Nissan Sentra: preço, tabela FIPE, e mais!
A montadora Nissan fabricou pela primeira vez o Sentra em 1982. O Nissan Sentra começou a vida como um carro subcompacto antes de se formar para a categoria compacta para o ano modelo de 2000. Através das gerações de Sentra, o veículo ficou maior e cada vez mais confortável.
Atualmente, serve como carro compacto da Nissan, apesar de ser classificado geralmente como um carro de médio porte a partir do ano modelo de 2007. Compete contra modelos como o Toyota Corolla, Honda Civic, Hyundai Elantra, Chevrolet Cruze e Ford Focus.
Vamos apresentar um pouco da história e dos modelos do Nissan Sentra ao longo dos anos.
Leia também
2020: Nissan Sentra B18 8ª geração
A Oitava Geração dk Nissan Sentra surgiu com um novo visual para o ano modelo 2020, e acolhe uma melhor qualidade de passeio e um interior melhor.
Este carro novo vem com um motor de gasolina de 2,0 litros naturalmente aspirado, 4-cilindros com uma saída de 149 cavalos de potência. Alimentado por uma transmissão padrão da Nissan X-Tronic CVT, a oitava geração do Sentra não oferece uma transmissão manual.
Para esta geração de Sentra, os seguintes níveis de acabamento estão disponíveis, o nível de entrada Sentra S, Sentra SV e Sentra SR.
O interior do Sentra vem com várias funções de tecnologia de luxo e recursos de segurança, como sistema de entretenimento touchscreen, Bluetooth, partida sem chave, e Nissan Safety Shield 360 Suite de Tecnologias de Assistência ao Motorista, que incluem monitoramento de ponto cego e uma câmera de ré.
O Sentra SV contribui para os recursos S com rodas de liga de dezesseis polegadas, Apple Carplay, Android Auto, ignição de botão de pressão e um sistema de áudio de seis alto-falantes. Há também um pacote premium SV disponível para recursos adicionais, como um moonroof poder.
O Sentra SR contribui para as características padrão do Sentra SV com rodas de alumínio de dezoito polegadas, além de novos assentos.
A mudança mais notável do ano do modelo 2021 é que o Apple Carplay e o Android Auto são recursos padrão em todos os níveis de acabamento.
2013 – 2019: Nissan Sentra B17 7ª geração
Esta geração do Sentra foi construída na plataforma Nissan V e continua sendo o motor frontal, a tração dianteira. Tanto o interior quanto o exterior foram redesenhados com uma aparência moderna e sofisticada.
Os modelos incluem o S, SV, SR, SR Turbo, SL e Nismo.
A maioria dos modelos vêm com um motor de 1,8 litros que vem padrão com 130 cavalos de potência, 128 libras-pés de torque e classificações km/l de 12 na cidade e 16 nas rodovias. O SR Turbo e Nismo vêm com um motor de quatro cilindros com turbocompressor de 1,6 litros que faz 188 cavalos de potência e 177 libras-pés de torque.
Todos modelos vêm com um CVT, exceto pelo modelo S base e o Nismo orientados para o desempenho, que oferecem uma transmissão manual de seis velocidades.
O ano modelo de 2014 revisou o ajuste, direção e suspensão da transmissão da CVT. Houve também uma atualização para o Nissan Connect, que inclui todos os novos aplicativos Nissan Connect, Apple Carplay, Android Auto, Reconhecimento de Voz melhorado e entrada de destino de um retoque na navegação.
2015 adicionou novas cores externas e freios a disco traseiros como padrão nos modelos SR. 2016 viu um facelift que adicionou novas peças exteriores para dar à Sentra uma semelhança mais próxima com o Maxima e o Ultima.
2007 – 2012: Nissan Sentra B16 6ª geração e o nascimento do Sentra SR
Na sexta geração, os 110 pés cúbicos do Sentra de espaço interior tornaram tecnicamente um carro de tamanho médio aos olhos das agências de classificação, embora continua a competir no segmento de sedã compacto.
