O que é AWD?
No Auto Esporte foi exibida uma reportagem explicando os benefícios de se ter um carro 4×4 no que tange à segurança. No resumo da matéria ficou evidente que ter um carro com tração nas 4 rodas é mais que trazer esportividade ou elevar o conceito de “offroad” do carro: é mais segurança.
O AWD é a sigla para “All Wheel Drive” e um veículo com AWD pode alternar automaticamente entre a tração 4×2 e 4×4 dependendo das condições da pista. A tração 4×2 é a mais comum nos véiculos de passeio em que são 4 rodas e a tração é feita em apenas 1 dos eixos, nas duas rodas traseiras ou dianteiras. A maior parte dos carros tem tração dianteira com motor dianteiro, mas há veículos de passeio com motor traseiro e tração traseira como por exemplo o Fusca e a Brasília, e també como motor dianteiro e tração traseira como Opala e Chevette.
Leia também
Voltando ao AWD, a principal diferença entre o AWD e o 4×4 é que nos carros 4×4 é necessária ação do motorista para alternar entre 4×2 e 4×4, mas no AWD são os circuitos eletrônicos do carro que fazem esta tarefa.
Cada fabricante utiliza softwares e peças bem diferentes na criação do seus sistemas de controle de tração e nem sempre é possível saber exatamente como funcionam tais sistemas. Isto gera um problema com relação à utilização da sigla AWD, 4WD, IWD, Real Time 4WD, Active AWD, 4Motion, MATT e muitas variações. Elas deixam de ser apenas siglas técnicas para seram usadas como apelo comercial e podem existir dois veículos AWD com performances bem diferentes em terrenos diversos ou variações consideráveis no consumo de combustível.
Além de diferenças em como as siglas são utilizadas, há uma enorme diferença também na maneira como tais sistemas são mecanicamente implementados. Estas diferenças se tornam claras se os veículos são submetidos a testes específicos. Por outro lado, para que não precisa utilizar o veículo em competições ou terremos exageradamente árduos para a tração sobre rodas, o AWD de praticamente qualquer veículo não terá grandes diferenças. Em outras palavras: o motorista, usuário comum de um veículo dificilmente precisará se preocupar muito com a escolha. Já o piloto ou motorista entusiasta poderá gastar muito tempo estudando os detalhes para fazer a escolha que mais lhe atende.
Agora que o conceito básico de AWD está mais claro, assista este vídeo mostrando que nem todos os controles de tração são iguais:
E neste outro vídeo comercial da Mitsubishi você pode var uma Pajero com e sem o controle de tração “escalando” um terreno. É incrível a melhora que o controle de tração traz ao veículo.
Além deste vídeo, veja também este teste do AWD em vários veículos subindo uma rampa com roletes simulando a ausência de atrito como se fosse no gelo. Cada veículo se comporta de uma maneira diferente dependendo de como é a implementação da tração do mesmo. O vídeo explica a diferença resultante quando o sistema AWD é simétrico ou assimétrico. Assista e compartilhe este artigo com seus amigos que gostam de carro!
https://www.youtube.com/watch?v=Uwr5_Sd47Us
Gostou da explicação? Acha que vale a pena ter um carro com controle automático de tração? Deixe sua resposta nos comentários.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
Como funciona a suspensão de um carro?
Tração dianteira ou traseira? Quais as vantagens de cada uma?
Chevrolet Captiva – Preços e fotos das versões
Honda HRV: ficha técnica, interior, e versões do veículo
5 comentários para: “O que é AWD?”
Eduardo
Com certeza tem pros e contras, mas acho que mais pros… Mas com certeza a tração awd simétrica é bem mais eficiente e segura. Vou comprar um carro com tração integral rapidinho, edu
Equipe Carro de Garagem
Oi Edu,
Boa sorte na sua aquisição.
Eu também sou a favor de carros mais seguros e com mais tecnologia embarcada.
Heitor Junior
Depois que alguém dirige um automóvel 4×4 na cidade, não quer outro. A aderência é incrível.
Tadeu
Tive o prazer de dirigir um subaru legacy 4wd. Incrível passar de um versales p uma legacy. Diferença absurda de segurança e controle e por incrivel que pareça, econômico (10 km /l com motor 2.2)!.
Agora quero conhecer o sistema awd( não deve ser tão diferente), e dirigir uma pajero…NA LAMA!
Equipe Carro de Garagem
Oi Tadeu,
Confesso que deu até uma invejinha!
Muito bom seu comentário!