Por que aprender mecânica básica de carros e motos?
Manter o carro em bom estado de conservação é importante para a segurança, eficiência e longevidade do seu carro. Infelizmente, alguns mecânicos e autorizadas estão mais interessados em ganhar dinheiro do que na manutenção apropriada do seu veículo. Além disso, muitas emergências acontecem quando você menos espera e depender de profissionais nestes momentos podem deixar sua conta muito cara ou você simplesmente pode não encontrar um profissional para te ajudar no momento certo.
Pergunte aos seus amigos, colegas de trabalho, alguém que possa saber, quantas vezes eles já ficaram em dúvidas sobre a manutenção de seus veículos? Principalmente em reparos mais caros, garanto que eles foram em mais de um mecânico e cada um deles deu um valor diferente para o reparo, deixando-os loucos sobre o que fazer. Agora imagine que você sabe pelo menos noções básicas de mecânica. Um profissional questionável terá muito mais trabalho para te aplicar um golpe, mentir ou omitir informações de você. Tanto, que talvez a melhor e única opção dele seja falar a verdade. Não é só isso que pode te motivar a aprender mecânica básica de carros e motos.
Leia também
- Quanto custa passar o scanner automotivo? E se não achar nada, eu pago?
- Peças de carros e motos mais baratas! Onde comprar?
Identificando previamente problemas antes dos reparos
Ao ter noções básica de mecânica, você será capaz de identificar o motivo do problema antes de levá-lo ao mecânico. Se você perceber um problema, reúna o máximo de informações sobre o assunto quanto possível. Qual é a velocidade que esse barulho começa? O barulho acontece quando estava parado, em movimento, ou ambos? O que você estava fazendo quando o problema apareceu pela primeira vez? Conhecer detalhes sobre os seus sintomas, se nada mais, faz descobrir a solução para o problema mais fácil. Anotar esses detalhes também vai ajudá-lo a ser capaz de dizer se o serviço corrigiu o problema. Porém, apenas com anotações e informações de diagnóstico do manual do veículo você terá muito pouco para lidar com o mecânico. Já com conhecimentos mais técnicos você poderá descobrir que a perda de rendimento do motor está relacionada ao mal funcionamento dos bicos injetores do sistema de injeção eletrônica, ao analisar a corrente elétrica que está zerada para um dos cilindros. Este é apenas um dos exemplos de diagnósticos que deixarão os mecânicos muito mais cuidadosos na hora de diagnosticar e resolver problemas com seu veículo.
Resolvendo problemas por conta própria
Muitos problemas simples, como a troca de um fusível, troca de lâmpadas do veículo e até troca do fluído dos freios podem ser feitos com facilidade e com poucas ferramentas. Com conhecimentos básicos de mecânica, o rol de manutenções caseiras que você poderá fazer aumenta significativamente. Imagine o quanto você conseguirá poupar em manutenção e prevenção só por fazer as revisões em casa? E não é só isso: você poderá comprar peças com maior possibilidade de negociação por não ter que comprar peças de autorizadas ou das lojas dos mecânicos, poderá você mesmo instalar e verificar a instalação e garantir que não houve nenhum problema antes nem durante o processo.
Maior conhecimento irá ajudá-lo a escolher um bom mecânico
Mesmo que você não queira mexer com seu veículo, você estará armado com um conhecimento que irá te proteger contra mecânicos ruins. Você será capaz de fazer perguntas, pedindo para eles explicarem o que isso significa, como funciona, etc. Eles devem ser capazes de dar-lhe alguma compreensão de como o veículo deve funcionar. Ao ter as respostas, você poderá analisar com propriedade se eles tem qualidade questionável ou se são mecânicos nos quais você poderá depositar alguma confiança.
Economias na compra de veículos usados
Você provavelmente conhece algum amigo ou parente que comprou um veículo usado que começou a apresentar muitos problemas logo depois da compra. Ao conhecer noções básicas de mecânica, ao testar um veículo usado, você poderá já identificar vários problemas, tais como peças não originais, batidas que o veículo possa ter sofrido, peças que irão precisar de troca em breve entre vários outros problemas. Se você for comprar o veículo, poderá descontar do valor original os reparos. Se você achar que não vale a pena, simplesmente poderá partir para outro veículo sem correr o risco de pegar aquele que te dará muitas dores de cabeça.
Todos podem errar, inclusive os melhores mecânicos
Mesmo com os avanços em equipamentos de diagnóstico, isolamento de falhas e solução de problemas é um processo complicado. Seu mecânico pode não acertar na primeira vez. Se isso acontecer, isso não significa que ele está enganando você. Um mecânico confiável não cobrará nada de você a mais por conta do erro dele. Ao conhecer também mais elementos de mecânica, você poderá ajudá-lo a identificar o problema com maior facilidade e diminuir a taxa de erros na hora do diagnóstico.
Registros mais precisos sobre reparos e manutenção do veículo
Você será capaz de manter o seu próprio registro de serviços executados, e quando. Você poderá assim ter um maior controle dos problemas do veículo e também identificar aqueles que podem ter sido provocados por reparos mal feitos, principalmente quando levar seu veículo para um reparo em alguma mecânica.
Identificando melhor peças de segunda mão
Se uma parte que foi substituída não parece nova, isso não significa necessariamente que um mecânico está tentando enganá-lo. Ele pode ter encontrado uma peça usada para instalar. Estes são quase sempre menos caras do que as peças novas, mas o seu mecânico deve dizer-lhe que ele está usando peças usadas antes de instalá-las. Se você ver uma peça usada, verifique se você não está pagando por uma nova peça. Sem conhecimentos mecânicos é difícil de identificar este problema, algo muito comum entre mecânicos mal intencionados.
Revendendo um veículo por melhores preços
Ao ter maior noção de manutenção e cuidados com seu veículo, você também será capaz de manter seu preço mais alto e com menor depreciação ao longo do tempo. Na hora de revendê-lo, será então mais fácil de obter melhores valores e menos prejuízos. Você poderá ser capaz também de comprar carros usados mais baratos, que tenham problemas, consertá-los e assim, vender por um preço mais alto.
Considerações finais
Você pode até descobrir que mecânica e o trabalho pesado não são para você. Mas ao ter uma noção de como um veículo funciona, além de saber como melhor conduzir um veículo, você também saberá como mantê-lo valorizado com o tempo. Considere este aprendizado como uma economia e segurança de longo prazo, evitando assim tanto pessoas se aproveitarem da sua boa vontade quanto problemas que podem ser evitados com manutenção básica.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Troca de carro: quando fazer?
Curso de mecânica de motos, vale a pena fazer?
Como aprender mais sobre carros sem sair de casa?
Serviço mecânico tem garantia? Posso processar o mecânico?