Este modelo era maior em quase todas as maneiras do que a geração anterior e contou com uma distância entre eixos, quase 15 cm maior.
A maioria dos modelos nesta geração veio com um motor de quatro cilindros de 2,0 litros que fez 140 cavalos de potência e uma transmissão automática de CVT.
Os modelos SE-R e SPEC SPEC do desempenho usaram um maior motor de quatro cilindros de 2,5 litros que fazia 177 cavalos de potência e 200 cavalos de potência, respectivamente. Esses modelos também tiveram atualizações para sua suspensão, freios e acabamento interior e exterior. O SE-R continuou a usar um CVT enquanto a especificação V trocada em uma transmissão manual de seis velocidades.
2010 viu uma atualização de média geração com um exterior revisado e atualizações para o interior, incluindo um sistema de áudio revisado e sistema de navegação, câmera de backup opcional e portas USB.
A Sentra da sexta geração também contou com uma variante melhor equipada – o Sentra SL. Esses modelos vieram equipados com uma transmissão automática, sistema de navegação e interior de couro.
2009 introduziu um novo modelo; o FE + 2.0 Sentra SR. Basicamente, é um Sentra 2,0 s com aprimoramentos exteriores desportivos e um crachá “SR”.
2000 – 2006: Nissan Sentra B15 5ª geração
Esta foi a primeira geração Sentra a ser formalmente classificada como um carro compacto quando lançou como um modelo de 2000. O redesenho deu todo o modelo uma presença mais substancial para coincidir com seu crescimento e diferenciá-lo de projetos de carros da economia anterior. Anteriormente, a classe compacta foi ocupada pelo Nissan Altima, mas esse modelo mudou-se para a classe de tamanho médio mais tarde em 2001.
Esta geração foi construída na plataforma Nissan MS e permaneceu apenas um sedã de quatro portas.
A maioria dos modelos nesta geração veio com um motor de quatro cilindros de 1,8 litros com 126 cavalos de potência e uma caixa de transmissão automática de quatro velocidades ou caixa de engrenagens manual de cinco velocidades. O modelo SE-R orientado para o desempenho tinha um quatro cilindro de 2,5 litros com 165 cavalos de potência, enquanto o modelo Spec V tinha 175 cavalos de potência.
Para o ano modelo 2002-2003, um novo SE-R foi introduzido e contou com um motor de 4,5 litros, 4-cilindros com uma saída de 165 cavalos de potência.
A quinta geração introduziu um novo modelo, a especificação SE-R V, uma versão esportiva mais orientada para o desempenho do Sentra. O motor em destaque neste modelo específico foi originalmente criado para o seu irmão, o Nissan Altima. A especificação SE-R veio com assentos de corrida inspirados no horizonte Nissan e um volante grosso de couro.
A Nissan refrescou o Sentra para o ano modelo de 2004 que apresentava mudanças modernas de design interior e exterior.
1995 – 1999 Nissan Sentra B14 4ª geração
A quarta geração Sentra deixou cair o modelo do cupê e veio apenas em um sedã.
A maioria dos modelos veio com um motor de 1,6 litros, quatro cilindros com 115 potência de potência e um manual de cinco velocidades ou uma transmissão automática de quatro velocidades. Esses motores foram notáveis em que eles vieram com cadeias de temporização em vez de cintos de tempo; A chave visava melhorar a confiabilidade e a durabilidade.
Os modelos SE e SE-R tiveram um motor de quatro cilindros de 140 cavalos, de 2,0 litros. Várias guarnições estavam disponíveis nesta geração. A base, XE, SE e GXE foram transferidas; um GLE e SE limited foram adicionados.
Para o ano modelo de 1998, o sedã SE recebeu peças de desempenho, menos o diferencial de deslizamento limitado. O GXE também foi atualizado e contou com rodas de liga de 14 polegadas, enquanto o gle veio com rodas de 14 polegadas. O SE e as edições especiais, juntamente com o 200sx SE-R, veio com jantes de liga de 15 polegadas.
