Marcha do carro não entra, qual o problema?
Você está passando por um cenário onde seu carro se recusa a entrar em marcha? Algumas questões podem estar causando esse problema. Quando confrontado com tal situação, a maioria das pessoas se apressa para pensar em sérios problemas de transmissão. Pode ser o caso de uma simples revisão.
Assim, há duas coisas envolvidas. Você pode optar por inspecionar o carro sozinho, ou você pode tê-lo rebocado para um mecânico especializado em reparo de transmissão. Para ajudá-lo a determinar se o seu veículo requer atenção de um especialista, aqui estão algumas razões pelas quais a marcha não entra no seu carro.
Leia também
Marcha não entra por baixo fluido de transmissão
O primeiro culpado a suspeitar quando seu veículo se recusa a entrar em marcha é baixo fluido de transmissão. Talvez o seu fluido esteja vazando ou baixo, e isso pode causar problemas ao seu carro ter uma transmissão de engrenagem suave. O fluido de transmissão desempenha um papel crítico para garantir que as partes móveis do seu carro estejam bem lubrificadas e resfriadas.
Não deve ser um problema encontrar onde sua vareta de transmissão está localizada. Puxe a vareta do fluido, limpe-a, devolva-a e puxe-a novamente. Você deve estar olhando para o nível, cheiro e cor do fluido. Se pouco, tente adicionar algum líquido. Se você notar um cheiro queimado ou uma cor marrom-negra ou escura, precisará rebocar seu carro para um especialista em transmissão.
Marcha não entra direito por falha do sensor eletrônico
A maioria das transmissões no carro moderno é controlada por sistemas de computador de alta tecnologia. Quando seu carro não entra em marcha depois de pisar no pedal de gasolina, pode ser que o sensor eletrônico em seu veículo falhou. Especialistas em transmissão também utilizam equipamentos de diagnóstico informatizados e podem identificar qualquer falha de sensor eletrônico, causando o problema para seu carro entrar em marcha.
Problema de desalinhamento na caixa de marcha
Outra razão pela qual o seu carro não entrará em marcha é por causa de engrenagens desalinhadas. O sistema de transmissão do carro é projetado de uma forma que as engrenagens se encaixam bem em diferentes combinações. Você percebe um som estranho de moagem ao deslocar as engrenagens? Isso é resultado de engrenagens desalinhadas.
Outras causas para o carro não entrar em marcha
Embora possa parecer óbvio, o seu carro pode se recusar a entrar em marcha por causa de algumas questões mais simples.
Seu carro pode simplesmente estar desligado. Certifique-se de que seu carro esteja ligado porque há alguns carros cujo motor faz um som mínimo tornando difícil dizer se está ligado ou não.
Para transmissão manual, certifique-se de pressionar a embreagem completamente para baixo ao deslocar as marchas. Além disso, tente iniciar o carro em diferentes marchas, incluindo a ré para determinar se é apenas uma marcha causando o problema.
Sinais de problemas de transmissão
Se o seu carro estiver tendo problemas de transmissão, é importante pegar o problema cedo antes de se tornar mais envolvido – e um problema mais dispendioso. Se você estiver enfrentando qualquer um dos seguintes sintomas de transmissão, recomendamos trazer seu veículo para um serviço de transmissão e inspeção o mais rápido possível:
Transmissão Indicando atrasos: o seu veículo faz uma pausa antes de se mover ao mudar de P? Você está experimentando qualquer pausa no movimento para a frente quando o seu veículo está mudando para o primeiro equipamento, ou além do primeiro equipamento? Existe uma resposta de veículo atrasada quando você muda do P para R?
Deslizamento de transmissão, moagem ou pulando durante a aceleração quando o carro está mudando de engrenagens.
Carro tremendo a qualquer velocidade.
Um cheiro queimado vindo debaixo do seu capô.
Fluido vazando visivelmente do veículo
Estalos, guinchos ou assobios vindos do veículo.
O fluido de transmissão na vareta é nublado, cheiro grosso ou sujo.
A alavanca manual de marcha de transmissão é fisicamente difícil de se mover ou não entrará em marcha.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Câmbio iMotion: quais os problemas?
Como passar as marchas da moto? Quais são?
Como passar marcha do carro corretamente?
Trancos no câmbio automático: por quê?