Motorhome à venda: como escolher?
Comprar um motorhome é uma grande decisão financeira, e você não a fará de ânimo leve. É difícil saber qual é o tamanho que você deve obter, o que fazer ou modelo, que layout interno vai se adequar e se você realmente precisa de todos os gadgets de tecnologia no mundo. Aqui estão as nossas 10 principais dicas para ajudar a tornar o processo um pouco menos cansativo.
1. Motorhome a venda deve atender aos seus desejos
Todos os detalhes de um motorhome são maravilhosos, mas você precisa deles? Inicie uma lista de desejos dos recursos que você gostaria de ter, e coloque-os na ordem de importância. Você pode não ser capaz de viver na estrada sem ar condicionado, uma televisão por satélite, uma churrasqueira ao ar livre, mas provavelmente pode estar bem com assentos de pano em vez de couro, ou renunciar à máquina de lavar e armários de alto brilho. A redução da sua lista de desejos ajudará a ajustar os tipos de motorhomes que lhe servem.
Leia também
2. Certifique-se de que tem espaço suficiente no motorhome usado ou novo
Você precisará de um motorhome que possa atender a todos aqueles que viajarão regularmente. Se você é uma família de quatro, uma van motorhome será bem apertada, mas esse tamanho vai se adequar a um casal. Se você gosta de se espalhar para que cada pessoa possa estar em seu próprio “espaço”, você precisará de um motorhome mais espaçoso. Para viajantes mais altos, verifique as alturas internas e o comprimento e a largura das camas também (um mini teste na cama pode ser uma boa ideia).
3. Obtenha o layout certo do motorhome por dentro
Os motorhomes vêm em todas as formas e tamanhos e layouts internos, e a escolha realmente se resume à preferência pessoal. A localização, tamanho e estilo de camas, bem como o tamanho e a posição do lounge ou da mesa de jantar, bem como a colocação da cozinha será diferente para as necessidades de todos. Se você não gosta de remontar sua cama todas as noites, então uma van com um lounge que se converte em espaços e lounge pode ficar “velha” muito rapidamente. Dica: imagine-se no motorhome durante as férias e se será uma boa ideia.
4. Verifique seu espaço de armários no motorhome
Uma coisa muitas vezes esquecida, mas muito necessária em um motorhome é a capacidade de armazenamento. A maioria dos projetos é super inteligente para aproveitar ao máximo o espaço disponível, mas os compradores podem subestimar quanto espaço eles precisarão para suas roupas, sapatos, artes de pesca, cadeiras de campismo, jogos de tabuleiro e garrafas. Olhe atentamente a capacidade de armazenamento de cada unidade que você inspeciona, tanto interna quanto externa, e o peso contra os itens que você gostaria de levar com você.
5. Atenha-se ao seu preço do motorhome
É fácil se distrair com algo brilhante e brilhante e acabar gastando mais do que você tem. Nosso conselho é resistir! Gastar mais sobre o desembolso do seu motorhome significa menos fundos para opções ao longo do caminho, bem como custos de viagem – combustível pode ser caro, particularmente quanto você viaja das principais cidades. Tente não tomar decisões sobre um capricho e ponderar todos os prós e contras antes de assinar na linha pontilhada.
6. Olhe para veículos novos e usados
Tendo algo novo para estacionar em sua garagem é o sonho – uma unidade intocada que não tem a inicialização de ninguém mais e uma grande garantia do revendedor. Mas, se um novo modelo estiver fora de sua faixa de preço, ou você só pode pagar uma unidade nova, mas menor, considere a compra de segunda mão. Você pode encontrar algumas grandes pechinchas que podem ter sido motorhomes de aluguel, ou modelos que raramente foram usados por seus proprietários que acharam preferiram outras formas de viajar.
7. Encontre um bom mecânico para analisar seu motorhome
Ao comprar segunda mão, a coisa mais importante para saber sobre qualquer modelo que você está considerando é como ela empilha mecanicamente. Isso significa o motor, mas também os freios e suspensão. É uma ótima ideia pagar um mecânico independente para dar uma olhada pelo motorhome que você está considerando seriamente para garantir que durará a distância de suas próximas viagens. Você esperaria que o interior tenha sinais de desgaste, mas essas coisas são cosméticas e facilmente fixadas.
Um grande colapso longe de casa, no entanto, nem é barato nem divertido! Se você está comprando segunda mão de um revendedor, certifique-se de obter o melhor negócio possível na garantia também.
8. Teste antes de comprar seu motorhome
Você só saberá verdadeiramente se um motorhome combina com você, uma vez que você viaja nele. Você pode pensar um campista menor com um banheiro escondido sob um assento para salvar o armazenamento ficará bem, mas uma vez que você bateu na estrada, você pode perceber que você realmente quer um completo com um banho embutido e comodidades adequadas.
Ou você pode começar com um motorhome maior, mas acham muito incômodo para dirigir e estacionar. Há tantas coisas que podem afetar sua experiência de viagem, portanto, testar alguns modelos diferentes pode economizar dinheiro – e remorso do comprador – descendo a pista.
9. Certifique-se de que todos possam dirigir o motorhome
Todo mundo que precisará dirigir o motorhome precisa saber que eles podem fazer com confiança. Muitas pessoas gastam suas vidas apenas dirigindo carros menores, então um passo até um Campervan ou um motorhome maior pode ser uma curva de aprendizado íngreme. Tome quantas unidades de teste de diferentes unidades você puder para que você possa se sentir mais confortável e saber quais modelos se sentem melhor na estrada.
Você também pode precisar de uma licença de motorista para carros maiores, dependendo do peso e do tamanho do seu motorhome, portanto, certifique-se de fazer sua lição de casa antes de comprar.
10. Não se esqueça do seguro de carro
Você precisa ter certeza de que seu motorhome é coberto quando estiver viajando. É um veículo, então precisará ter seguro automóvel. Você também deve considerar o seguro abrangente e assistência na estrada. Isso é particularmente importante ao viajar para mais regiões remotas – ninguém quer ser encalhado ao lado da estrada sem ajuda no horizonte. Compare para garantir que você obtenha as melhores ofertas e também certifique-se de ler o contrato.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Troca de carro: quando fazer?
Revisão de férias, quais fazer antes de viajar?
Morar em um trailer ou motorhome é uma boa ideia? Prós e contras!
Motos altas: como escolher? Qual a altura certa para você?