1991 – 1994: Nissan Sentra B13 3ª geração
A terceira geração contou com um motor de 1,6 litros padrão, quatro cilindros, que produzia 110 cavalos de potência e 108 libras-pés de torque. Foi o motor padrão em todas as versões, incluindo o base, E, XE, SE e GXE.
O modelo GXE veio com um pacote elétrico, que incluiu travas, espelhos e janelas elétricas. O XE, SE e SE-R veio com rodas de liga leve e teto solar, padrão ou opcionais.
As escolhas de estilo corporal para esta geração foram reduzidas a um cupê de duas portas ou sedan de quatro portas (modelos de vagão e hatchback foram descartados), e ainda foi construído na plataforma Nissan B. Manuais de quatro e cinco velocidades e transmissões automáticas de três e quatro velocidades estavam disponíveis. A versão do cupê esportivo foi substituída durante a terceira geração pelo Nissan NX.
O ano modelo de 1992 adicionou um pacote de opções de valor que contou com ar condicionado, controle de cruzeiro e sistema estéreo. Esta opção foi estendida aos níveis SE.
Um facelift para o ano modelo de 1993 incluiu atualizações de interiores, um airbag do motorista padrão para o GXE e opcional em outros acabamentos. Esta também foi a geração quando a Sentra SE-R foi introduzido, que incluiu um motor de 140 cavalos de potência.
1987 – 1990: Nissan Sentra B12 2ª geração
Oferecia um motor de 1,6 litros com 69 cavalos de potência emparelhado com uma transmissão manual de cinco velocidades.
Tal como acontece com o seu antecessor, este Sentra veio em vários estilos corporais, incluindo um cupê de duas portas, um sedan, um vagão de quatro rodas de quatro rodas, e um hatchback. Os últimos dois estilos de corpo usaram um motor E16i com 70 cavalos de potência emparelhados com uma transmissão manual de cinco velocidades.
Em 1986, o estilo do corpo de hatchback de três portas foi adicionado à linha de produção. Seguindo logo após, em janeiro de 1987, o estilo de corpo do Station Wagon também foi produzido.
Em 1988, todos as Sentras começaram a usar este motor. Em 1989 e 1990, o motor era um motor de quatro cilindros de 1,6 litros de 1,6 litros. O ano modelo de 1989 viu atualizações suaves ao design exterior e mudanças sutis para o interior.
1982 – 1986: Nissan Sentra B11 1ª geração
A primeira geração do Sentra foi introduzida para substituir o Datsun 210 no U.S. Estava disponível em quatro estilos de corpo diferentes, incluindo um cupê de duas portas, sedan de quatro portas, vagão de cinco portas e um cupê hatchback de três portas.
O motor padrão foi um 67 cavalos de cavalo, 1,5 litros de quatro cilindros, que foi eventualmente substituído por um 69 cavalos de cavalo de 1,6 litros de quatro litros. As opções de transmissão incluíram um manual de quatro ou cinco velocidades e um automático de três velocidades.
O modelo do ano de 1985 também introduziu algumas pequenas alterações exteriores, incluindo uma nova grade e pneus de Blackwall, e o nível de acabamento esportivo, o Sentra SE, foi bem-vinda.
Nissan Sentra: preço na tabela FIPE
Um modelo zero do Nissan Sentra varia de 90 a 100 salários mínimos.
Modelos com até 10 anos de uso estão entre 50 e 70 salários mínimos.
Modelos com mais de 10 anos de fabricação são encontrados por 30 a 50 salários mínimos.
Os preços podem variar de acordo com o estado de conservação do veículo e onde você está comprando seu modelo.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Pôneis malditos da Nissan : Nova Nissan Frontier 2012
Honda City: modelos e versões!
Nissan March : o carro popular japonês no Brasil
Nissan Skyline: versões e preços