Qual a melhor moto 250cc? Como escolher?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

A melhor moto 250cc é: bem, depende. Como escolher uma moto de 250cc vai influenciar muito a resposta, e você pode se surpreender com a quantidade de variáveis que devem ser consideradas na escolha de uma moto de 250cc.

Uma 250cc como primeira moto

Se seu plano é ter motos de maior cilindrada no futuro, então você tem que começar por uma 250cc ou 300cc, e não uma moto de 125cc ou 150cc. A ciclística de uma 250cc ou 300cc vai melhor te preparar para uma moto maior depois do que uma moto de 125cc ou até menor cilindrada. E com tantas opções no mercado, é totalmente possível encontrar pelo menos um modelo dentro do que você está buscando.

Leia também

Motos com 250cc de deslocamento são confortáveis, seguras e mais baratas que modelos de 300cc. Motos 300cc são mais caras, mas tendem a ter seu valor de mercado menos desvalorizado. Os modelos mais comuns de motos, no quesito ciclística, são as street, como a Twister, a Fazer, a Next e a CB 300. Outras são as trails, como a XRE 300, a Lander e a Tenéré. Também existem as pequenas esportivas, como a CB 300R e a “ninjinha”. E temos as scooters, como o Burgman e a CityCom.

Motos street de 250cc ou 300cc não são tão confortáveis para longos períodos de pilotagem como, por exemplo, uma viagem entre duas cidades por mais de 2 horas. São muito ágeis na cidade. Não são boas para estradas off road, sendo um tanto instáveis.

Motos trail de 250cc ou 300cc são bem confortáveis e estáveis no on e no off road. Principalmente por terem um centro de gravidade mais alto, não são tão ágeis nas cidades. São ideais para quem pilota por mais de duas horas em cima de uma moto por dia.

Motos esportivas de 250cc ou 300cc não são tão ágeis na cidade, tampouco confortáveis. Proporcionam uma experiência inicial para a ciclística de uma moto esportiva de maior cilindrada, reduzindo os riscos na hora de aprender a dirigir a moto. Bem difícil se manter confortável em uma moto dessas depois de uma hora de pilotagem.

Motos scooters de 250cc ou 300cc são ágeis e confortáveis na cidade. Em viagens entre cidades, essas scooters são um pouco inseguras e instáveis por conta das rodas menores. Para quem é mais alto, uma scooter pode ser altamente desconfortável e impossível de dirigir.

Por que comprar moto de 250cc

As motos de 250cc são um bom ponto de partida para quem quer se preparar para motos de maior cilindrada! (Foto: revistaduasrodas.com.br)

Peso e altura da moto de 250cc ou 300cc

A altura é uma preocupação dupla para uma moto de 250cc ou 300cc. Primeiro, o peso afeta as características de movimentação de uma motocicleta, e uma moto que é muito pesada pode tornar sua vida um pouco mais complicada a esse respeito. A segunda preocupação é um pouco mais simples, mas não menos importante: se acontecer de você deixar cair a sua bicicleta, será mais fácil para levantá-la se ela é mais leve.

Se você acaba não deixando cair a sua primeira moto, então considere-se uma minoria, mas existe a possibilidade de uma ou outra maneira. Portanto, fique com uma moto que não irá resultar em uma hérnia de disco ou uma viagem para um fisioterapeuta. Opte por uma moto com o peso “molhado” (já com óleo e tanque cheio) de até 227 kg ou, melhor ainda, até 204 kg como uma aposta segura.

Preço da moto de 250cc ou 300cc

Defina um limite de dinheiro que você pode gastar e, dentro desse limite, veja as motos que te atendem. A não ser que você seja um restaurador profissional de motos e carros, fuja de motos usadas com mais de 5 anos de uso. Com raras exceções, motos são usadas exaustivamente e recebem manutenção muito ruim de seus donos, o que resulta em muitos problemas mecânicos que só aparecem no médio e longo prazo.

Se o modelo de moto que você quer tiver ABS, tente conseguir, pois segurança é sempre prioridade. Prefira também uma moto usada completa do que uma moto zero básica, pois as motos básicas perdem mais valor com o tempo. Por favor, deixe a moto original para não arriscar uma multa e não arriscar sua segurança.

Considere também pesquisar o preço das peças da moto, para não se surpreender com uma manutenção cara demais.

https://youtu.be/9f77nONY298

Lataria e carenagem da moto

Isto é bastante simples: como já discutimos, é provável que você cair de sua motocicleta em algum momento. Pode ser muito bonita a carenagem e detalhes de lataria de uma moto, mas evite uma moto exageradamente detalhada para não ter que gastar fortunas apenas por ter esbarrado em uma parede.

Considerações Finais

Lembre-se que a ideia de uma moto de até 300cc é melhorar suas habilidades de pilotagem e técnicas, além de conforto, segurança e claro, uma boa dose de lazer.

Qual moto de 250cc você mais gosta? E de 300cc?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

2 comentários para: “Qual a melhor moto 250cc? Como escolher?”

  • João Henrique

    Boa noite,
    Comecei a ler o artigo por achar que traria dicas interessantes de como comprar um moto de 2500cc, visto que após minha Bros, vou realmente pular pra algo mais potente como uma 300cc ou até uma 400 se a Honda voltar a lançar a Falcon hehe! Achei o artigo muito bom mesmo, só não gostei muito do comentário de que se uma pessoa pretende ter uma moto de cc mais elevada, deveria começar com uma moto de 250cc ou mais, para depois então poder galgar ccs mais altas; e que não deveria começar com uma de 150cc. Eu comecei com a Bros, que tenho até hoje e não tenho nada do reclamar dessa máquina e me sinto já preparado (mas não financeiramente) para pegar uma moto até 500cc sem problemas, até porque tenho alguns amigos que sempre me deram dicas muitos boas sobre mecânica, pilotagem e como ser um bom motociclista, atividade que já venho desempenhando a quase 3 anos. Acho que 250cc pra uma pessoa começar é muito, especialmente porque hoje se vê mais malucos, irresponsáveis e imprudentes no trânsito como nunca antes! Mas… É Aquilo. A opinião é sua, o site é seu e devo respeitar sua opinião que tenho certeza, você tem embasamento para tê-la. Só achei que foi meio radical. Abraço e paz.

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Olá João! É Sempre bom ter opiniões diferentes, para criar um debate. Nossas dicas são baseadas em entrevistas e leitura de material feito por pilotos profissionais. Todos eles, sem exceção, recomendam as motos de 250 cc ideais para quem está começando, seja pelo custo baixo de manutenção (iniciantes estão mais propensos a cair), seja pela maior segurança das velocidades reduzidas. Eles recomendam um aumento de 100 cc a 200 cc a cada “aumento de cilindrada”, pois a ciclística da motocicleta muda muito. Principalmente quando o piloto está trocando de tipo de moto (esportiva para maxi trail, city para custom, etc), eles recomendam até baixar a cilindrada, se você está acima de 500 cc. Há alguns motociclistas que tem opiniões diferentes sobre esse assunto, mas pode ter certeza que nossa opinião está embasada no material da melhor qualidade.

      Responder

Deixe um comentário