Motor a diesel: vantagens e desvantagens!
O motor a Diesel é o segundo mais usado no mundo em veículos modernos. Algumas pessoas dizem que será o motor básico para automóveis no futuro próximo; Algumas pessoas dizem que o motor a diesel é obsoleto. No entanto, os motores a diesel continuam a produzir em milhões de quantidades em todo o mundo e a aproximação da crise de combustível faz com que seja resolvido mais rapidamente o problema de abastecimento para o transporte individual e público. Vamos estimar se o motor diesel seria a solução adequada.
Semelhanças entre o motor diesel x gasolina
O design do motor Diesel é quase o mesmo do motor a gasolina. Ambos tem pistões, cilindros, válvulas. Mas o sistema de ignição nos motores Diesel é bem diferente em princípio. Em vez da faísca habitual nos motores diesel, a mistura ar-combustível é inflamada pela alta temperatura do ar comprimido. Vamos analisar o princípio operacional do motor a diesel.
Leia também
- Carro perdendo força e não desenvolve: o que pode ser?
- Sistema de injeção eletrônica a diesel, como funciona?
Como funciona o motor a diesel?
No primeiro tempo do motor a diesel, o pistão está se movendo para baixo até o ponto morto mais baixo e o ar fresco é soprado da válvula de admissão.
No segundo tempo do motor a diesel, o pistão está subindo até o ponto morto superior e o ar no cilindro é comprimido várias vezes (14 a 25) e sua temperatura sobe para 700° C a 800° C.
No terceiro tempo do motor a diesel, no momento em que o pistão atinge o ponto morto superior, o combustível é injetado no cilindro. Ato de combustão. A mistura ar-combustível é expandida e o pistão começa a descer.
No quarto tempo, o pistão está baixando e os gases saem pela válvula de exaustão aberta.
O combustível no cilindro se inflama com um rápido salto de pressão, fazendo com que o motor trabalhe ruidosamente e com vibração. Para preservar a segurança da operação no nível exigido, o motor Diesel é projetado de forma muito mais durável que o motor a gasolina. Mais durabilidade significa um peso mais maior.
O sistema de abastecimento de combustível do motor diesel também difere do motor a gasolina. A primeira coisa a dizer é mais complicada. O combustível na câmara de combustão deve ser injetado sob alta pressão e é muito menor em volume. O motor é controlado pela unidade eletrônica, que controla a bomba de combustível e o injetor de acordo com os dados obtidos dos sensores. Esse tipo de design torna o motor muito mais caro.
Vantagens do motor diesel
A principal vantagem do motor diesel é o combustível barato. Então a diferença de custo entre o diesel e a gasolina atinge o nível de 20%, até mesmo os proprietários de carros caros começam a economizar. A eficiência de combustível dos motores diesel é de 36% e superior. A eficiência do motor a gasolina é de apenas 25%, o que significa que o motor diesel desperdiça menos combustível do que o motor a gasolina.
O motor diesel em comparação com o motor a gasolina do volume igual de câmara de combustão, tem vantagem de maior torque. É extremamente importante para minivans e station wagons. Nenhum mecanismo alternativo é montado agora em caminhões. Alto torque ajuda no trânsito da cidade e permite mover-se sobre a rotatividade mínima do motor em engarrafamentos.
Desvantagens do motor diesel
A desvantagem básica do motor a diesel é que ele é caro. É caro tanto na fabricação (devido à alta carga de trabalho) quanto na manutenção. É caro devido à incompatibilidade ecológica de sua exaustão e devido à necessidade de ajustar sua exaustão de acordo com exigências estritas de acordos internacionais.
O combustível no motor diesel é inflamado pelo calor do ar comprimido. Isso resulta no fato de que o combustível não tinha tempo para se misturar completamente com o ar e produz CH, NOX e uma fumaça negra durante o processo de combustão. Essa fumaça negra é particularmente visível e depois colore o escape em preto. E se no caso dos hidrocarbonetos puderem ser removido por catalisador, a quantidade de fumaça negra no escape é ajustada pelo filtro de escape especial, que é montado entre o colector de escape e o catalisador. O filtro de exaustão está aquecendo no fluxo de gás de exaustão que resulta em pós-combustão desse gás. Periodicamente, as sobras residuais devem ser queimadas e, na instrução do bloco de comando, a temperatura do gás é elevada no final do curso de combustão devido à queima de uma quantidade adicional de combustível. Esse é um dos males desse combustível fóssil.
O catalisador tem um design mais complexo devido à química irregular dos gases de escape.
Agora vamos dar uma olhada nos problemas relacionados ao diesel. Como é sabido, o combustível diesel é de 2 tipos: combustível de verão e combustível de inverno. Eles diferem na temperatura de solidificação. Quando o combustível congela, a bomba de combustível é incapaz de liberá-lo e esse é o fim. Você está parado na estrada, incapaz de ligar o motor. Isso pode ser evitado aquecendo a tubulação de combustível (também tanque de combustível para caminhões). Ao contrário do diesel, a gasolina não é congelada.
A bomba de pressão do motor diesel é uma unidade extremamente confiável. Devido à sua operação em altas pressões, a entrada de água no combustível é um perigo mortal. Portanto, o separador de água é necessário. As pequenas partículas de sujeira também podem danificar a bomba, portanto, um filtro de alta capacidade é necessário. Em certos ambientes, são necessários dois filtros devido ao diesel muito sujo e nem todos os revendedores fornecem veículos equipados com esses motores. Tal complexidade de sistemas de motor resulta em preços altos em motores de diesel.
Ruído e vibração até os últimos tempos não poderiam ser separados das palavras “motor Diesel”. Tentativas de neutralizá-las são envolver o compartimento do motor por isolamento acústico, equilibrar os momentos do motor e calibrar as unidades de controle.
Por que os motores diesel ainda são populares?
Os regulamentos ecológicos são mantidos e os proprietários de automóveis ecologicamente corretos tem descontos em garantia e outros impostos. Com o advento do biodiesel, o mercado deu uma sobrevida a esse combustível, tornando-o menos poluente. Porém, certas legislações impedem que veículos de passeio sejam produzidos com motores diesel, como é o caso no Brasil.
Na condição de abastecimento e manutenção de óleo de qualidade no motor diesel de base regular pode operar até meio milhão de quilômetros sem grandes reparos. E esse é um ganho certo.
O motor diesel turboalimentado, pode certamente desempenhar o papel para a economia de combustível e melhor funcionamento do veículo diesel. Muitos fabricantes de automóveis seguem esse caminho.
Então, se você pensa em comprar ou não um veículo movido a diesel, você tem que dirigir pelo menos dezenas de quilômetros e você vai apreciar se você gosta ou não.
O que você acha de veículos diesel? Quais vantagens acha que eles tem em relação a veículos gasolina?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Scanner diesel: qual escolher?
Luz da injeção acesa e motor falhando: o que pode ser?
Limpeza de filtro de partículas, como fazer?
Filtro de combustível sujo, quais os sintomas?