Moto precisa alinhar e balancear os pneus?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Sim, motocicletas precisam também alinhar e balancear pneus. E isso é mais importante do que para um carro, pois enquanto um carro tem 4 rodas para mantê-lo em equilíbrio, uma motocicleta tem apenas duas e um simples problema de alinhamento pode resultar em um grande tombo em uma viagem. Por isso, não devemos levar de forma leviana o alinhamento e balanceamento dos pneus e neste artigo mostraremos um pouco mais de informações sobre isso.

A rodas modernas ainda precisa de serem balanceadas e alinhadas então?

A fabricação de rodas pneus e discos é de produção em massa, o que significa que nenhum item é perfeito. Pneus e rodas podem sair fora do alinhamento, fora de forma, ou têm pontos um pouco mais pesados que outros, que precisam ser balanceados e equilibrados.

Leia também

Como posso saber se a minha roda está fora do balanceamento ou alinhamento correto?

O problema é a desigualdade de peso no aro da roda ou do pneu. À medida em que a roda gira, as forças exageram esse desequilíbrio. Consequentemente, a roda pode visivelmente oscilar em alta velocidade, como uma daqueles ventiladores de teto bambos. Em uma bicicleta, esta pode ser sentida como uma direção solta ou vacilante em vibrações de alta velocidade ou até uma direção mais dura. Uma roda traseira fora do equilíbrio é mais difícil de detectar , uma vez que ela está normalmente em uma posição rígida e não há um ponto de viragem que pode ser afetado. Vibração facilmente será transferida para o guidão da motocicleta em algumas rotações e velocidades mais específicas.

Alinhar e balancear motocicleta

Uma moto alinhada e balanceada significa que você vai ficar longe de qualquer tipo de acidente por conta de falta de manutenção correta. (Foto: revista.webmotors.com.br)

Há outros efeitos de uma roda desequilibrada ou fora de alinhamento?

Como o volante tenta balançar -se para fora do alinhamento, as vibrações fazem o seu caminho através do eixo da roda, que por sua vez sublinha os rolamentos da roda, levando a um desgaste prematuro. Há também o perigo de que vibrações excessivas poderiam afrouxar vários prendedores ao redor da moto. Pneus também irão correr mais quentes, já que rodam fora da área de contato e isso leva ao desgaste irregular.

Não são a rodas equilibradas e alinhadas quando os pneus são montados?

Sim, se o instalador fornece os pneus. Se não , você é cobrado um extra. Mas você pode fazê-lo sozinho. Se você pode colocar seus próprios pneus, equilibrá-los é necessário e extremamente fácil de fazer. A ideia é neutralizar o peso sem causar qualquer desequilíbrio, adicionando mais peso em frente ao ponto mais pesado da roda para contrabalançar isso. Colocar pequenos pesos ao aro, em que o efeito da força centrífuga é grande, consegue também o resultado.

Estes pesos geralmente vêm em tamanhos 5 g e 10 g e são feitos para grudar, para mantê-los no lugar. Proprietários de motocicletas clássicas preferem caroços de chumbo/solda envolta em torno dos raios. Rodas de Motocross são muito raramente equilibradas, já que eles usam braçadeiras de segurança na borda para segurar o pneu em que são praticamente impossíveis de colocar contrapeso.

O ideal, principalmente se você tem um pneu de raios, é levar seu pneu a um especialista no assunto para que ele faça o balanceamento do seu pneu. O alinhamento é mais fácil e praticamente qualquer bom mecânico pode fazer. Após alguns milhares de quilômetros ou antes e depois de uma viagem mais intensa, não deixe de checar sua moto para o alinhamento e balanceamento corretos.

Ficou alguma dúvida? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário