Mitbushi Lancer: versões e história!
Conhecido como um sedã compacto acessível e confiável, o esportivo Mitsubishi Lancer era muito divertido de dirigir. Enquanto isso, a evolução do Lancer, popular na cena do rali mundial, estabeleceu -se como um cavalo de trabalho de desempenho que colocou outros carros esportivos em seu espelho retrovisor e um sorriso nos rostos dos motoristas.
Mitsubishi Lancer: uma história com um fim?
O Lancer não está mais em produção, mas seu legado vive através da paixão dos motoristas de Mitsubishi e da atual linha de veículos de carros com eficiência de combustível, como Mirage e modelos SUV familiares. Mesmo que você não possa comprar um novo Lancer, ainda pode encontrar um Lancer Mitsubishi para venda em Sioux cai de vez em quando quando você procura nosso inventário de veículos usados.
Leia também
História do carro esportivo da Mitsubishi
O Mitsubishi Lancer recebeu o nome de um soldado do Regimento de Cavalaria na idade cavaleira da Europa e estreou no cenário mundial em 1973.
Estilizado para o arrasto aerodinâmico superior e um chassi monocoque robusto para aumentar o desempenho, o primeiro lancer foi alimentado por motores usando a tecnologia de ar limpa da Mitsubishi. Foi o primeiro modelo de 1973 a ser certificado como tendo um mecanismo de baixa poluição pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA.
Depois de quase três décadas e uma corrida bem-sucedida na Europa e na Ásia, o Lancer lançou nos Estados Unidos em 2001, alimentado por um motor de 2,0 litros produzindo 120 hp e 130 lb-ft de torque.
Ao longo dos anos, a popularidade do Lancer cresceu como acabamentos e modelos adicionais e mais poderosos- como o Lancer GT, Lancer Ralliart, Lancer Sportback LS e Lancer Sportback Ralliart- foram adicionados à linha, em ponte entre o modelo de base do Lancer e seu irmão de alto desempenho: o Evolution.
Lentamente, no entanto, a demanda do mercado começou a mudar para veículos que oferecem maior versatilidade e espaço e carros com pegadas ambientais menores. Em 2017, a Mitsubishi decidiu interromper a produção do Lancer e mudar seu foco para crossovers e SUVs, além de veículos elétricos e híbridos.
Hoje, o legado de desempenho de Lancer continua a suportar com os versáteis cruzadores e carros da cidade eficientes da Mitsubishi.
Mitsubishi Lancer Evolution: a lenda das ruas
A primeira evolução do Mitsubishi Lancer foi lançada em 1992, criada para os rallies desde o início.
Para torná-lo ultra-competitivo, a Mitsubishi levou o Lancer leve, reduziu ainda mais seu peso, aumentou a rigidez do corpo e a suspensão e o alimentou com um motor turbo de intercooler do tipo 4G63, fornecendo torque através de um sistema 4WD. A produção inicial de produção para a certificação de corrida esgotou dentro de dias.
Não foi até 2003, no entanto, depois de aprimorar sua história de desempenho ao longo de várias gerações na Europa e na Ásia – que a evolução do Lancer se tornou disponível nos Estados Unidos, prometendo um passeio emoção como nenhum outro. Naquela época, devido à popularidade de certos videogames e aparições em vários filmes de Hollywood, o Lancer Evolution já tinha seguidores.
Cada iteração sucessiva do carro recebeu um novo pensamento criativo: mais poder, mais economia de peso, freios um pouco mais profundos, o Apex cortou um pouco mais, construído para sair das curvas um pouco mais agressivamente. Muitos recursos de evolução do Lancer, como o Super All-Wheel Control (S-AWC), foram multados em sintonia e introduzidos em outros veículos Mitsubishi.
Mas todas as corridas devem parar.
E em 2015, a Mitsubishi anunciou que o Lancer Evolution X – a décima geração – seria a última. Para dar uma despedida especial, a Mitsubishi decidiu criar uma edição de despedida limitada: o Lancer Evolution Fe. Individualmente numerado e desejado coletivamente-a edição final foi apoiada por um motor de 303 hp. Foi o tipo de performance que comeu V6 com maior sede no café da manhã.
O fim de uma era? Não exatamente. A Mitsubishi está trabalhando continuamente para incorporar sua herança de desempenho em seus segmentos de crossover e veículos elétricos. E o futuro promete ser tão emocionante quanto o passado.
