Moto com injeção eletrônica com problemas, e agora?
Os injetores de combustível desempenham um papel muito importante na engenharia automotiva. Eles entregam a gasolina ao motor da moto e tornam motos mais eficientes em termos de combustível e menos poluentes. Isso nem sempre significa que é fácil identificar os problemas com a injeção de combustível, no entanto.
Enquanto você sempre pode confiar em seu mecânico para um diagnóstico, compreender a maneira como sua moto funciona é importante também. Há alguns sinais e sintomas comuns de injeção de combustível que você pode ser capaz de diagnosticar a si mesmo. Nem todos eles são fáceis de corrigir, mas ajuda a saber exatamente o que você está lidando.
Leia também
Aqui estão alguns dos nossos problemas de injeção de combustível mais comuns que podem fazer com que sua moto não ligue mais.
Injeção eletrônica da moto entupida
Este é um problema porque impede que a gasolina atinja o coletor de admissão. Normalmente, é o acúmulo de ferrugem que causa uma injeção de combustível entupida. Isso normalmente acontece devido a um problema no fornecimento de gasolina, por exemplo, a linha de fornecimento de combustível ou trilho de combustível. Se você deixar sua moto sentada ociosa sem manutenção por um longo tempo, você pode obter injetores de combustível entupidos.
Problemas na injeção eletrônica da moto por injeção de combustível suja
Os movimentos rápidos e repetitivos dos injetores de combustível causam uma fricção que os torna muito quentes. Por sua vez, quando os aditivos de combustível não são pulverizados no coletor de admissão, eles podem deixar um resíduo nos injetores que queima e se tornam crocantes. A consequência disso é um padrão fraco e desigual.
Minha moto de injeção eletrônica falhando porque o injetor não abre
Há algumas razões pelas quais o injetor de combustível pode ficar preso, incluindo enrolamentos ou ferrugem defeituosos. Se o injetor de combustível não abrir, ele será incapaz de fazer seu trabalho de entregar a gasolina através do bocal. Isso pode ocorrer também por problemas no envio de sinais pro bico injetor.
Incapaz de fechar a injeção eletrônica da moto
Mais uma vez, se houver uma primavera defeituosa ou um acúmulo de aditivos ferrugem ou combustível, isso pode fazer com que o injetor seja incapaz de fechar, o que causará um vazamento de gasolina. Geralmente o cheiro de gasolina vai denunciar este problema, além do escapamento estar liberando também gasolina.
Vazamento na injeção de combustível
Vazamentos do sistema de combustível podem levar a um mau desempenho, alto consumo de combustível e partida mais difícil. Em alguns casos, isso pode ser muito perigoso. Qualquer vazamento externo de combustível pode levar a um incêndio.
Preste bastante atenção a poças de gasolina perto da moto e cheiro de gasolina.
Possível sintomas de identificação de problemas no bico injetor
Se você acha que sua moto pode ter um dos problemas comuns com a injeção de combustível acima, há alguns sinais e sintomas que podem contar qual é o problema. Por exemplo:
1. Moto dando “tiro” ou falhando
Se não houver fornecimento de combustível suficiente quando você virar a ignição, seu motor pode falhar. Isso pode significar que você tem um injetor de combustível entupido ou sujo, ou um injetor que não abre. Os tiros do motor também podem significar falhar no sistema dos bicos injetores.
2. Moto com problemas de potência
Um injetor de combustível sujo pode causar uma oferta de combustível inconsistente, o que tornaria o motor irregular na rotação baixa e na rotação alta.
3. Economia de combustível diminuída
Quando o injetor de combustível não fecha ou começa a vazar, você pode notar que sua moto não está fazendo uso suficiente de gasolina porque está entregando gotas de gasolina em vez de uma névoa.
4. Cheiro de combustível forte
Da mesma forma, se o injetor não fechar ou estiver vazando, você poderá notar um forte cheiro de gasolina.
5. Indicando o motor inconsistente
Se você notar um motor irregular enquanto estiver em lento, o problema pode muito bem ser um injetor de combustível sujo.
Ainda não tenho certeza do que é o problema? Contate um mecânico para fazer um diagnóstico e consertar o problema do seu veículo.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como saber se o módulo de injeção esta com defeito?
Quais os melhores aditivos para gasolina?
Carro engasgando quando acelera, o que pode ser?
Filtro de combustível sujo, quais os sintomas?