Potência do motor, torque e cavalos: entenda bem estes termos e o que eles significam!
A maioria dos anúncios publicitários que você vê de carros anunciando a quantidade impressionante de potência e torque que o motor proporciona. Parece que, como de costume, quanto maior o número, melhor. Mas o que esses números significam e como estão os dois conceitos relacionados?
Potência do motor e cavalos
A potência que um motor produz é chamado de cavalos. Em termos matemáticos, um cavalo é a energia necessária para mover 550 libras (250 kg) por um pé (30 cm) em um segundo, ou a energia necessária para mover 33.000 libras (15.000 kg) por um pé (30 cm) em um minuto. Potência, na física, é definida simplesmente como a taxa para fazer um trabalho .
Leia também
Potência do motor é medida usando um dinamômetro . É colocada uma carga sobre o motor e medida a força de torção do motor contra a carga. A carga é geralmente um freio impedindo as rodas de rodarem.
Torque do motor
O que o dinamômetro está realmente fazendo, no entanto, é medindo a saída do motor em torque. Num veículo , o torque é medido em várias velocidades do motor, ou revoluções por minuto (RPM). Esses dois números são alimentados em uma fórmula para chegar até a potência . Existem dois padrões para determinar potência : líquida e bruta. Potência bruta remove a maioria das cargas do motor , incluindo controles de emissões, antes do teste. Potência líquida é o que é encontrado por testar o mesmo tipo de veículo que você gostaria de encontrar no showroom, e é a medida usada agora em publicidade e materiais do fabricante.
Porque se usa o torque para medidas?
Potência é determinada a partir do torque porque o torque é mais fácil de medir. O torque é definido especificamente como uma força de rotação, que pode ou não resultar em movimento. É medido como a quantidade de força multiplicada pelo comprimento da alavanca através da qual se atua . Por exemplo, se você usar uma chave de 30,5 cm para aplicar 4,5 kg de força na cabeça de um parafuso, você está gerando 1,38 kg/m de torque.
Torque , como mencionado acima, pode ser gerado sem mover um objeto. No entanto, quando ele move um objeto, torna-se então “trabalho” e é isso que a maioria das pessoas pensa quando eles pensam sobre torque. Quanto mais torque é produzido por um motor , maior o potencial de trabalho que ele tem.
A relação entre torque e potência
Torque e potência desempenham um papel integral no mercado automotivo . Os números são enfatizadas como forma de ilustrar o que um carro ou caminhão pode fazer. Na realidade , os números desempenham um papel mais complexo do que a maioria dos consumidores percebe. Mais importante, a função de números no mundo real de dirigir e transportar é definida pela forma como o design de um veículo permite que os dois conceito trabalhem em conjunto.
Lembre-se , torque é o número base para o trabalho, e potência é a taxa de fazer mais trabalho. O sistema de engrenagem, por exemplo, pode afetar a forma como o trabalho dentro do motor ocorre: um veículo pode ter uma velocidade baixa para canalizar mais quantidade de torque em uma aplicação específica, como rebocar cargas muito pesadas. No entanto, se o mesmo é utilizado na engrenagem de um carro menor versus uma picape, a picape sempre será capaz de puxar mais devido à diferença na potência produzida. Quanto maior potência produzida , maior o potencial existente de torque a partir do motor.
Mas isso é apenas o que é: potencial. Torque potencial é traduzido para aplicações do mundo real através da transmissão e eixos do veículo, especificamente os diferenciais dos eixos . A forma como essas unidades são voltadas determina como a potência é traduzida para o torque.
Para entender isso, pense na diferença entre um carro de corridas e um trator. O carro de corrida desenvolve uma enorme quantidade de potência, mas o torque é usado para a velocidade nas engrenagens . Não há um monte de trabalho necessário, em sentido relativo, para empurrar um carro de corrida para a frente , portanto, menos trabalho é realizado, deixando mais energia para a velocidade.
Um trator , por outro lado, podem ter o mesmo tamanho do motor produzindo a mesma quantidade de cavalos. Essa potência é aproveitada para fazer o trabalho através de engrenagens. O trator não pode atingir altas velocidades, mas pode puxar e empurrar enormes quantidades de peso.
Considerações finais
Da próxima vez que você ver um veículo anunciado na televisão, pense sobre o que significa quando falam sobre cavalos de potência e torque. Há uma relação entre os dois: eles não podem existir um sem o outro, mas eles representam aspectos muito diferentes para fazer um carro ou caminhão trabalhar.
Explicamos corretamente os termos acima? Deixamos dúvidas? O que sugerem para melhorar a potência ou troque de um veículo? Se deixamos questões ou vocês querem dar sugestões, não deixe de colocá-las no espaço para comentários abaixo!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Caminhão de carga leve: como escolher o seu?
Limpeza do motor: que cuidados ter?
Como regularizar uma troca de motor no DETRAN?
Tabela de aperto de biela e mancal, entenda!
2 comentários para: “Potência do motor, torque e cavalos: entenda bem estes termos e o que eles significam!”
Saulo
Ótimo texto. Foi técnico e fácil de entender ao mesmo tempo. Estou comprando um vw up! Com motor turbo e as pessoas comentam o torque excepcional do motor. Pelo que entendi, esse carro vai conseguir sair da inércia com mais facilidade, certo?
Equipe Carro de Garagem
Correto Saulo.