Qual carro comprar? Como escolher?
Uma das maiores dificuldades de quem vai adquirir um veículo é decidir por qual carro comprar. Mesmo com um patamar de preço fixado, são diversas as opções disponíveis.
Nessa hora, grande parte das pessoas dão mais importância à estética ou status do que outros fatores muito mais relevantes.
Primeiramente, deve-se estabelecer qual o tipo de veículo é ideal para o seu perfil, que vai atender melhor às suas necessidades (sedã, hatch, picape, utilitário, minivan, etc).
Tudo deve ser levado em consideração: se você é solteiro, casado, com filhos, viaja frequentemente, somente para uso na cidade, entre outros.
Leia também
Depois, de acordo com a faixa de preço estabelecida e o tipo de veículo, deve-se enumerar todas as opções que são oferecidades no mercado. Com a lista já em mãos, é hora de verificar todos os modelos.
Faça um levantamento dos acessórios (de série e opcionais), motorização disponível, potência, preço, valor do seguro, valor da manutenção e peças de reposição, valorização de mercado, vendabilidade, etc.
Essas informações são de extrema importância para saber se o carro irá se encaixar no seu orçamento e no seu perfil. Por incrível que pareça, comprar um veículo é a parte mais fácil, manter é que é difícil. Com base em todas informações coletadas já será possível verificar quais os modelos mais adequados.
Vá conhecer o carro de perto, repare no acabamento, materiais do interior, etc. Aproveite e faça um test drive assim, você saberá como o carro se comporta, como é a dirigibilidade, visibilidade e outras características que só conduzindo dá para perceber.
Se você tem um pouco mais de tempo e dinheiro, o ideal é alugar um carro do mesmo modelo que você deseja adquirir. Com isso, você consegue conhecer o veículo muito mais profundamente.
É possivel saber como é o consumo de combustível, a capacidade interna e do porta-malas, como ele reage com capacidade mínima e máxima, enfim, como ele se comporta no dia a dia e em viagens.
Seguindo todas essas dicas, você não se arrependerá no futuro, depois de comprar o carro. Escolha o que proporcionar melhor custo x benefício dentro do seu perfil.
Aproveite e veja também o que olhar antes de comprar um carro usado e o que fazer quando um carro zero apresentar problema.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como escolher o carro mais barato sem ter problemas depois?
10 dicas para escolher o carro perfeito para a rotina familiar
Como comprar um carro zero mais barato?
100 mil km é muito para um carro usado?