Linha do tempo e modelos do Mitsubishi Lancer
1973: a grande estreia de Lancer
O Lancer de primeira geração é lançado como um sedã compacto de duas e quatro portas na Europa e Ásia. No ano de estréia de Lancer, o Lancer 1600GSR domina o rali da Australian Southern Cross com uma varredura de primeiro lugar no terceiro lugar, conquistando o quarto título de rally da Mitsubishi Motors.
1992: Lancer Evolution
O icônico Lancer Evolution é lançado na Europa e na Ásia e continua a conquistar muitos títulos do World Rally Championship, Rasting Racing e Hill Climb.
1998: WRC Championship
Tommi Mäkinen vence um recorde de quatro campeonatos consecutivos de pílotos do WRC de 1996 a 1999, enquanto a Mitsubishi afirma o campeonato do fabricante do WRC em 1998, tudo com várias gerações da evolução do Lancer.
2001: Lancer chega nas América
Denominado com um design inspirado em corridas de manifestação, o Lancer lança nos EUA como substituto do Mirage. Três modelos estão disponíveis: ES, LS e O-Z Rally, em transmissões manuais ou automáticas.
2003: estreia americana da Lancer Evolution
O Lancer Evolution, equipado com o controle de rodas, chega aos Estados Unidos e recebe o título de automóvel do ano da Automobile Magazine de 2003.
2004: novos modelos são adicionados
Escolher um novo Lancer se torna um pouco mais desafiador à medida que o novo Lancer Ralliart, Lancer Sportback LS e Lancer Sportback Ralliart são adicionados à família Mitsubishi.
2007: Lancer Evolution X
Lancer Evolution X-o modelo de última geração – é lançado com o Super Lograhel Control. Considerado um dos sistemas AWD mais avançados do mundo, vence o carro do ano no Japão.
2015: confiança com a qual você pode contar
Graças aos recursos avançados de engenharia e segurança de alta tecnologia, o Mitsubishi Lancer recebe uma escolha de segurança superior IIHS – a mais alta designação de prêmios de segurança oferecida pela organização – pelo sétimo ano consecutivo.
2015: único. Último tipo.
Mitsubishi anuncia a última – e limitada versão da Lancer Evolution: The Lancer Evolution Final Edition. Nos EUA, apenas 1600 estão disponíveis, e a primeira evolução FE é leiloada no eBay para beneficiar a Sociedade Nacional de Esclerose Múltipla.
2017: a produção de Lancer termina
Em agosto de 2017, a produção do Mitsubishi Lancer termina, dois anos após o pôr do sol da icônica evolução do Lancer. O Mitsubishi Mirage permanece para atender às demandas do pequeno mercado de sedãs.
Que tipo de carro era o Mitsubishi Lancer?
Embora a evolução do Lancer e do Lancer tenha sido baseada na mesma plataforma e compartilhasse o mesmo DNA, houve muitas diferenças entre os dois carros, com poder, trem de força (FWD versus AWD) e uma suspensão mais rígida sobre a evolução do Lancer, sendo os principais diferenciais. O Lancer Evolution X foi o décimo modelo de evolução e última geração.
Motor do Mitsubishi Lancer
Antes de ser descontinuado, a Lancer Evolution de 2015 apresentou um motor MIVEC de 291 hp turbo de 291 hp e a tecnologia de controle super nasa da Mitsubishi. O modelo de despedida-edição final da Lancer Evolution possuía 303 hp e 305 lb-ft de torque, com uma velocidade máxima estimada de 155 mph/250 kmh.
O Lancer Evolution utilizou uma variedade de motores com base na melhor tecnologia Mitsubishi da época. De 1992 a 2006, apoiou um motor turbo 4G63. De 2008 a 2015, o motor turbo 4B11 foi o divisor de águas.
Mitsubishi interrompeu a produção do Lancer. No entanto, devido à demanda popular na China e Taiwan, a placa de identificação do Lancer vive nesses mercados com o Lancer Ex Sport Sedan.
À medida que a eficiência e a versatilidade se tornaram cada vez mais importantes para os consumidores, a Mitsubishi decidiu concentrar seus esforços em veículos cruzados e carros elétricos ou híbridos para atender à demanda dos clientes.
Não há planos de trazer de volta o Lancer. A Mitsubishi permanece focada nos segmentos de carros cruiser e elétricos/híbridos.
O que acham do Lancer? Vocês ainda sonha com esse veículo?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Conheça 6 marcas de carros japoneses!
Os 10 carros mais vendidos até hoje!
Honda CRV: versões e modelos!
Chevrolet Captiva – Preços e fotos das versões