Novo Golf 2013
Finalmente a Volkswagen liberou as imagens e algumas informações da sétima geração do Golf.
O novo carro sofreu diversas alterações estéticas, mecânicas e no pacote de itens de série.
Para começar, o Golf 2013 foi construído sob nova plataforma, a MQB (mesma usada no Audi A3 e que será adotada em diversos modelos da VW). Com isso, ele ganhou novas medidas e mais espaço interno: 4,25 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,45 m de altura, 2,60 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para até 380 litros.
O veículo ficou com visual mais agressivo e esportivo, apesar de ter mantido o mesmo formato. O veículo adotou a nova identidade da marca, faróis dianteiros com linhas retas, e novo acabamento.
Leia também
Entre as novidades estão 3 opções de tela touchscreen (5″, 5,8″ e 8″) com sistema multimídia e operacional (tanto para Apple quanto para Android) e 3 opções de rodas liga leve (aro 15,16 e 17).
O modelo também vem com freios ABS com EBD, controle de tração, controle de estabilidade, airbag frontal, lateral e cortina, Park Assist, controle cruzeiro adaptativo, entre outros.
Entre os opcionais estão faróis de xênon, acabamento em couro e bancos climatizados. Além do conhecido câmbio manual, também será oferecido câmbio automatizado de dupla embreagem com opção de 6 ou 7 velocidades.
Na Europa o Novo Golf 2013 será disponibilizado em 4 opções de motorização:
- Motor 1.2 TSI que gera 85 cv de potência e consome 20,4 km/l (gasolina)
- Motor 1.4 TSI que rende 140 cv de potência e 20,8 km/l (gasolina)
- Motor 1.6 TDI com 105 cv e consumo de 26,3 km/l (diesel)
- Motor 2.0 TDI de 150 cv e consumo de 24,4 km/l (diesel)
Há ainda a versão BlueMotion que emite menos poluentes e tem consumo de 31,2 km/l. Também há previsão, para o meio do ano que vem, do lançamento da versão GTI que será equipada com motor 2.0 e 225 cavalos de potência.
Todos os motores possuem turbocompressores, injeção direta e sistema Stop Start (desliga e religa o veículo automaticamente quando este está parado).
Além da Alemanha, o Novo Golf será fabricado no México com o intuito de abastecer o continente americano. Sendo assim, o novo modelo deve desembarcar no Brasil em 2014. Mas como sempre, deve perder vários dos seus itens (tanto de série como opcionais).
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Conheça o novo Picanto 2012
Propaganda do Golf da velhinha
Quais os carros mais econômicos?
O que significa motor AP e como ele funciona?