Luz do óleo acesa após a troca? Saiba o que pode ser!
Pode ser frustrante quando a luz do óleo acende, você sabe que você precisa levar o seu carro para um mecânico o mais rapidamente possível. Estas luzes podem sinalizar algo sério ou algo tão simples como uma tampa do tanque de combustível solta. Independentemente disso, o diagnóstico do problema é fundamental. Uma coisa que não irá acionar uma luz de verificação do motor: uma troca de óleo recente que foi feita corretamente.
Trocas de óleo são parte de uma manutenção essencial para o seu carro, mas a troca em si não vai fazer nada que possa acionar a luz do óleo. Se você notar a luz após uma mudança de óleo, algo está errado oi foi feito errado. Seu mecânico tem as peças necessárias para executar testes e chegar na causa do problema. Vamos explorar as possíveis causas.
Leia também
- Óleo certo para cada motor! Como saber o do seu carro? Tabela!
- Vazamento de óleo no carter, o que fazer?
Luz de óleo acesa no painel depois de troca de óleo: o sensor de oxigênio precisa ser substituído
Seu sensor de oxigênio faz com que seu carro queime combustível de forma eficiente. Se ele está defeituoso, a central de injeção não está recebendo as informações suficientes para a queima ideal do combustível, o que poderia fazer com que você desperdice um bom dinheiro na conta do combustível.
Quando a luz do mecanismo de verificação estiver iluminada por causa de um sensor de oxigênio, você precisará determinar qual deles está com defeito. Pode haver entre dois e quatro sensores em seu carro. Um scanner automotivo vai encontrar o que precisa ser corrigido.
Substituir rapidamente um sensor de oxigênio é ideal. É também a solução mais barata para você. Sem fazê-lo, você corre o risco de seu conversor catalítico estragar mais rapidamente, ou até quebrar, resultando em altos custos de reparos.
Luz do óleo acesa depois de troca: problema no catalisador
Se o catalisador estiver com problemas, você também verá a luz do mecanismo do óleo acender. Esta parte do veículo é responsável por transformar os gases de escape nocivos em gases menos poluentes. Se o catalisador estiver falhando, você saberá facilmente, porque você não será capaz de acelerar tão rápido quanto você costumava. Esta é uma peça cara para substituir, principalmente devido à mão de obra. A melhor maneira de mantê-los em bom estado de funcionamento é manter seu carro com a manutenção em dia e dirigir com cuidado, evitando impactos muito fortes no assoalho do motor.
Luz do óleo acesa: tampa de combustível ou do reservatório de óleo soltas
Tampas de tanque de combustível ou do reservatório de óleo rachadas ou frouxas podem resultar em uma luz do óleo acendendo. Embora isso não seja particularmente ameaçador para a saúde do seu carro, pode custar-lhe um pouco de dinheiro no desperdício de gasolina ou até resultar numa despressurização do sistema de lubrificação do veículo. Verifique as tampas corretamente e garanta que elas estão no melhor estado possível.
Velas de ignição e luz do óleo acesa
Suas velas são usadas para criar a faísca necessária na câmara de combustão para queimar o combustível e fazer o seu carro rodar. Se as velas estão falhando, elas vão mostrar um erro no painel do veículo.
Velas de ignição, como qualquer peça de carro, podem falhar com o tempo. Recomendamos substituí-las de acordo com o manual do proprietário, preferencialmente por modelos de Irídio, que tem uma durabilidade maior. Seu carro funcionará melhor e você não será incomodado pela luz do óleo.
Sensores de fluxo de ar acendendo a luz do óleo
Similar a um sensor do oxigênio, estas peças do carro deixam-no saber se você tem a quantidade certa de combustível fluindo através do motor baseado no fluxo de ar. Se não estiver funcionando corretamente, seu carro terá um desempenho pior na queima do combustível, além de emitir mais gases poluentes após a queima. Substituir esses sensores não é difícil, mas as peças podem ser caras. Substituir seu filtro de ar na frequência recomendada pela fabricante do veículo ajudará a manter seus sensores de fluxo de ar em bom funcionamento.
Luz de óleo acesa após troca do óleo: mecânico esqueceu de apagar memória
Quando um veículo tem que realizar certas manutenções, pode ocorrer da luz do óleo acender para avisar o motorista que essa manutenção é necessária. Após a manutenção ser realizada, como uma troca de óleo, o mecânico tem que apagar a memória da central, avisando que a manutenção foi realizada.
Em outra situação parecida, quando o óleo começa a apresentar problemas de superaquecimento ou outros defeitos devido a qualidade do mesmo, pode ser que o mecânico esqueça de apagar o erro após a troca de óleo, avisando que o problema foi resolvido. É só pedir para o mecânico que fez a troca apagar a memória de erro e pronto, problema resolvido.
Se a luz persistir em ficar acesa, nossa recomendação é levar o veículo a um mecânico para uma verificação completa do problema e assim, evitar que se agrave.
Você já teve problema com a luz do óleo após uma troca? Qual era o problema? Como foi dada uma solução?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Luz da injeção acesa e motor falhando: o que pode ser?
Falta de óleo no motor ou óleo vencido? Como agir?
Luz da injeção eletrônica não apaga, mesmo depois da manutenção! O que fazer?
Como completar óleo do motor? Pode ser com marca diferente? E com o motor quente?