Película protetora Insulfilm
Muita gente desconhece, mas o uso de película de proteção solar em vidros de carros tem algumas restrições e recomendações. O grau de transparência da película, por exemplo, é estabelecido em lei. Em julho, o CONTRAN divulgou as novas regras para o uso da película protetora, embora uma pesquisa tenha constatado que somente 10% dos motoristas andam de acordo com a lei ao colocarem a película de proteção. Saiba quais são as determinações:
- O vidro frontal, do pára-brisas, deve permitir a passagem de 75% de luminosidade, ou seja, a película deve ter somente 25% de proteção.
- Os vidros dianteiros, do motorista e do co-piloto, deve deixar passa uma luminosidade de 70%, ou seja, a película teve ter somente 30% de proteção.
- Os vidros traseiros, dos passageiros e da traseira do carro podem ter somente 28% de luminosidade, ou seja, a película pode ter até 72% de proteção. Com o auxílio dos retrovisores esse escurecimento não atrapalha a direção.
- Películas reflexivas (espelhadas) estão proibidas.
A medição do nível de transparência da película será feita com um equipamento denominado “Medidor de Transmitância Luminosa,” aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Inmetro e Denatran. O motorista que infringir a lei com um nível de escurecimento do vidro além do permitido, pagará uma multa de R$127, 69, perderá 5 pontos na carteira e ainda terá o veículo retido até a troca das películas dos vidros.
É importante ressaltar que o nome Insulfim se refere a uma marca específica, apesar de ter sido generalizado às películas como um todo mesmo de outras marcas. Usamos o nome pois é como as películas são popularmente conhecidas. Resolvido esse equívoco, conheça as vantagens de usar a película protetora de luminosidade em vidros de carros:
- Reduz o calor provocado pelos raios de sol.
- Aumenta o rendimento do ar-condicionado.
- Evita a visibilidade do motorista, prevenindo assaltos e abordagens.
- Protege os passageiros pois evita o estilhaçamento do vidro diante de algum acidente.
Mas a película protetora impõe algumas desvantagens, principalmente no quesito segurança. Caso um assalto ocorra no interior do veículo, a ação não será vista pelos que estão de fora, impedindo uma ação de denúncia e resgate.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Lei Seca: tudo o que você precisa saber sobre as consequências de beber e dirigir
Como desembaçar o vidro do seu carro?
Manutenção e problemas de vidros elétricos: guia completo!
Como limpar vidros de carro por dentro e por fora?
2 comentários para: “Película protetora Insulfilm”
Ricardo
O insufilme altomotivo tem protencão comtra raios uva e uvb? Em que porcentagem? Obrigado.
Equipe Carro de Garagem
Ricardo,
Cada fabricante especifica isso de uma forma, mas fui em três lojas aqui no meu bairro perguntar e eles não sabem informar isto.
Infelizmente compram o produto para instalar e a maior parte sequer se importa com estas informações.