O que é off road?
Atualmente há diversos veículos com apelo aventureiro e isso, confunde muitas pessoas. Grande parte acha que basta essa característica para que o veículo seja considerado off road.
Primeiramente, precisamos saber o significado de off road. A palavra off road, derivada do vocabulário inglês, significa fora de estrada. Ela é utilizada para designar qualquer atividade (esportiva ou automobilística) que possa ser realizada em locais não pavimentados e de difícil acesso.
A prática de atividades off road tem conquistado cada dia mais pessoas que buscam ter contato com a natureza, além de adrenalina já que na maioria das vezes as pessoas vão para lugares afastados dos centros urbanos.
Leia também
Muitas pessoas praticam o off road como esporte e até como terapia, uma maneira de se livrar do stress do dia a dia. Os primeiros veículos off road foram criados durante a 2° GM afim de ajudar na deslocação e penetração dos soldados em lugares de difícil acesso.
O off road motorizado, atividade realizada utilizando algum tipo de veículo, possui diversas modalidades: rally cross country, rally de velocidade, rally de turismo e rally indoor.
Os termos utilizados podem ser rally, raid ou enduros. No Brasil, a principal competição off road é o Rally dos Sertões. Em nível mundial, o Rally Paris-Dakar é considerada a competição mais famosa e também mais perigosa.
Para praticar qualquer atividade off road, as pessoas precisam usar algum ou mais equipamentos de proteção como luvas, capacetes e óculos. Caso a atividade seja motorizada, o veículo necessita de diversos equipamentos que variam de acordo com a atividade e o tipo de veículo utilizado.
Além de todos os equipamentos, um fator muito importante e fundamental para que as aventuras motorizadas ocorram sem nenhuma dor de cabeça é manter a manutenção do veículo em dia.
Para isso, procure levá-lo à oficinas especializadas e de confiança. Depois, só aproveitar o fim de semana e curtir.
Aproveite e descubra se vale a pena adquirir um veículo 4×4 usado e saiba mais sobre a Land Rover Discovery 4.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Mini moto de trilha, como escolher?
Moto estradeira barata: como escolher?
100 mil km é muito para um carro usado?
Como amaciar o motor de moto?