Por que direção hidráulica fica dura? O que pode ser?
Ter um volante que é difícil de virar é um problema bastante assustador para ter com o seu carro. É inquietante ir da direção fácil até ter uma função tão importante que não seja executada da maneira que você está acostumado a fazer. Pode ser perigoso dirigir quando o volante é difícil de girar, pois você pode não ser capaz de se manter seguro na estrada. Você deve estacionar imediatamente e agendar uma inspeção com um mecânico.
Direção hidráulica dura: o que pode ser?
Quando o volante é difícil de virar, quase certamente é por causa de um problema com o sistema de direção hidráulica. O sistema de direção assistida ajuda quando você gira a roda. Sem a direção hidráulica, é incrivelmente difícil girar seu carro, porque o peso nas rodas é muito forte para você se movimentar sozinho. A direção hidráulica usa fluido para criar pressão contra as rodas quando você gira a roda. A pressão do sistema força as rodas a girar e torna o giro do volante uma tarefa muito mais fácil para você.
Leia também
Causas comuns de direção hidráulica pesada
Aqui estão os principais problemas de funcionamento no sistema de direção hidráulica que podem dificultar o giro do volante:
O fluido da direção hidráulica é baixo
Aforça que permite que a direção hidráulica funcione corretamente é o resultado do fluido da direção hidráulica aplicando pressão contra o pistão dentro do rack e do pinhão. À medida que a quantidade de fluido no sistema de direção hidráulica diminui, a quantidade de força que pode ser aplicada ao pistão diminui. Quando isso acontece, sua direção não é auxiliada pelo sistema de direção hidráulica, e a força necessária para girar a roda agora está nas mãos do motorista.
Correia de direção hidráulica danificada
A ação do sistema de direção hidráulica é acionada pela correia de direção hidráulica. Como qualquer outro cinto no seu veículo, a funcionalidade de um sistema é iniciada e interrompida com o cinto. Os cintos são um dos componentes mais suscetíveis do seu carro. Eles podem rachar, estalar ou soltar mais facilmente do que a maioria das outras peças do carro. Se a correia da direção hidráulica quebrar, o sistema de direção hidráulica não poderá funcionar e você terá dificuldade em girar o volante.
Cremalheira de direção danificada
A cremalheira de direção, que é parte do rack e pinhão, é a parte principal de seu conjunto de direção e funciona em conjunto com o sistema de direção hidráulica. Os guinchos de direção podem ficar danificados com o tempo, à medida que desenvolvem desgaste, e, quando o fazem, dificultam muito a condução do veículo. Se o seu veículo for difícil de manobrar quando você ligá-lo pela primeira vez, é provável que você tenha um suporte de direção danificado. Muitas vezes, esse problema desaparece quando o carro esquenta e o rack fica quente e bem lubrificado.
Baixa pressão em seus pneus
Embora um volante pesado seja quase sempre o resultado de um sistema de direção hidráulica problemático ou com defeito, ele também pode ser causado por baixa pressão de ar em um ou mais dos seus pneus.
O que esperar de uma direção hidráulica com defeito: diagnóstico e reparo
Um mecânico móvel de alto nível chegará a sua casa ou escritório para determinar a origem e a causa do problema do volante e fornecerá um relatório de inspeção detalhado que inclui o escopo e o custo dos reparos necessários.
Quando você está tendo dificuldade em girar o volante, um mecânico analisará todo o seu sistema de direção hidráulica. Alguns dos possíveis problemas com o seu sistema de direção hidráulica – como estar com pouco fluido na direção hidráulica ou ter uma correia da direção hidráulica quebrada – são reparos rápidos e simples. Outros, como um rack de direção danificado, podem ser um pouco mais complexos.
Depois que o problema na direção hidráulica for resolvido, o fluido da direção hidráulica será normalmente lavado. Isso garante que o sistema esteja na melhor forma antes de continuar a dirigir e que qualquer lodo ou contaminação causada pelo sistema com defeito não esteja mais no fluido da direção hidráulica.
Finalmente, um mecânico fará um teste com seu veículo, para certificar-se de que o volante voltou a ser fácil de usar, e que o veículo está girando de forma suave e eficaz.
Quão importante é este serviço?
Um volante difícil de virar não é apenas um aborrecimento frustrante, é também um risco de segurança. Os veículos modernos foram projetados para ter sistemas de direção hidráulica e quase impossíveis de dirigir com segurança quando não possuem um sistema que funcione corretamente. Não é seguro levar seu carro para a estrada quando você percebe que o volante é difícil de girar. Além das preocupações de segurança, continuar a conduzir o seu veículo nesta condição pode causar danos mais graves ao sistema de direção hidráulica.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Amortecedor de direção, como funciona?
Direção elétrica pesada, o que fazer?
Direção puxando para a direita? Volante torto ou alinhamento?
O que é EBD nos freios do seu carro – em detalhes!