Motos com turbo existem? Posso colocar na minha moto?
Se você decidiu aumentar a potência da sua moto, você já pensou em um turbo? Utilizando um turbocompressor pode aumentar a saída de um motor em 30 por cento ou mais, sem um aumento significativo do peso do veículo . E a certeza de que seu rosto nunca mais será o mesmo quando a sua moto atingir velocidade alta e o turbo está em pleno impulso será inigualável.
Para saber mais sobre como funciona um turbocompressor e entender como cada parte funciona, vou fazer este guia tão simples quanto humanamente possível, então vamos começar com algumas perguntas mais frequentes sobre este sistema e que ele pode fazer quando instalado corretamente.
Leia também
Motos com turbo existem? Posso colocar turbo na minha moto?
Sim e talvez. O turbo só é recomendado para motocicletas com mais de 500 cilindradas pois tem motores mais resistentes a um funcionamento mais pesado. Se você tentar em motos com menor cilindrada, vá por sua conta e risco!
Como é que um sistema de turbo funciona?
Um motor que é equipado com este sistema produz gases de escape que saem através das portas de escape do cabeçote. Estes gases de escape fluem através de um coletor turbo exatamente como fazem normalmente por meio de um tubo de escape e, em seguida, correm para uma unidade de turbocompressor.
Enquanto os gases de escape entram no invólucro da turbina, a velocidade dos gases de escape de gás rotaciona uma hélice do tipo laminado chamada de roda da turbina. Quando esta roda da turbina começa a girar, ela aciona um eixo comum. Este eixo tem uma outra roda do tipo de propulsor, na outra extremidade, o chamado rotor do compressor.
O estágio do compressor do turbo começa a sugar o ar quando a roda do compressor começa a girar. A roda do compressor gira mais rápida enquanto RPMs (rotações por minuto) aumentam e o ar torna-se comprimido. As rodas da turbina passam girar mais rápido e mais rápida a velocidade do eixo fica, quanto maior for a pressão, que é obtida a partir da fase do compressor da turbina.
O ar, em seguida, viaja para o corpo de borboleta do carburador e de volta para o motor. À medida que mais ar no motor é colocado à força, uma quantidade adicional de combustível também deve ser adicionado. A quantidade de combustível deve ser proporcional à quantidade de ar que é fornecido ao motor. Resumindo: mais ar e mais combustível é igual a mais potência.
Quais são os principais componentes de um sistema de turbo da moto?
O turbocompressor é um compressor de escape com três componentes principais:
- O estágio da turbina: impulsiona o andar de compressão, e é ligado ao coletor de escape;
- A seção central: abriga o eixo comum, rolamentos e selos. É também onde os fluxos de óleo corre para manter a temperatura do turbocompressor. Esta é uma seção muito importante porque o óleo sujo fará com que a unidade desgaste prematuramente.
- O estágio de compressor: é onde o ar positivo carregado é criado e descarregado. O turbo tem duas rodas do tipo hélice ligadas por um eixo comum. A roda da turbina e do rotor do compressor rodam para criar pressão de impulso positivo.
Que outros componentes formam um sistema de turbo da moto?
Os seguintes componentes estão também incluídos num sistema de turbo:
Bomba de combustível de alto volume: Normalmente, a bomba de combustível de fábrica pode não fornecer o combustível necessário para um motor turbo. Uma bomba de combustível de alta vazão deve ser adicionada. Isso dará um maior fluxo de combustível e descartar uma fraca alimentação.
Regulador de combustível: Como dito anteriormente, quando mais ar entra no motor, é necessário mais combustível. Um impulso depende do regulador de combustível regula a quantidade de combustível que vai para os injetores. Quando o turbo começa a girar, aumenta a pressão acumula-se e enquanto a pressão de alimentação aumenta e o impulso regulador de combustível empurra mais combustível para o injetor, que pulveriza o combustível no motor.
Porta de resíduos: Os controles de resíduos aumentam a pressão. É uma válvula de derivação de escape que se abre e fecha para deixar sair os gases de escape ou reter. Ele mantém a velocidade do eixo do turbocompressor através desta ação de abrir e fechar. Quando o portão se abre para resíduos, gases de escape saem através do tubo para baixo e, em seguida, através do sistema de escape, o que retarda a velocidade do eixo. Quando a válvula de descarga permanece fechada, os gases de escape aumentam a velocidade do eixo por rodar o rotor da turbina, o que cria uma pressão máxima de sobrealimentação. Sem esse componente, a unidade irá aumentar e detonar o motor.
Coletor de escape: O coletor de escape tem o turbocompressor e monta-o para o motor. O coletor de escape direciona os gases de escape dos escapes para a entrada do turbocompressor. É tipicamente feito de ferro fundido ou de aço inoxidável.
