode ser que assim que você sair de um mecânico a luz acenda porque ele esqueceu de apagar os erros da central, ou porque um sensor apresentou um novo erro. Seguindo um passo a passo na hora que o problema aparecer, você consegue identificar melhor o problema e saber se é algo urgente ou se pode esperar um pouco mais até levar o carro na manutenção.
Pular as etapas aqui colocadas: diagnóstico e correção do problema, é que não pode ocorrer, e o que vai com certeza prejudicar ainda mais seu veículo.
Também não se esqueça de manter tanto a manutenção preventiva quanto a corretiva do seu veículo. Ambas são igualmente importantes para o funcionamento do seu carro ou moto, e para prolongar a vida útil dele.
A luz da injeção eletrônica do seu veículo já acendeu alguma vez e você desesperou? Como foi a situação? Como você efetuou o diagnóstico?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Motor acelerando sozinho, o que pode ser?
Luz do óleo do carro: o que fazer quando acende e como evitar problemas
Luz da injeção eletrônica não apaga, mesmo depois da manutenção! O que fazer?
Luz da injeção eletrônica acesa! O que fazer?