Novo Hyundai i30 1.6 Flex
Depois do lançamento do Hyundai HB20, a marca aproveitou para renovar um dos seus modelos mais vendidos: o Hyundai i30.
O modelo mudou radicalmente, tanto externa quanto internamente, chegando a uma nova geração.
Seguindo a tendência mundial, a Hyundai adotou o conceito “escultura fluida” também no Novo i30, fazendo com que todos os veículos da marca tenham um design parecido.
O Hyundai i30 2013 ganhou linhas mais bem definidas e vincos mais marcantes, além da grade hexagonal (característica comum aos carros da marca). Colocando lado a lado, o i30 lembra muito o HB20.
Leia também
Além do visual, outra grande mudança do i30 e semelhança com o HB20 é em relação ao motor. O novo modelo abandonou o antigo e potente motor 2.0 e adotou o mesmo motor do HB20 (1.6L Flex DOHC 16V CVVT).
Esse motor também é o mesmo que equipa o Kia Soul e Kia Cerato e entrega até 128 cv de pontência. Quem conhece ou é proprietário do antigo i30 ficará um pouco decepcionado com a nova geração. Segundo a Hyundai, essa mudança ocorreu para proporcionar um melhor equilíbrio entre consumo e desempenho.
Apesar de decepcionar um pouco nas acelerações, a estrutura é sólida. O carro possui ótima estabilidade e suspensão, que absorve bem as imperfeições.
O câmbio automático também foi renovado, ficou mais leve e proporcionou maior economia de combustível. As trocas ficaram mais suaves e as respostas mais rápidas, oferecendo mais conforto.
Há três modos de condução (Comfort, Normal e Sport) que, junto com o Flex Steer, proporciona diferentes tipos de assistência e sensibilidade. Também foi inserido o botão ECO que possibilita uma forma de condução mais econômica, monitora a saída de combustível e alerta o motorista quando o carro não está sendo conduzido de maneira eficiente.
Os itens de série do Novo i30 ainda não foram divulgados mas, segundo algumas fontes, deverá vir com ar condicionado automático e digital, airbag frontal, lateral, cortina e joelhos, freios abs com ebd, câmera de ré, freio de mão eletrônico, controle de estabilidade (ESP), GPS, direção elétrica, entre outros.
O acabamento continua sendo de ótima qualidade, tudo muito bem estruturado. O espaço interno diminuiu um pouco para ceder um pouco mais de espaço para o porta-malas. Mesmo assim, dá para transportar 5 pessoas em viagens curtas.
O Novo i30 2013 será comercializado a partir de janeiro, em apenas uma versão de motor e acabamento. Poderá ser encontrado em 2 ou 4 portas e o único opcional disponível deverá ser o teto solar.
O preço ainda não foi divulgado mas, especula-se que gire em torno dos R$ 65 mil. No meio de 2013 deverá chegar a versão 2.0 do modelo, equipado com o mesmo motor do Elantra que entrega até 174 cv de potência.
O modelo 2012 continua à venda e, com a proximidade do desembarque da nova geração, há desconto de até R$ 10 mil.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
BMW i8: versões e modelos do superesportivo da marca alemã
Tudo sobre a NX 400i Falcon 2013
Hyundai Santa Fé – História e tecnologia
HB20 x Etios – quem ganha esta parada?
2 comentários para: “Novo Hyundai i30 1.6 Flex”
Fabricio
Boa noite, gostaria de uma ajuda, tenho um elantra 2.0 2014
Gostaria de saber se o motor do i30 ou do ix35 seria o mesmo? Grato!
Equipe Carro de Garagem
Fabrício, você precisará entrar em contato com uma empresa especializada em preparação de veículo para saber essa informação.