Passo a passo de como fazer o exame de direção!
Obter sua carteira de motorista é uma longa e burocrática jornada, mas uma conquista muito satisfatória. Fazer o exame de direção pode te deixar um pouco nervoso, mas conhecendo o passo a passo do exame de direção, dá pra passar pelo exame com tranquilidade. No nosso passo a passo, incluímos tanto cada etapa do exame de direção, quanto o que você precisará fazer antes, durante, e depois para passar com sucesso no exame de direção e colocar as mãos na sua permissão para dirigir.
Exame de direção do DETRAN: praticando para passar
Tal como acontece com qualquer tarefa, quanto mais você praticar, mais confortável você vai ficar e melhor você vai estar com a tarefa. Então, certifique-se que você está praticando a sua condução e até mesmo tomando testes práticos com seu instrutor da auto escola.
Leia também
- Quanto tempo demora para tirar carteira de motorista? Passo a passo!
- Dicas para estacionar de ré, aprendendo a estacionar passo a passo!
Enquanto estiver dirigindo por aí, peça ao seu instrutor para ser exigente como um examinador do DETRAN seria. Faça isso durante toda a sua fase de aprendizagem e, se possível, chame um amigo para ser o segundo examinador no banco traseiro e tomar notas de tudo que você for fazendo. Deixe o instrutor saber que você quer uma avaliação constante para já ser preparado para o exame. Peça para ser levado mais vezes aos bairros onde normalmente os exames são realizados, se possível.
Você também pode ir um passo a mais e ter algumas aulas de direção defensiva e de direção de veículos em pistas profissionais, se sua cidade tiver esse tipo de serviço. Embora isso possa custar um pouco, pode valer a pena o treinamento, conhecimento e experiência de estrada real que você vai ganhar, além de conhecimentos de funcionamento do veículo, noções de mecânica, direção defensiva, direção em alta velocidade, e mais. Isso para não mencionar que você estará recebendo lições de pilotos profissionais.
Exame de direção: dicas! Estude as regras!
A única coisa que é possivelmente tão importante quanto tempo de estrada real é a compreensão das regras e leis das estradas. Só porque você passou no exame de legislação não significa que você tem tudo memorizado bem o suficiente para também passar no exame de motorista. Na realidade, a maioria dos casos que conheço são de pessoas que não passaram no exame por problemas de legislação, e não por problemas técnicos na direção do veículo.
Assim, quanto mais você estiver confortável com as regras da estrada, mais provável que você recordará delas enquanto estiver ao volante. Significa, também que essas regras se tornarão uma segunda natureza e você, finalmente, não vai mesmo ter que pensar sobre elas para conseguir dirigir. Você vai ganhar muito mais confiança, e confiança te ajudará a ir melhor no exame.
Exame de direção veicular: tente não ficar nervoso
Não importa o quão bom você for em alguma coisa: se você ficar nervoso, parece que você esquece tudo o que sabe. Um truque que pode ajudá-lo a se acalmar para o exame de direção é imaginar que você está com alguém menos “intimidante” do que os examinadores do DETRAN que estão com você. Pense em um amigo, sua avó, seu avô, ou um parente que geralmente te acalma em momentos de tensão. Combine isso com inspirações profundas e expirações longas, expelindo todo o ar. Combinado com o treinamento para exame com seu instrutor, você tem uma arma eficiente em mãos.
Aulas de direção: passo a passo do exame completo
Você tem que lembrar do exame de direção passo a passo. Mas tem que se lembrar que o exame só segue uma fórmula fechada durante a baliza. Durante o exame, você terá que seguir às ordens, mas com certeza o examinador irá incluir quase todas as seguintes:
- Ligar o carro corretamente, e mantê-lo funcionando sem deixá-lo morrer.
- Parar o carro em todas as paradas obrigatórias de Pare, e em todos os sinais existentes, e partir com o veículo sem que o carro morra, com a primeira marcha engatada. Note que é um erro comum o motorista não voltar a marcha para a primeira após a parada, e isso pode fazer com que o carro morra.
- Controle de embreagem, geralmente realizado em subidas. Vá devagar, pois cantar o pneu ou deixar o carro morrer vai tirar pontos de você.
- Ré em local plano e/ou descida. O examinador pode exigir que você engate a ré no veículo em uma descida ou em local plano.
- Vaga simples, sem necessidade de baliza. Só tenha certeza de estacionar o carro com um máximo de 4 dedos de distância do paralelepípedo do passeio.
- Setas devem ser usadas em todos os momentos necessários exigidos, sem esquecer, avisando corretamente as direções para onde você está indo.
- Olhar retrovisores, e seja exagerado ao olhar. Deixe bem claro para o examinador que você está observado o retrovisor. Deve ser olhado toda vez que você for virar o carro, parar em um sinal, em paradas, ou sair/entrar em uma vaga.
- Baliza. Realizada entre dois cones, após o motorista ter sido aprovado na primeira etapa do exame. O motorista tem, geralmente, 3 tentativas. Não poderá encostar a roda no paralelepípedo, ou o motorista será automaticamente reprovado do exame. Não pode encostar em nenhum dos dois cones, ou também será reprovado. O carro tem que ficar a uma distância máxima da calçada, geralmente medida por régua pelos examinadores (até 4 dedos, geralmente). A pessoa sendo examinada pode alterar a posição do retrovisor para estacionar o veículo, sem problema algum, não pode é sair do veículo para estacioná-lo.
Tudo isso será pedido de forma direta ou indireta (“vire à direita”, “vire à esquerda”, “estacione ali”, “faça o controle de embreagem”, “pare no morro”, etc). Preste bastante atenção e enquanto o examinador não der ordens, continue seguindo às placas de sinalização do local.
Procure as melhores dicas com amigos e seus instrutores
Peça a amigos e instrutores sobre conselhos e dicas para seu exame de motorista. Cada cidade tem examinadores com níveis diferentes de exigência, que exigem de você um pouco mais ou um pouco menos. Talvez você conheça alguém que recentemente fez o exame e saiba o quão exigentes estão os examinadores. Quanto mais informações você obter, melhor será para você saber como passar, traçando um plano de ação. Por exemplo, pode ser que sua cidade tenha muitos morros, e controle de embreagem seja um foco maior no exame. Ou os examinadores sejam muito detalhistas quanto ao uso de setas e retrovisores. Em alguns casos, se por exemplo, ocorreram acidentes graves recentemente na cidade, pode ter 100% de certeza que os examinadores serão mais exigentes no seu exame.
Você já fez um exame de motorista? Como foi seu exame? Tem alguma coisa que pediram no seu exame que não colocamos aqui?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como virar um mecânico de aeronaves?
Por que direção hidráulica fica dura? O que pode ser?
Direção elétrica pesada, o que fazer?
Como passar marcha do carro corretamente?