Motos trail: o que são? Como escolher?
Para o novo piloto de aventura ou para quem regressa à moto após um longo hiato de condução, a seleção de bicicletas é a decisão mais importante a ser tomada. Escolher a moto certa não só garante prazer na condução, mas certamente influencia a segurança do piloto. Há uma série de considerações para avaliar cuidadosamente, algumas com maior importância que outras. Com as motos de aventura, também chamadas de trail, big trail, maxi trail e dual sport, não é diferente. Vamos explicar um pouco sobre essas motos e a escolha delas.
Moto trail: o que é?
Uma moto trail é geralmente uma moto mais alta, com um percurso de suspensão mais longo e um design voltado para o conforto do seu ocupante. É uma moto onde a posição de pilotagem é sentada. Seu desempenho é equilibrado entre o on e o off road, geralmente usando pneus de uso misto. As maxi ou big trails são as versões maiores das motos trails, geralmente voltadas para longas viagens.
Leia também
Motos altas trail e as cilindradas
As cilindradas ou deslocamento são simplesmente uma medida do tamanho do motor. Isso não deve ser confundido com a potência do motor, embora haja uma forte correlação entre os dois. A sabedoria tradicional tem incentivado novos motociclistas a adotarem motocicletas menores e menos potentes, algo que é, na verdade, obrigatório por lei em alguns países. Não é uma má ideia, pois dar a um novo piloto um punho cheio de grande potência pode não ser a ideia mais segura. Considerando que uma moto pequena pode ter tão pouco quanto 45 hp, uma moto grande desenvolvida pode produzir uma potência de 120 hp ou mais. Mais nem sempre é melhor por razões óbvias.
Começar com uma trail de deslocamento menor é mais gerenciável, tem um peso menor e, francamente, elas são mais baratos. Uma plataforma inicial comum é geralmente de 650 cc ou menos para motos trail. Todas tem uma boa altura para pessoas altas e podem ter algumas adaptações para quem é mais baixinho.
Tamanho total e peso das melhores motos trail
Se você é novo nas motocicletas, a última coisa que você precisa é carregar uma moto muito pesada. Uma moto trail de iniciante de tamanho modesto pode ter até 160 kg. Uma moto de aventura totalmente carregada de maior cilindrada pode se aproximar de 300 kg com um tanque cheio de gasolina. Quando esses quilos começarem a sucumbir ao domínio da gravidade, nada a impedirá de cair. Se você andar sozinho, você também pode querer dar muita importância ao peso da bicicleta. Quando sua moto cair, você precisa ser capaz de levantá-la sozinho.
Como nem todos os ciclistas e motocicletas são do mesmo tamanho, é importante escolher uma plataforma que acomode sua estatura, grande ou pequena. Algumas motos trail são muito difíceis de manejar para quem tem pernas mais curtas. Por outro lado, um piloto com mais de 1,80 m de altura pode não encaixar bem com uma trail menor. Certifique-se de sentar sobre sua possível futura trail antes de comprá-la.
O design da trail
A categoria de motos de aventura e trail tem aumentado ao longo dos anos para abranger motos de todas as formas e tamanhos, com um amplo espectro de aplicações pretendidas. Enquanto algumas motocicletas são cuidadosamente projetadas para se sobressair na sujeira com o sacrifício do desempenho em rodovias, outras exibem os atributos inversos. Identifique onde você quer andar, e como você quer andar, pois isso deve ter uma grande influência na moto que você vai escolher. Se você não gosta muito de andar fora da estrada e não se vê fazendo isso com muita frequência, então compre uma motocicleta mais voltada para a estrada. Muita aventura pode ser encontrada mesmo em estradas pavimentadas e há trails para todos os gostos.
Capacidade de carga de uma moto trail
A maioria das pessoas atraídas para a aventura do motociclismo acabará por estender os seus passeios ao longo de vários dias, e terá de transportar o equipamento necessário para o fazer. Nem todas as motos trail tem a mesma eficiência para lidar com cargas. Se, por exemplo, pretender andar pelo mundo algum dia, uma moto de 200 cc pode não suportar o peso das cargas necessárias. Por outro lado, se tudo o que você planeja fazer é um passeio ocasional por cidades de sua região, ter apenas 85 litros de armazenamento em caixas rígidas pode ser um exagero.
Facilidade de manutenção para a moto trail
Essa pode ser uma preocupação menor para alguns proprietários de motocicletas trail, mas isso influenciará a compra de muitos. Se você comprar uma moto exótica, por exemplo, e o revendedor mais próximo estiver a 800 km, isso pode complicar suas opções de conserto e manutenção. Isso não deve desencorajá-lo de possuir a motocicleta dos seus sonhos, mas tenha isso em mente na logística de ter uma moto trail. Se você for do tipo aventureiro e ir muito pro off road, saiba que os tombos farão que suas visitas para a manutenção sejam ainda mais constantes.
O gosto pessoal ao escolher uma moto trail
Esse é o único aspecto da posse de motocicletas que realmente deve receber mais atenção. Motocicletas nunca será um transporte prático. Motocicletas e a experiência de pilotá-las são viscerais e estimulantes. Se a motocicleta que você está prestes a comprar realmente não fala com você, não a compre. Se você não ama a moto que você tem, você não vai montá-la. Se, no entanto, você ama tanto a sua moto que ela faz você sair cedo do trabalho apenas para conseguir mais cinco minutos de passeio antes do sol se pôr, então você escolheu bem.
No final, você deseja selecionar uma moto que atenda às suas necessidades imediatas de pilotagem, mas também ofereça uma plataforma que você ainda pode aproveitar à medida que suas habilidades se desenvolvem. Um último conselho: sua primeira moto trail, particularmente uma usada fora de estrada, acabará sendo danificada. Vai doer muito menos se a primeira moto trail for mais barata. Quando você se sentir mais seguro, vá aumentando as cilindradas e seus prejuízos serão muito menores.
Como vocês escolhem suas motos trail? Qual trail é seu sonho de consumo?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Moto elétrica vale a pena?
As melhores motos para iniciantes
O que olhar ao comprar uma moto zero Km!
Motos altas: como escolher? Qual a altura certa para você?