Onde praticar Kart em sua cidade?
Cinqüenta anos após a sua criação na Califórnia por Art Ingels, o kart tornou-se um componente importante na roda do automobilismo. Dirigir karts é uma excelente maneira de começar uma carreira de piloto. Se você quer se tornar um campeão nacional, desfrutar do kart como um hobby, ou seguir os passos de grandes campeões brasileiros, como Senna, começar é fácil. E antes de escolher onde praticar kart, você deve saber algumas informações importantes.
Determine o seu tipo de corrida.
Por exemplo, se você quer se envolver em competições nacionais de alto nível, você precisa frequentar uma escola de formação profissional de qualidade. Se, por outro lado, você está procurando diversão em família, você pode aprender a correr em instalações de kart locais. E no site da Confederação Brasileira de Automobilismo, você pode saber a regulamentação para o esporte e para as pistas de competição.
Leia também
Comece localmente: onde praticar Kart em sua cidade?
Na maior parte do país, pistas de kart estão disponíveis tanto indoor quanto em ambientes abertos. Para dominar habilidades fundamentais, pratique na pista local. Em seguida, mova-se em categorias de equipamentos e níveis de concorrência com o ganho de mais experiência. Muitos locais que tem pistas de kart também oferecem serviços de educação e formação. Muitas comunidades também fazem clubes e associações de corrida de kart. Junte-se uma na sua área.
No site da Wikipédia, existe uma lista completa de kartódromos do Brasil. Além deles, existem muitos shoppings, lojas e outros que fazem pistas de kartódromos itinerantes, mas que só permitem karts mais lentos, normalmente. Converse com os responsáveis pelo kartódromo e verifique como fazer para poder praticar por lá.
Frequente uma escola de kart
Você não vai aprender em karts de brinquedo. Você vai aprender a lidar com karts de corrida que comumente atingem velocidades de 50 a 70 quilômetros por hora. Alguns podem chegar a 100 quilômetros por hora. Muitos têm transmissões de seis velocidades. Você pode aprender em pistas indoor ou outdoor, dependendo do local e época do ano. Além disso, uma boa forma física garante que você consiga também melhores desempenhos com o veículo.
Vá para as competições nacionais e até internacionais!
Junte-se a World Karting Association (WKA), que é o corpo de sanção oficial do go kart. Envolva-se na comunidade nacional de corridas e entre em contato com a Confederação Brasileira de Automobilismo para se regulamentar como piloto nacional. Existem várias competições nacionais nas quais você poderá participar. Só saiba que para continuar no esporte, um bom dinheiro terá de sair de seu bolso, tanto para o equipamento e segurança, quando para manutenção e compra do kart. Mas cada centavo vale a pena, para este emocionante hobby!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Corrida de moto, quais as regras?
Simulado do DETRAN – Como se sair bem e passar?
Carro com motor de moto, conheça!
Como andar de moto: 10 dicas para iniciantes