Por que cuidar dos vidros do seu carro?
Infelizmente, muitas pessoas não se preocupam com a manutenção e nem com a conservação dos seus veículos.
Em relação à conservação, um item que muitas vezes é deixado de lado é o vidro, tanto das janelas quanto do para-brisas e traseiro.
Sua limpeza e conservação ajudam na hora da venda e são essenciais para uma boa visibilidade, principalmente em condições adversas.
Atualmente, ficou muito comum a instalação de insulfilm (película) nos vidros dos carros. Porém, algumas pessoas tendem a exagerar na percentagem, o que pode ocasionar multa e dificultar a visibilidade a noite e com mal tempo.
Leia também
- Insulfilm blindado deixa vidro do carro muito mais resistente!
- Reparar parabrisa trincado – Preço mais em conta!
Então, caso resolva instalar esse tipo de item no seu automóvel, verifique a percentagem máxima permitida e escolha a que te atende melhor. Também lembre-se que a película possui um tempo de vida útil, não é para sempre.
Por isso, não a deixe por muito tempo já que poderá ficar mais difícil removê-la e poderá ocasionar algum dano ao vidro durante o processo. Também evite usar produtos específicos vidros durante a limpeza em vidros com insulfim, esses produtos podem causar oxidação do insulfilm. Para a limpeza o melhor é usar sabão neutro, água e um pano limpo.
Outro item que pode danificar os vidros são as palhetas do limpador. Com o tempo elas ficam ressecadas e acabam deixando marcas nos vidros. O ideal é trocá-las a cada ano, tempo médio de duração.
Dê atenção especial aos vidros trincados, principalmente do para-brisas. Caso o problema for no campo de visão do condutor, o recomendado é a troca já que atrapalha a visibilidade e diminui a segurança na hora de conduzir.
Mantenha os vidros, principalmente do para-brisa e traseiro, sempre limpos para que a visibilidade não fique comprometida em situações como dias chuvosos.
Proprietários de veículos com ar condicionado devem ter atenção redobrada, principalmente com a chegada do verão. Como o carro fica muitas vezes estacionado em locais expostos ao calor do sol, a temperatura no seu interior pode superar os 50°.
Assim, o motorista deve prestar atenção no direcionamento do ar antes de ligá-lo. Caso ele seja acionado e esteja direcionado para o para-brisa e vidros, há risco de ocorrer um choque térmico e, consequentemente, trincas.
Se você seguir todas as dicas acima, seus vidros ficaram em excelente estado e proporcionaram um ótima visibilidade sempre.
Aproveite e saiba porque é importante passar cera no carro. Veja também algumas dicas que devem ser seguidas na hora de lavar o carro.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Manutenção e problemas de vidros elétricos: guia completo!
Como desembaçar o vidro do seu carro?
Produtos para manter plásticos e couros do interior do carro
Como limpar vidros de carro por dentro e por fora?