Manutenção de GNV, que cuidados ter?
O gás natural é composto principalmente de metano e é o mesmo gás que podemos usar para aquecer nossas casas e cozinhar nossa comida, mas também é adequado como combustível de transporte em muitas aplicações.
Os veículos a gás natural (GNVs) usam um motor com ignição por centelha, semelhante aos veículos convencionais movidos a gasolina, e têm um sistema de combustível projetado para combustível de gás natural. As modificações típicas do motor para GNVs incluem válvulas de escape reforçadas e sedes de válvulas, mas essas modificações não alteram a aparência visual do motor, nem alteram os requisitos de manutenção e serviço do motor.
Leia também
- Óleo certo para cada motor! Como saber o do seu carro? Tabela!
- Tipos de óleo de motor: qual escolher para o seu veículo?
O que é preciso na manutenção de GNV: lista completa
Certifique-se de que os níveis de líquido de refrigeração no tanque e no radiador são conforme exigido pelo padrão
Uma vez que o motor liga sempre pede gasolina, deve haver pelo menos um terço de gasolina no tanque para evitar danos à bomba de combustível
Uma vez que certos equipamentos são acionados eletricamente, eles devem ser mantidos secos
Substitua os lubrificantes conforme recomendado pelos fabricantes de automóveis
Limpe o filtro de ar a cada 1.000 quilômetros e substitua-o a cada 10.000 quilômetros
Substitua o filtro de gás a cada 40.000 quilômetros ou anualmente
Substitua as velas de ignição a cada 40.000 quilômetros
Inspecione e defina a sede da válvula a cada 40.000 a 60.000 quilômetros
Ambos os combustíveis devem ser usados todos os dias para prolongar a vida útil das sedes das válvulas
Verifique se há vazamentos nos tubos GNV mensalmente, ensaboando os tubos e equipamentos GNV ou usando um detector de vazamento de gás
Sempre que o cheiro do GNV for detectado, pare de usar o sistema do GNV imediatamente. Mude para gasolina, feche a válvula da tampa do tanque e leve seu veículo para um centro de instalação
Leve o veículo para inspeção do equipamento GNV por especialistas do centro de instalação.
Tanques de GNV e sistema de combustível precisam de manutenção extra
Os veículos modernos têm sistemas de combustível sofisticados projetados para armazenar e fornecer quantidades precisas de combustível ao motor para maximizar o desempenho e minimizar as emissões prejudiciais. Os GNVs não são diferentes – mas o sistema de armazenamento e entrega de combustível pode parecer e operar de maneira diferente dos veículos com combustível convencional. A manutenção do sistema GNV também é diferente.
O requisito de manutenção adicional mais importante para os GNVs é que os tanques de armazenamento de combustível sejam inspecionados em intervalos regulares, após acidentes ou quando houver suspeita de danos. Também é fundamental saber a data de fim de vida do tanque para que seja devidamente descomissionado ao final de sua vida útil. Para mais informações, veja:
Intervalos de troca de óleo para carro com GNV
O gás natural tende a estender a vida útil do óleo lubrificante do motor porque produz menos carbono quando queimado. Em veículos com combustível convencional, o óleo do motor se degrada como resultado da fuligem e outras impurezas do processo de combustão que são então absorvidas pelo óleo.
Os proprietários de GNV devem consultar o manual de manutenção do veículo para obter o intervalo adequado de troca de óleo.
Para veículos que foram convertidos de gasolina para gás natural, ainda é melhor seguir o cronograma de manutenção original, principalmente se o motor estiver na garantia. Os gerentes de frota podem achar mais econômico enviar amostras de óleo a um laboratório para teste, para entender a vida útil máxima para cada troca de óleo.
Sistemas de ignição combinados com GNV
A maioria dos motores a gás natural usa velas de ignição para inflamar o combustível, semelhante à gasolina. No entanto, o gás natural é muito mais sensível à qualidade da faísca e à voltagem. Portanto, é fundamental que todas as partes do sistema de ignição (velas, fios, bobinas, etc.) sejam mantidas adequadamente e protegidas do calor excessivo e outros danos.
Os proprietários de GNV devem consultar o manual de manutenção do veículo para obter o intervalo adequado para inspeção e troca das peças de ignição. Observe que alguns fabricantes produzem velas de ignição, fios de ignição e até mesmo óleos de motor que são especificamente projetados para uso em GNVs. Isso ajudará a maximizar o desempenho do veículo e a vida útil do motor.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Luz da injeção acesa e motor falhando: o que pode ser?
Troca de óleo, quando fazer?
Carro perdendo força e não desenvolve: o que pode ser?
Quantos litros de óleo vai no motor?