Tubo Baixo: O tubo baixo está ligado ao lado do estágio de turbina do turbo e dirige todos os gases de escape a partir da carcaça para o sistema de escape.
Válvula de expulsão: A válvula de expulsão é uma válvula de mola, que normalmente é colocada no tubo entre o intercooler e o corpo do acelerador para evitar picos do compressor. A válvula de purga ajuda a aumentar a vida útil da sua unidade de turbocompressor e aumenta a capacidade de resposta. Válvulas de expulsão emitem um som agudo distinto e impressionante.
Permutador/Intercooler: é um permutador de calor gigante que arrefece a temperatura do ar carregado. Normalmente, quando o ar do turbo é criado, ele é muito quente, por isso deve ser arrefecido. Quanto mais frio é o ar, quando ele entra no motor (tornando- o mais denso), mais fácil será a combustão, e mais potência que irá criar (a maior parte do tempo). Nem todos os sistemas de turbo usam intercoolers, mas é sempre melhor ter um.
O que é o turbo lag?
Embora um sistema de turbo seja muito confiável, há um fator chamado turbo lag você precisa estar ciente. A defasagem é, por vezes sentida pelo piloto de uma motocicleta turbo como um atraso entre o momento em que você gira o acelerador e quando sentem o turbo começar. O lag é o tempo que leva para que o sistema de escape ligar a turbina para vir a alta pressão e para o rotor da turbina superar a inércia de rotação e atingir a velocidade necessária para fornecer a pressão de alimentação. Em cargas leves ou em baixa RPM, um turbocompressor fornece menos impulso e o motor é mais eficiente no uso de combustível.
A retardação pode ser reduzida através da redução da inércia de rotação da turbina com, por exemplo, a utilização de peças mais leves para permitir a rotação. Outra maneira de reduzir o atraso é alterar a proporção da turbina para reduzir o diâmetro e aumentar a largura. Lag também é reduzido utilizando um rolamento de precisão em vez de um rolamento de fluido, mas isto reduz o atrito, em vez da inércia de rotação.
Devo colocar o turbo na minha motocicleta?
Em teoria, o turbo é uma ótima maneira para aumentar a potência. A única coisa sobre sistemas de turbo é que ele vem em dois sabores: carburado e para injeção eletrônica. Entusiastas de corrida de arrancadas preferem a indução do tipo carburada, por exemplo.
Quando você leva em conta os ganhos de potência, turbo é uma escolha segura e excelente para atualizações de desempenho. Então, se você decidir levar a sua moto para o próximo nível, quero deixar bem claro que você deve baixar a sua taxa de compressão e instalar molas de válvulas de alta resistência, bielas e um sistema de combustível de maior volume. Ou seja, você terá de reforçar todo o motor para aguentar o impacto mais forte. Se você seguir estas dicas, tudo deve funcionar bem para você.
Onde comprar turbo para motocicletas?
Você pode encontrar kits prontos para algumas motocicletas de alta cilindrada ou pode arriscar, caso tenha conhecimentos mecânicos, e fazer seu próprio kit personalizado, levando em consideração tudo que dissemos neste artigo.
Já viu uma moto com turbo ou já instalou um na sua moto? Compartilhe nos comentários abaixo sua experiência!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Motor da partida mas não liga, o que pode ser?
Como regular carburador de moto?
Carro engasgando quando acelera, o que pode ser?
Bomba de combustível não funciona, o que fazer?
7 comentários para: “Motos com turbo existem? Posso colocar na minha moto?”
Clenilson Castro
Tenho uma twister quero colocar um turbo nela posso usar de algum carro
Equipe Carro de Garagem
Cenilson,
É melhor utilizar um sistema adequado sem fazer adaptações.
Há defeitos que podem ocasionar um prejuízo grande a longo prazo.
George
Tenho uma twister, que aumentei as cc dela para 370 posso colocar um turbo nela
Joe K
Quando eu instalar o kit turbo na minha moto, eu devo abrir a agulha do carburador para aumentar a taxa de gasolina? Ou quando o turbo empurrar a pressão no carburador ele já vai levar a mistura ar e gasolina na quantidade certa para o motor?
Equipe Carro de Garagem
Vai depender da moto e do projeto mecânico para ela passar a ter o turbo.
Rodrigo Rocha
Eu posso instalar um turbo de moto na minha CG quadradinha 125cc mas mexida para 180cc? É Seguro? E quais seriam as modificações que eu deveria fazer nela para colocar o turbo?
Equipe Carro de Garagem
Não, não é seguro. Você teria que reforça o cabeçote, pistão, e cilindro, pelo menos, para fazer essa modificação, além de provavelmente estar irregular perante a legislação brasileira.